Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2014 - 08:27

Sete escritores cariocas estão na disputa do maior prêmio literário do País em valores concedidos aos vencedores

O anúncio do Prêmio São Paulo de Literatura 2014 será no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

O Prêmio São Paulo de Literatura 2014, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, revelará os três vencedores da sétima edição, em cerimônia no dia 10 de novembro (segunda-feira) Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a partir das 20h. Dentre os finalistas que concorrem ao Prêmio, estão sete escritores cariocas:

São R$ 400 mil no total, sendo R$ 200 mil para o vencedor na categoria Melhor Livro do Ano e 100 mil para cada vencedor das categorias Melhor livro do Ano Estreante, um com mais de quarenta anos e outro com até quarenta anos. Em sua sétima edição, o Prêmio será apresentado pelo ator, apresentador e músico Wandi Doratiotto e contará com a presença dos finalistas. Esse ano, o destaque fica por conta dos romancistas cariocas que, juntos, somam sete indicações, seguidos por São Paulo (3), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (3), Minas Gerais (2), Pernambuco (1) e Mato Grasso do Sul (1).

Esse ano, o estado do Rio de Janeiro será representado por autores estreantes e veteranos. Bernardo Carvalho está entre os finalistas na categoria Melhor Livro do Ano, com a obra que Reprodução (Cia das Letras), vencedora do Prêmio Jabuti desse ano. Nascido no Rio de Janeiro, em 1960, o Estreou com Aberração (1993) e desde então tem se destacado como um dos melhores ficcionistas contemporâneos brasileiros, traduzido para diversos idiomas. Foi editor do suplemento de ensaios Folhetim, e correspondente da Folha de S. Paulo em Paris e Nova York. Seus dois primeiros livros foram editados na França. Sua obra Mongóliaganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2003, bem como o Jabuti 2004, ambos na categoria Romance.

O escritor Marco Lucchesi nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1963. Atualmente é membro da Academia Brasileira de Letras onde tomou posse em 2011. Publicou, entre outros livros, O dom do crime, Bizâncio e A sombra do amado, este último vencedor do Prêmio Jabuti, honraria que já recebeu duas vezes. É professor da UFRJ e da Fiocruz. O bibliotecário do imperador (Globo Livros) é seu segundo romance e concorre na categoria Melhor Livro do Ano.

Já a finalista Ana Luísa Escorel é designer, formada pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) do Rio de Janeiro. Além de designer e editora Ana Luisa é autora de dois livros sobre design e de 1997 a 2003 escreveu regularmente sobre design para jornais e revistas especializadas.

Em 2010, fez sua primeira incursão literária com "O pai a mãe e a filha" e em dezembro de 2013 lançou Anel de vidro (Ouro sobre Azul), obra que concorre ao Prêmio São Paulo de Literatura.

Outro finalista carioca é autor Rodrigo Lacerda, que entre seus livros já premiados tem O mistério do leão rampante (novela, 1995, prêmio Jabuti e prêmio Certas Palavras de Melhor Romance), A dinâmica das larvas (novela, 1996), Vista do Rio (romance, 2004), O fazedor de velhos (romance juvenil, 2008, prêmio de Melhor Livro Juvenil da Biblioteca Nacional, prêmio Jabuti, prêmio da FNLIJ), Outra vida (Melhor Romance no prêmio Academia Brasileira de Letras), entre outros livros. Atualmente mora em São Paulo e concorre na categoria Melhor Livro do Ano com Carlos Lacerda – A Republica das Abelhas (Cia das Letras).

Adriana Lisboa também nasceu no Rio de Janeiro. É autora de seis romances, uma coletânea de contos e quatro livros infanto-juvenis. Recebeu, entre outros, os prêmios José Saramago, pelo romance Sinfonia em branco, e Moinho Santista, pelo conjunto de sua obra. Seus livros foram publicados em doze países. Graduada em música e pós-graduada em literatura, Adriana Lisboa mora atualmente nos Estados Unidos. A autora concorre com o livro Hanói, Alfaguara (Objetiva).

Já a carioca Laura Erber além de escritora é ensaísta, artista visual e professora do departamento de teoria do teatro da Unirio. Formou-se em Letras, com doutorado em literatura pela PUC-Rio, e foi escritora em residência na Akademie Schloss Solitude de Stuttgart e no Pen Center de Antuérpia. Publicou contos e ensaios em diversas revistas e tem quatro livros de poesia, entre eles Insones (7Letras, 2002) e Os corpos e os dias (Editora de Cultura, 2008), finalista do Prêmio Jabuti na categoria Poesia. É autora também de Ghérasim Luca (Eduerj). Em 2012, fez parte da lista dos vinte melhores jovens autores brasileiros da revista Granta. Esquilos de Pavlov é seu primeiro romance onde concorre na categoria Melhor Livro do Ano autor Estreante -40 anos.

Outro autor Estreante (categoria +40) é Flavio Cafiero que nasceu no Rio de Janeiro em 1971 e mora em São Paulo desde 1994. Com formação publicitária, trabalhou doze anos como gerente de produto tendo recentemente trocado a carreira de executivo pela de escritor. É também ator, dramaturgo e roteirista de cinema e televisão. O frio aqui fora (Cosac Naify) é seu primeiro romance. [www.premiosaopaulodeliteratura.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira