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16/01/2008 - 11:48

“Atreva-se a mudar”

A história mostra que resistir à mudança é quase sempre uma estratégia perdedora, mas muitos ainda insistem no erro. A jornalista Alessandra Assad, autora de “Atreva-se a mudar – Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos”, lançamento da Thomas Nelson Brasil, garante que a melhor estratégia, no caso de empresas, é entender, adaptar-se e tornar-se pró-ativo para acompanhar e apoiar as novidades. Entre as muitas dicas do livro, ela diz: “Manter a zona de conforto ativa já é ficar para trás”.

No mundo dos negócios, a maior parte das pessoas vai ignorando as condições que apontam a necessidade de mudar e, quando percebem, já não há mais tempo para reagir. No livro Atreva-se a mudar, da Thomas Nelson Brasil, a jornalista Alessandra Assad, especializada em negócios, explica que principalmente no mundo corporativo, é importante treinar as pessoas adequadamente para lidar com a velocidade da mudança: “Agilidade, flexibilidade e velocidade são essenciais, principalmente porque sabemos que as mudanças não acontecem em 24 horas. A mudança é um programa intensivo de ação necessária, em altas doses, para que seja bem feita”.

“Se as coisas não mudam, mude as coisas!” aconselha Alessandra. O conselho vale, principalmente, para aquelas pessoas que vivem reclamando que está tudo sempre igual e ficam de braços cruzados, esperando resultados diferentes. “O mundo muda o tempo todo em uma velocidade assustadora, e quem não acompanhar ficará para trás. O que vai fazer que você seja dono do seu espaço no mercado de trabalho, e isso independe da sua idade ou da sua experiência, é o quanto você está disposto a encarar as mudanças como algo rotineiro”.

Reorganizar empresas e mudar o foco não é fácil, e a principal atitude dos empresários deve ser liderar a mudança e envolver as pessoas: “Não é possível gerir a mudança, você só pode estar à sua frente. E estar à frente implica derrubar todo e qualquer tipo de preconceito ou conceito míope de pensar que em time que está ganhando não se mexe. E quanto mais segurança os funcionários tiverem no aspecto positivo da mudança, mais rápido as coisas tendem a acontecer”.

Geralmente o reconhecimento da necessidade de mudança vem da alta administração, mas a autora comenta que o sinal de alerta também pode vir dos clientes ou dos departamentos que começam a se sentir travados por um processo deteriorado ou problemas de produtividade. “Qualquer que seja o ponto de partida”, ela diz, “é preciso que o processo de mudança seja disseminado até abranger toda a empresa”.

Para descobrir o que deve ser mudado, Alessandra propõe um exercício para estreitar o abismo entre o presente e o futuro: “Pense na maneira como a empresa ou você mesmo opera na atualidade. Agora, imagine a que distância chegaria, caso seus sonhos se realizassem. Na seqüência, determine como operar com mais êxito no futuro e avalie criteriosamente os recursos a serem mudados”.

Entre as informações do livro, há dicas para focar na estratégia correta na área financeira e no ânimo dos funcionários durante um processo de mudança; para aprender a lidar com os 8 principais erros cometidos durante a transformação, como por exemplo não criar uma aliança de orientação forte o suficiente ou não incorporar as mudanças à cultura da empresa; para encarar as principais fontes de resistência como ceticismo, medo de conseqüências negativas, frustração e atitudes individualistas.

Somos seres em constante evolução e, nestes tempos de mudanças e transformações aceleradas nas carreiras dos profissionais, é preciso ter habilidade e competência para encarar com naturalidade os desafios, deixando a angústia e a ansiedade de lado. “Para mudar é preciso querer ir além do que você já foi e ser mais do que você já é, encarando as mudanças de frente, aprendendo coisas novas e com uma visão ampla dos benefícios. Em um ambiente em que tudo muda, você também precisa mudar. Essa é a maior mudança”.

Dicas para lidar com resistência - Entre as sugestões do livro, Alessandra dá as dicas para resolver situações de conflito provocadas por resistência a mudanças: Conversar com as pessoas sobre a necessidade de mudar | Explicar o que precisa ser modificado para que todos entendam como podem participar e o que terão que fazer para conservar seus empregos | Enfatizar que a idade cronológica e o tempo de empresa não têm relação direta com as mudanças | Mostre claramente que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivência na empresa estã ligados à capacidade de se adaptar ao novo e de ser um agente de mudanças | Convencer que mudar pode ser fascinante e pode trazer mais oportunidades do que cada um pode imaginar | Dizer que tudo isso cada um só poderá descobrir se experimentar.

Autora - Alessandra Assad é formada em jornalismo, com pós-graduação em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica. Ao longo de duas décadas, atuou como repórter, apresentadora e produtora em televisões, rádios e agência de notícias.

Atualmente é âncora do Programa de TV Gestão 360 graus, percorre o Brasil como palestrante requisitada na área de vendas e gestão, é professora universitária, colunista de alguns veículos de comunicação impressos e sites. É autora de muitos artigos sobre Liderança, Gestão de Mudanças, Comportamento Organizacional, Comunicação, Vendas, Motivação e Atendimento ao Cliente. Desde 2003, atua como diretora de Redação da revista Venda Mais, a maior revista de vendas do Brasil e desde 2006 é sócia idealizadora da ASSIM ASSAD – Desenvolvimento Humano. | . Da Thomas Nelson Brasil, com 152 páginas, por: R$ 24,90.

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