Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2014 - 09:31

Projeto educativo na Lavradio resgata a história dos azulejos no Brasil


Mesas redondas, palestras, exercícios lúdicos e oficinas integram a programação.

No próximo dia 06 (novembro), a Galeria Scenarium dá início ao projeto educativo referente à exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”, realizada pelo Instituto Scenarium. O espaço promoverá uma série de atividades pedagógicas direcionadas aos públicos infanto-juvenil, universitários e em geral, até fevereiro de 2015. Além da mostra, que será aberta na próxima quarta-feira, dia 05, acontecerão também mesas redondas com profissionais renomados, exercícios lúdicos e oficinas de conservação e criação de azulejos. Os interessados podem se inscrever a partir do dia 3 de novembro, no site www.galeriascenarium.com.br

“O objetivo desse projeto educativo é eternizar memórias, ao aproximar o público do universo da azulejaria, além de trazer para a realidade do expectador os processos de recuperação de peças antigas que ajudem no entendimento sobre o universo do azulejo, tão presente no patrimônio arquitetônico carioca e brasileiro”, explica Cristina Lodi, curadora do projeto.

Nas palestras, serão abordados o processo de restauração das peças, sua composição gráfica e o trajeto no país e no mundo. Serão discutidos, também, o colecionismo, a musealização de objetos, a história do percurso da azulejaria nos últimos cinco séculos e curiosidades sobre os períodos estilísticos.

Haverá exibição de vídeos que mostram como foram feitas as recuperações e pesquisas das peças da exposição. Nas oficinas, serão ministradas aulas sobre o processo manual de remoção de resíduos de azulejos antigos e produção a partir da técnica de estampilha.

Exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”, das 13h às 19h, de terça a sábado, Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro/RJ. Informações: (21) 2252-9138 (novo número).Entrada gratuita [www.galeriascenarium.com.br]

Palestras: inscrições para palestras e oficinas: (21) 2252-9138 ou www.galeriascenarium.com.br

Dia 06 de novembro (quinta-feira), às 10h. Mesa redonda 01: Memória, Colecionismo e Museu de Território.Duração total da atividade: 100 min.

Mesa redonda com explanação sobre os temas pelos palestrantes Plínio Fróes, Nelson Torzecki, Camila Torzecki, do Grupo Scenarium, Cristina Lodi, arquiteta especialista da CEZDRU Restaurações, Mario Chagas, museólogo e Professor da UNIRIO, e Raphael Hallack, historiador da arte da Tapuias Restauração.

Os palestrantes abordarão os temas da memória, com foco na relação entre as lembranças individuais e a construção da memória coletiva através de objetos familiares; a prática de colecionar objetos, mobiliários e o resgate da história da casa brasileira através da sua pesquisa e exposição; a musealização do patrimônio cultural, através dos novos usos relacionados à cultura e turismo, transformando-o em múltiplos espaços para exposição, promoção e interatividade das coleções de objetos e da arquitetura, através de circuitos colaborativos de cultura e arte.

Abertura: Plínio Fróes, Nelson Torzecki e Camila Torzecki: A Prática do Colecionismo. 5 min.

. Cristina Lodi: As Lembranças Individuais e a Construção da Memória Coletiva. 20 min.

. Mario Chagas: Museus de Território. 20 min.

. Raphael Hallack: O Circuito Colaborativo de Arte e Cultura Scenárium. 20 min.

. Perguntas: 30 min.

. Lançamento de livro: “Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental”, publicado por Espirógrafo Editorial, conta com a participação de 15 autores e foi organizado por Mario Chagas, Denise Studart e Claudia Storino a partir do Simpósio, com o mesmo nome, realizado em 2010.?

Dia 07 de novembro (sexta-feira), às 10h.Mesa Redonda 02: A restauração da azulejaria do Claustro do Convento de Santo Antônio no Recife-PE; Francisco Brennand – oficina de cerâmica e arte.Duração total da atividade: 90 minutos.

Apresentação do processo de restauração da azulejaria do Claustro do Convento de Santo Antônio, bairro de Santo Antônio, em Recife, pela restauradora pernambucana Pérside Omena, diretora da Grifo Restaurações Ltda. Apresentação da obra do ceramista Francisco Brennand através da apresentação de vídeo sobre as atividades em Recife-PE. . Abertura: 5 min. | Intervalo: 10 min. | .Pérside Omena: 30 min.|. Vídeo sobre a obra de Francisco Brennand |.Perguntas: 30 min. |, Encerramento: 5 min.

Dia 07 de novembro (sexta-feira), às 15h.Mesa redonda 03: As técnicas e o processo de restauração de azulejos da Coleção Scenarium.Duração total: 100 min. Serão abordadas as técnicas e os processos de restauração utilizados na preparação dos azulejos para a exposição, com o restaurador Juba Mello, da Velatura Restaurações,l e as graduandas em Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes da UFRJ, Julia Muramaki, Kliwem Querasian e Tamila Quim.

Mesa de debate com os participantes em arguição do público, e apresentação do filme/ making- off da restauração dos azulejos da Coleção Nelson Torzecki, de agosto a novembro de 2014. Abertura: 5 min. | .Juba Mello – 20 min. |. Julia Muramaki: 10 min. | . Intervalo: 10 min. | . Kliwem Querasian: 10 min. | .Tamila Quim: 10 min. |. Perguntas: 30 min. |. Encerramento: 5 min.

Dia 11 de novembro (terça-feira), às10h.Mesa redonda 04: Coleções modernas e os artistas contemporâneos.Duração total: 100 min.

Apresentação da obra do artista, ceramista, paisagista e pintor Burle Marx por Claudia Storino – Diretora do Sítio Burle Marx/IPHAN; depoimento e exibição de vídeo sobre a produção atual do Coletivo MUDA, um grupo formado por designers e arquitetos, baseado no Rio de Janeiro, que busca o desenvolvimento da arte através de experimentações que tem como principal suporte o cenário urbano. Seus trabalhos consistem em painéis formados por módulos de azulejos e ladrilhos hidráulicos que em conjunto compõem um desenho de padronagens, combinando o clássico e o contemporâneo. .Abertura: 5 min. |.Claudia Storino: 30 min.|.Coletivo MUDA: 30 min.|. Perguntas: 30 min. |. Encerramento: 5 min.

Dia 21 de novembro, das 10h e 15h. Mesa Redonda 05: História da azulejaria no Brasil, Casas do Patrimônio, Educação e Arte. Sessão da manhã – 95 minutos.

Apresentação da linha histórica da azulejaria no Brasil em consonância com a linha do tempo da exposição “Azul Cobalto, Azulejos e Memórias”, por Dora Alcântara, arquiteta, professora e especialista em azulejaria portuguesa no Brasil. Os projetos sócio-culturais do Instituto Rio Scenarium serão apresentados pela diretora Natércia Rossi, na perspectiva da formação, promoção e desenvolvimento sustentável e da economia da cultura. O Projeto Portinari será apresentado pela arte educadora Suely Avelar. O Superintendente do IPHAN-RJ irá desenvolver o conceito da construção das Casas do Patrimônio e as atividades desenvolvidas no Rio de Janeiro, nas Casas de Quiçamã, São Pedro da Aldeia, Petrópolis, Paraty, Rio de Janeiro e Vassouras.

. Abertura: 5 min. | . Dora Alcantara – 60 minutos | . Debates: 30 minutos.

Sessão da tarde – 90 minutos: . Natércia Rossi – coordenadora do Instituto Rio Scenarium – 20 minutos | .Sueli Avelar – educadora do Projeto Portinari - 20 minutos |. Ivo Barreto – Superintendente do IPHAN-RJ - 20 minutos.

Oficina 01: Conservação de azulejos | Datas: 24 e 26 de novembro / 19 e 21 de janeiro / 09 e 11 de fevereiro, das 09h às 12h. Inscrições: A partir de 17 de novembro.

Tem como objetivo habilitar os participantes a utilizar técnicas de conservação em azulejos, bem como promover uma reflexão acerca da importância da preservação através da conservação. Terá como público-alvo pessoas interessadas em conservação.

A oficina se dará em dois módulos em dias distintos com o máximo de 10 inscritos.

1º módulo (tempo de duração de 3 horas) -Terá como início uma breve reflexão sobre a importância da preservação de bens culturais, seguido da apresentação das técnicas de conservação e sua execução aplicando a metodologia que permita trabalho em série com organização da bancada, com distribuição das ferramentas e materiais a serem utilizadas, e procedimentos de conservação, higienização e acondicionamento.

Insumos:. EPI: aventais, luvas cirúrgicas e óculos de proteção;

. Materiais e ferramentas: placas de Etaflon (250 x 250mm), swob (palitos com algodão), borrifadores, lixas variadas, sacos de algodão, ferramentas para desbaste em cerâmica, plástico bolha (previamente recortados nas dimensões adequadas para acondicionamento das peças), caixas para acondicionamento.

. Mobiliário e equipamentos: cestos de lixo, mesas e cadeiras individuais

2º módulo (tempo de duração de 3 horas)- Composição e montagem de painel em placa de MDF, selecionado pelo grupo, para exposição no módulo de encerramento. Avaliação do resultado, registro dos trabalhos e reflexão dos participantes sobre o conhecimento adquirido; exposição com a presença dos participantes dos painéis produzidos no módulo anterior.

Insumos: . placas de MDF | .cola de silicone.

Oficina 02: Criação de azulejos com técnica de estampilha, datas 11 e 13 de dezembro / 15 e 17 de janeiro / 26 e 28 de fevereiro, das 09h às 12h. Inscrições: A partir de 1º de dezembro.

Reprodução dos motivos das peças da coleção pela técnica de estampilha, que consiste em decorar azulejos com desenhos simples e pintado pelo processo de colocar um molde de papel ou acetato sobre o vidrado do azulejo, permitindo criar uma matriz para cada cor aplicada com uma trincha.

Materiais: .Trinchas | . Molde de papel ou acetato | . Tinta Acrílica.

Instituto Scenarium – As atividades do Grupo Scenarium se consolidaram como um exemplo bem sucedido de revitalização de prédios históricos em consonância com desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região conhecida como Rio Antigo. No intuito de reafirmar o compromisso do grupo com o desenvolvimento social e cultural, sustentabilidade e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, os empresários Nelson Torzecki e Plínio Fróes criaram o Instituto Scenarium, braços de ações sociais e culturais do grupo em atuação desde 1997.

A fim de ampliar e multiplicar as ações sociais do grupo, o Instituto Scenarium se interpôs o desafio de criar o Circuito Colaborativo de Arte e Cultura Scenarium, que tem como objetivo organizar, difundir e promover a pesquisa e dar acesso público ao singular acervo de obras de arte, antiguidades e bens culturais pertencentes ao Grupo Scenarium. O acervo da exposição, identificado como Coleção Nelson Torzecki, foi adquirido ao longo de mais de 20 anos no mercado de antiguidades e entretenimento.

Fazem parte do múltiplo e difuso acervo do grupo, preciosidades como documentos, registros, artefatos e objetos que se ligam diretamente à história da cidade do Rio de Janeiro. As peças revelam o cotidiano, a intimidade e os hábitos dos moradores da antiga capital imperial e republicana em distintos períodos. Muitos desses bens, utilizados nos últimos cinco séculos, se constituem em peças únicas, inéditas para o público, sem similares em coleções e acervos da cidade.

A exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias” representa a primeira etapa do desenvolvimento do Circuito Colaborativo de Arte e Cultura Scenarium.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira