Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2014 - 07:33

Presidente do Conselho da CCEE recebe

Prêmio Apine 2014 pela atuação no setor elétrico.

Associados escolheram Luiz Eduardo Barata Ferreira por sua postura independente, relevante e corajosa em prol do mercado de energia elétrica.

São Paulo – O presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, Luiz Eduardo Barata Ferreira, recebeu no dia 6 de novembro (quinta-feira), o Prêmio Apine 2014. A entrega foi realizada durante a 14ª edição do encontro anual da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica - Apine, que contou com a presença de representantes de órgãos de governo e de empresas do setor elétrico.

O nome do executivo foi escolhido por unanimidade em assembleia dos associados, realizada em setembro. “Trata-se de um reconhecimento à atuação do Barata por toda a sua trajetória profissional e em especial neste ano de 2014. Três importantes características no perfil dele são preponderantes para o desenvolvimento do setor elétrico: conhecimento técnico, perseverança e coragem”, afirmou Luiz Fernando Vianna, presidente do Conselho de Administração da Apine.

Entidade representativa dos investidores em produção independente de energia, a Apine reúne empresas como AES Tietê, Cemig, Cesp, CPFL, EDP, Light, Neoenergia e Tractebel, entre outras. O Prêmio Apine, que não possui periodicidade definida, é conferido desde 2000 a autoridades e executivos de destacada atuação, como reconhecimento da instituição a iniciativas em prol do setor elétrico. Desde sua criação, foram premiados o então ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente (2002); Dilma Rousseff, já como ministra-chefe da Casa Civil (2005); Jerson Kelman, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel (2006); Nelson Hubner, ministro interino de Minas e Energia (2007); e Delcídio Amaral, senador (2008).

Presidente do Conselho da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE desde 2011 e superintendente desde 2010, Luiz Eduardo Barata Ferreira soma quarenta anos de experiência no setor elétrico brasileiro.Começou a trajetória profissional em Furnas Centrais Elétricas, passando por Itaipu, Eletrobras e Mercado Atacadista de Energia Elétrica – MAE, instituição que originou a CCEE e na qual foi eleito membro do conselho e superintendente entre 2001 e 2004. Atuou também como diretor de operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS entre 2004 e 2010.

Ao receber o prêmio,Barata lembrou que ao longo de 2014 a CCEE esteve no centro de discussões importantes para o futuro e a sustentabilidade do setor elétrico, como foi o caso da criação da Conta-ACR, acompanhado de perto por todos os agentes e também pela sociedade civil.

O executivo também ressaltou a participação da entidade com contribuições técnicas para o desenvolvimento do mercado, apontando saídas e possibilidades de melhorias. “Vamos continuar trabalhando com vigor para que o mercado de energia elétrica no Brasil se aperfeiçoe e seja motivo de orgulho os brasileiros, sustentando o crescimento do país e propiciando conforto para nossa gente.”

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). A CCEE atua em conjunto com outras instituições e órgãos governamentais que compõem a governança do setor para assegurar um modelo sustentável de energia no país, capaz de estimular o crescimento da economia do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir um preço acessível ao consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira