Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2008 - 11:49

Linguagens líquidas na era da mobilidade


No universo digital, texto, imagem e som não são mais o que costumavam ser. Sobrepõe-se, complementam-se, confraternizam-se, unem-se e separam-se, entrecruzam-se. Tornaram-se leves, perambulantes. Perderam a estabilidade que a força de gravidade dos suportes fixos lhe emprestava. Viraram aparições, presenças fugidias que emergem e desaparecem ao toque delicado da ponta de nossos dedos em minúsculas teclas.

Essa e outras ponderações a respeito das sociedades, da vida, dos corpos e, enfim, das realidades que cercam o homem pós-moderno são tratadas na obra Linguagens líquidas na era da mobilidade, da pesquisadora Lucia Santaella. Inspirada pelas idéias de Zigmund Bauman e de outros estudiosos dos fenômenos sociais e comunicacionais, a autora trata de assuntos que vão da subjetividade e identidade no ciberespaço ao paroxismo da auto-referencialidade nos GAMES.

“O advento da modernidade líquida produziu profundas mudanças na condição humana, o que requer que repensemos os velhos conceitos que costumavam cercar as narrativas das estruturas sistêmicas agora derretidas pelos fluidos”, afirma a autora na introdução da obra.

Organizado em dezessete capítulos, o livro é fruto de anos de pesquisa e estudos aprofundados realizados por Santaella. A atualidade e a abordagem precisa dos temas de Linguagens líquidas na era da mobilidade leitura imprescindível para todos que desejam se aprofundar nas transformações que a sociedade tem passado graças, entre outros fatores, à cibercultura e à lógica da velocidade predominantes na sociedade contemporânea.

Da Coleção Comunicação, reconhecida pela qualidade ímpar das obras e dos autores que reúne, Linguagens líquidas na era da mobilidade é mais um livro que demonstra o espírito aguçado e refinado de um dos maiores expoentes mundiais no que se refere à Comunicação e à Semiótica.

Autora: Lucia Santaella é professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pósgraduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP, é presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica, Diretora do Cimid – Centro de Investigação em Mídias Digitais da PUC-SP - membro correspondente da Academia Argentina de Belas-Artes e presidente da Charles S. Peirce Society, EUA, em 2007. Publicou, pela PAULUS Editora, Culturas e Artes do Pós-Humano, Corpo e Comunicação, Por que a comunicação e as artes estão convergindo? e Navegar no ciberespaço.

Linguagens líquidas na era da mobilidade, da autora Lucia Santaella | Coleção: Comunicação | Lançamento pela Paulus | Acabamento: brochura | Formato: 13,5 x 21 cm – 472 páginas –R$ 46,00 | Áreas de interesse: Comunicação, Sociologia, Antropologia.| Público-alvo: comunicadores, sociólogos, leigos, estudantes e interessados no assunto. | www.paulus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira