Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2014 - 09:10

Ceasa terá primeiro mercado de produtos orgânicos do estado

Objetivo é incentivar o setor por meio da comercialização dos alimentos em apenas um espaço.

Com incentivo do Estado, a Ceasa-RJ, segunda maior central de abastecimento da América Latina, vai abrigar o primeiro mercado do Rio destinado à comercialização de produtos orgânicos. O Pavilhão Orgânico será instalado em uma área de 348 metros quadrados na unidade de Irajá e vai reunir produtores de todo o estado. A expectativa é de que o novo espaço seja inaugurado ainda este ano.

De acordo com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), o mercado de produtos orgânicos, que movimentou no país R$ 1,5 bilhão em 2013, tem estimativa de chegar a R$ 2 bilhões este ano. Atualmente, o estado conta com 313 produtores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

O objetivo é reunir todos os produtos orgânicos para a comercialização no mesmo espaço, com certificação de auditorias, do Sistema Participativo de Garantia (SPG), e de organizações de controle social.

Redução de custos para o consumidor -No Pavilhão Orgânico da Ceasa, os produtos serão vendidos no atacado e no varejo. Produtor de hortaliças orgânicas em Teresópolis, Marcelo Montenario acredita que o mercado vai permitir o direcionamento do consumidor.

. O novo espaço vai chamar mais clientes e, com isso, nosso custo operacional será menor, permitindo reduzir o preço final - explicou o agricultor.

A produtora de leguminosas e olerícolas (legumes) Anita Santoro, do município de Silva Jardim, vende seus produtos há dez meses em mercados, feiras do circuito orgânico carioca e pela internet.

. Para nós é muito importante comercializar na Ceasa. Com a novidade, pretendemos aumentar a produção gradualmente - afirmou Anita. | Veronica Lopes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira