Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2014 - 08:56

Fapesp inaugura Centro de Pesquisa em parceria com a PSA Peugeot Citroën


(esq./dir.) José Arana Varela, Diretor-Presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Franck Turkovics, Responsável de Inovação de Powertrain do Grupo PSA Peugeot Citroën, Celso Lafer, Presidente da FAPESP, Eduardo Moacyr Krieger, Vice-Presidente da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da FAPESP e Waldyr Gallo, Coordenador do Centro e Pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp

Iniciativa apoiará o desenvolvimento de motores movidos a biocombustíveis com participação de pesquisadores da USP, Unicamp, ITA e Instituto Mauá de Tecnologia.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a PSA Peugeot Citroën do Brasil anunciaram ontem, dia 04 de novembro de 2014 (terça-feira), na sede da Fapesp, o lançamento do Centro de Pesquisa em Engenharia “Professor Urbano Ernesto Stumpf”, para desenvolvimento de motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis e de estudos sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.

Entre os temas investigados estão novas configurações de motores a biocombustíveis, redução de consumo, emissão de gases e seus impactos, e a viabilidade econômica e ambiental dos biocombustíveis.

Na ocasião, foi assinado um Termo de Convênio entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), instituições às quais estão vinculados os pesquisadores que irão atuar nas linhas de pesquisa científica e tecnológica do Centro.

A proposta do Centro de Pesquisa em Engenharia foi selecionada a partir de uma Chamada de Propostas lançada no âmbito do Acordo de Cooperação em Pesquisa, assinado em 2012 entre a FAPESP e a PSA Peugeot Citroën.

O Centro irá funcionar na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, sob a coordenação do pesquisador responsável pelo projeto, Waldyr Gallo, professor-doutor do Departamento de Engenharia Mecânica da Unicamp, e será também coordenado por Franck Turkovics, Responsável de Inovação de Powertrain do Grupo PSA Peugeot Citroën.

“Para o Grupo PSA, a parceria com a Fapesp é fundamental para o constante desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias. Poder trabalhar com importantes instituições de ensino também enriquecem e valorizam ainda mais o know-how da PSA Peugeot Citroën. Dentro do Grupo, nossa engenharia é uma referência mundial em biocombustíveis e materiais verdes. Parcerias como esta nos permitem continuar evoluindo neste tema”, disse Franck Turkovics.

O desenvolvimento das pesquisas do Centro será acompanhado por um comitê internacional formado por pesquisadores do Institut des Sciences e Technologies (Paris Tech), Instituto Politécnico de Turim, e das Universidades de Cambridge, do Reino Unido, Técnica de Darmstadt, da Alemanha, e da University College London, do Reino Unido.

PSA Peugeot Citroën - Com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo vendeu 2,8 milhões de veículos no mundo em 2013, dos quais 42% fora da Europa. Segunda maior montadora da Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2013. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 115,9 gramas de CO2/km em 2013. A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia).[www.psa-peugeot-citroen.com.br]

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma instituição pública com a missão de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. A FAPESP seleciona e apoia projetos de investigação em todas as áreas do conhecimento, apresentadas por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. A seleção de projetos é feita com base na revisão por pares (peer review), metodologia que utiliza pareceres emitidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros não vinculados à Fundação. Em 2013, a Fundação desembolsou R$ 1,1 bilhão para apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica. [www.fapesp.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira