Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2014 - 09:10

Walmart Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário preparam técnicos agrícolas para fomentar a agricultura familiar

São Paulo – Em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o Walmart promoveu, de 02 a 04 de novembro em São Paulo, o workshop Treinamento Mais Gestão: detalhes sobre o fornecimento para o Clube dos Produtores, programa do Walmart Brasil que oferece apoio e viabiliza compras diretas de pequenos agricultores. O encontro faz parte do compromisso assumido pela empresa ao aderir ao Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

O evento irá reunir mais de 30 técnicos agrícolas selecionados pelo MDA, que serão treinados para capacitar pequenos produtores rurais.

Além de informações sobre como participar do programa Clube dos Produtores, o curso traz conteúdo técnico sobre segurança alimentar, rotulagem, logística, mecanismos de garantia para qualidade agroecológicas e orgânica, formação de cooperativas, entre outros temas.

A iniciativa está em sintonia com a estratégia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Walmart de apoiar a agricultura familiar e oferecer produtos de maior qualidade, com o menor impacto possível.

Clube dos Produtores - Há 12 anos, o Walmart Brasil lançou o Clube dos Produtores com o objetivo de estreitar relacionamento com produtores rurais de pequeno e médio porte, e apoiar a agricultura familiar no País. “Ao criar um canal direto de comercialização com o produtor, garantimos produtos de maior qualidade para os clientes, com preços competitivos e fomentamos economias locais”, reforça o vice-presidente do Walmart Brasil.

Com contratos que estabelecem padrões de qualidade, visibilidade especial nas lojas e ferramentas de apoio técnico, os produtores rurais passam a ter a oportunidade de vender os seus produtos ao Walmart, negociando de forma direta e sem exclusividade. Entre os benefícios oferecidos estão prioridade no descarregamento dos produtos, prazo de pagamento diferenciado e prioridade na antecipação de crédito.

Atualmente, cerca nove mil famílias fazem parte do Clube dos Produtores, que distribuídas em 17 Estados, são responsáveis por 24,5% do total de compras diretas e 12% do volume de hortifrutigranjeiros adquiridos pelo Walmart Brasil.

Segundo Alain Benvenuti, as famílias têm encontrado no Walmart um parceiro para escoamento de maior quantidade de produtos com valor agregado, além de ganharem uma fonte de conhecimento. “Os produtores recebem informações para obter a melhor produtividade, qualidade e menor custo. Assim, ganha o produtor, que recebe mais e ganha o cliente, que paga menos em produtos com qualidade garantida e auditada”, completa Benvenuti.

Globalmente, o Walmart tem o compromisso de alcançar US$ 1 bilhão de vendas de alimentos adquiridos de 1 milhão de pequenos e médios agricultores até o fim de 2015. Para isso, a empresa aposta no relacionamento próximo com produtores – incluindo apoio técnico e qualificação, com foco em aspectos como gestão do negócio e conformidade trabalhista e ambiental.

Para fazer parte do Clube dos Produtores, o produtor passa por uma avaliação em alguns aspectos, como a origem e qualidade da matéria-prima; respeito ao meio ambiente; responsabilidade social; qualidade da água e cumprimento da Legislação Sanitária e Fiscal. O Walmart dá auxílio técnico e faz vistorias freqüentes para garantir que os requisitos estão sendo cumpridos. “Nós priorizamos o cadastro de pequenos produtores, que utilizem mão de obra familiar na produção, ou cooperativas que estejam inscritas em programas nacionais para Agricultura Familiar”, explica Benvenuti.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira