Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2014 - 07:33

Conheça os desafios da profissão de radiologista


Há cinco séculos, Leonardo da Vinci já tentava desvendar os mistérios do corpo humano. O herdeiro dos dias de hoje para, assim como Da Vinci, continuar investigando a anatomia humana é o médico radiologista, especialista em examinar o corpo por dentro utilizando tecnologias de diagnóstico por imagem. A radiologia é um marco fundamental na medicina moderna, sendo lembrada anualmente em 8 de novembro, dia Internacional da Radiologia, data que busca aumentar a conscientização sobre o quanto os exames de imagem contribuem para um diagnóstico mais preciso que aprimoram o tratamento e aumentam as chances de cura.

Com mais de 19 anos de profissão, o radiologista de um dos maiores grupos de saúde do Brasil, Dr. Marco Mello, explica que a radiologia é uma das mais importantes especialidades da medicina. Pois, segundo ele, o profissional pode começar trabalhando de forma mais generalista, em hospitais menores, e depois se aprimorar, fazendo uma especialização ou, até mesmo, trabalhando com radiologia terapêutica, que auxilia nas decisões sobre a continuidade do tratamento de diversas doenças.

“No tratamento do câncer, por exemplo, o médico, há alguns anos, tinha que aguardar os resultados da quimioterapia para decidir se repetia ou não o procedimento. Com a ajuda do radiologista, em exames como o PET/CT ou Ressonância Magnética, o profissional consegue ter uma visualização mais rápida dos efeitos do tratamento quimioterápico, ajudando-o a decidir mais rapidamente se as etapas precisam ser repetidas ou não”, complementa.

Dr. Mello salienta, ainda, que o mercado brasileiro é deficiente de profissionais qualificados, mas que está em crescimento. “Tomografia computadorizada, PET/CT e ressonância magnética são áreas que trazem grandes perspectivas, devido aos seus avanços em qualidade de imagem”, comenta.

O médico também salienta que quanto melhor a formação, mais fácil para o profissional conquistar uma posição na área. O curso de radiologia é complementar à formação acadêmica em medicina. Tradicionalmente, são seis anos de medicina e mais três de residência com estágio. “Isto para ser considerado um radiologista geral, sem ainda abranger as subespecialidades, que envolvem mais dois anos de curso”, explica Dr. Mello.

O radiologista poderá se especializar em diversas áreas, como tórax, abdômen, sistema musculoesquelético e avaliação da saúde da mulher. Há também a área de radiologista intervencionista, que vem crescendo muitos nos últimos anos no País, pois realiza procedimentos minimamente invasivos para diagnóstico, como biópsias de tumores, ou com fins terapêuticos, como o tratamento das obstruções das artérias coronárias ou angioplastia.

Por ser uma área técnica, o mercado brasileiro exige boa qualificação, além de alta produtividade dos profissionais, que necessitam estar sempre atualizados com as novidades em diagnóstico e tratamento por imagem. “Do ponto de vista pessoal, tem que ser bastante paciente devido ao extenso período de formação e ter boa relação interpessoal, já que lida com profissionais de diversas áreas da medicina e, o mais importante, com pacientes”, explica.

Para os estudantes que querem seguir essa profissão, Dr. Mello dá alguns conselhos. “As residências de radiologia são bastantes concorridas, com alto índice da relação candidato x vaga. O aluno deve se preparar desde o início da faculdade para conseguir ingressar na residência. Outro ponto favorável da radiologia, é que o ingresso no mercado de trabalho não costuma ser tão longo, como nas especialidades cirúrgicas’’, finaliza.

GE Healthcare na radiologia -A GE Healthcare está comprometida em melhorar a qualidade do atendimento médico e oferecer mais acesso à saúde para pacientes em todo o mundo. Como a medicina avança a passos largos, a GE Healthcare é líder no desenvolvimento de tecnologias médicas, particularmente no setor de radiologia. Os projetos da empresa são norteados pelo conceito healthymagination, que é a estratégia global da companhia de investir até 2015 US$ 6 bilhões no desenvolvimento de novas tecnologias, com ótimo acesso, custo e qualidade.

Na área de Healthcare Systems, a GE Healthcare atua em diferentes fases de cuidados com os pacientes, da oferta de equipamentos de imagens de diagnóstico, testes de rotina, até cuidados críticos. Oferece tecnologias de qualidade e com preços acessíveis, incluindo Densitometria Óssea, Imagem Molecular, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Raios-X, Ressonância Magnética, Ultrassom, Arcos Cirúrgicos, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira