Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2014 - 08:12

Escola MINES ParisTech anuncia a criação de uma disciplina de pesquisa internacional sobre condução automatizada

Em parceria com Valeo, PSA Peugeot Citroën e Safran.

A MINES ParisTech, primeira escola da França em volume de contratos de pesquisa, anuncia a criação de uma nova disciplina de pesquisa internacional nos setores automotivo e aeronáutico, em parceria com as empresas Valeo, PSA Peugeot Citroën e Safran.

Intitulada « Condução automatizada - Drive for You », a disciplina reunirá equipes do Centro de Robótica MINES ParisTech e parceiros acadêmicos internacionais: Universidade de Shangai Jiao Tong (China), Universidade de Berkeley (Califórnia) e Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça).

Promovida pela Fundação MINES ParisTech, com um financiamento de 3,7 milhões de euros desembolsado pelas empresas, a disciplina vai realizar, durante cinco anos, um trabalho sobre a condução automatizada, tendo por objetivos:. Promover o conhecimento a respeito dos veículos automatizados;

. Desenvolver os dispositivos de inteligência embarcada;

. Levar os veículos automatizados a 3 continentes (Ásia, Estados Unidos, Europa).

A disciplina « Condução automatizada - Drive for You dá seguimento aos trabalhos que o Centro de Robótica MINES ParisTech realiza há mais de 20 anos, em colaboração com as principais empresas envolvidas, sobre temas relacionados com veículos inteligentes, controle, realidade virtual, inteligência artificial, robótica móvel e logística, declarou Arnaud de La Fortelle, Diretor do Centro de Robótica da MINES ParisTech e titular da disciplina - Condução automatizada - Drive for You ».

A confiança que recebemos de nossos parceiros industriais e acadêmicos, concretizada na criação desta disciplina, é um sinal de reconhecimento pela excelência internacional da MINES ParisTech e de seu Centro de Robótica em matéria de pesquisa ligada ao setor automotivo, comentou Romain Soubeyran, Diretor da MINES ParisTech.

Esta disciplina inscreve-se plenamente na estratégia de inovação da Valeo, que faz da condução intuitiva um de seus principais eixos de desenvolvimento. Essa colaboração entre empresas e parceiros universitários de excelência vai proporcionar um desenvolvimento acelerado da condução autônoma e conectada», declarou Jacques Aschenbroich, Diretor Geral do Grupo Valeo.

A parceria entre a PSA Peugeot Citroën, a Mines ParisTech, a Valeo e a Safran vai oferecer condições de pesquisa excepcionais para que os conhecimentos a respeito da condução automatizada evoluam em nível mundial. Ao apoiar esta disciplina, a PSA Peugeot Citroën reafirma sua ambição de desenvolver veículos autônomos em sintonia com as utilizações futuras, acrescentou Gilles Le Borgne, Diretor Mundial de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën.

A Safran acredita na fecundação cruzada das tecnologias aeronáuticas e automotivas. Os sistemas de condução automatizada dos veículos terrestres do futuro e o voo não pilotado de aeronaves nos espaços civis compartilham as mesmas problemáticas e terão seu desenvolvimento acelerado pelos trabalhos dessa disciplina, declarou Jean-Paul Herteman, CEO da Safran.

A MINES ParisTech, desde sua criação em 1783, forma engenheiros de altíssimo nível, capazes de resolver problemas complexos nas mais diversas áreas. Primeira escola da França em volume de contratos de pesquisa, a MINES ParisTech realiza uma importante atividade de pesquisa orientada principalmente para a indústria, com o apoio de ARMINES, uma estrutura dedicada à pesquisa em parceria. Seus campos de pesquisa vão da energia aos materiais, passando pela matemática aplicada, geociência e ciência econômica e social. [www.mines-paristech.fr].

A MINES ParisTech é um membro fundador da ParisTech, que reúne 12 das maiores escolas de engenharia e de administração de Paris. A escola também é membro fundador da universidade de pesquisa Paris Sciences et Lettres - PSL Research University, que congrega 16 prestigiosas instituições de ensino superior e de pesquisa situadas no centro de Paris. Além disso, a Fundação MINES ParisTech, uma das mais antigas fundações acadêmicas francesas, fundada em 1946, acompanha e apoia os projetos de desenvolvimento da escola.

Valeo [www.valeo.com], a Valeo é um fabricante de autopeças e equipamentos, parceira de todas as montadoras no mundo. Empresa tecnológica, a Valeo oferece sistemas e equipamentos inovadores que permitem reduzir as emissões de CO2 e desenvolver a condução intuitiva. O Grupo realizou em 2013 um faturamento de 12,1 bilhões de euros e consagrou mais de 10 % do faturamento obtido com equipamentos originais à pesquisa e ao desenvolvimento. Presente em 29 países, com 122 centros de produção, 16 centros de pesquisa, 34 centros de desenvolvimento e 12 plataformas de distribuição, o Grupo emprega 79 500 colaboradores.

A Valeo, cotada na Bolsa de Paris, integra o índice CAC 40.

PSA Peugeot Citroën -Com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo vendeu 2,8 milhões de veículos no mundo em 2013, dos quais 42 % fora da Europa. Segunda maior montadora da Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2013. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 115,9 gramas de CO2/km em 2013. A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia).

Safran [ www.safran-group.com] , a Safran é um grupo internacional de alta tecnologia, fabricante de equipamentos de primeira linha no campo da Aeronáutica, do Espaço (propulsão, equipamentos), da Defesa e da Segurança. Implantado em todos os continentes, o Grupo emprega 66.300 pessoas, tendo registrado um faturamento de 14,7 bilhões de euros em 2013*. Composta por diversas empresas, a Safran ocupa, isoladamente ou em parceria, posições de primeiro plano mundial ou europeu em seus mercados. Para atender à evolução dos mercados, o Grupo participa de programas de pesquisa e desenvolvimento que representaram despesas de 1,8 bilhão de euros em 2013. A Safran é uma empresa cotada na Euronext Paris e faz parte do índice CAC 40.

.*O faturamento de 2013, reprocessado para levar em conta os impactos da norma contábil IFRS11, foi de 14,4 bilhões de euros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira