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08/11/2014 - 08:13

AES Eletropaulo investe mais de R$ 150 milhões no 3T14

Destaques para regularizações mantêm perdas abaixo de dois dígitos e índice de satisfação do cliente sobe para 80,6%.

Operacional: no terceiro trimestre do ano, a AES Eletropaulo investiu R$ 151 milhões. Entre os destaques do período estão a inauguração da subestação Jordanésia (SP), que beneficia aproximadamente 50 mil pessoas e contou com investimentos da ordem de R$ 30 milhões. Já 40,3 milhões foram utilizados para a inclusão de 43,9 mil novos clientes na rede da distribuidora. A concessionária prevê encerrar o ano com até R$ 550 milhões em investimentos em expansão, modernização da rede e aprimoramento dos serviços ao cliente.

Se considerarmos o valor investido de janeiro a setembro deste ano, o volume de chega a R$ 453,2 milhões. Inclui R$ 107,8 milhões destinados à ligação de 121 mil novos clientes, sendo 37,6 mil deles relacionados à regularização de instalações ilegais. Outros R$125,5 milhões foram utilizados na expansão do sistema.

Distribuição dos investimentos no 3ºTri

Tecnologia também continuou sendo alvo de investimentos. A concessionária concluiu a implementação das soluções OMS (Outage Management System ou Sistema Gerenciador de Desligamentos) e MWM (Mobile Workforce Management ou Gerenciador de Mobilidade das Equipes). Agora está implantando o DMS (Distribution Management System ou Sistema Gerenciador de Distribuição). Os sistemas funcionam integrados e permitem a supervisão da rede, gerenciamento das equipes em campo, além da gestão detalhada de qualquer ocorrência do sistema elétrico, solicitadas pelos clientes ou geradas automaticamente pela distribuidora. Cerca de dois milhões de clientes já estão cadastrados na nova plataforma.

Sistema de diagnóstico de ocorrência

Rastreamento do motivo da ocorrência

Indicadores - A AES Eletropaulo registrou o menor FEC da história da companhia. A empresa fechou o trimestre com FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) de 3,92 vezes, uma redução de 13,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) foi de 8,34 horas. Desde dezembro de 2009, a redução do FEC foi de 36,4% e a do DEC foi de 29,7%. Ambos indicadores estão dentro do limite regulatório. Atualmente, a concessionária tem o 2º melhor FEC do país e o 6º melhor DEC.

DEC e FEC

Excelência para a satisfação do cliente Neste ano, a concessionária lançou o Programa Jeito AES de Atender. Trata-se de um padrão de relacionamento para todas as interações da AES Eletropaulo com seus clientes. Mais de 6.700 colaboradores foram capacitados. No terceiro trimestre, foram 1.160 treinamentos, que contam com o Manual de Comportamento de Atendimento, guia que orienta o relacionamento com os clientes, e as Regras de Ouro, instruções para serem aplicadas por todos os colaboradores.

Com essa mudança de cultura, a AES Eletropaulo já alcançou resultados positivos, como a melhoria no ranking de reclamações do Procon, saindo da 11ª posição em 2013 para a 21ª posição em 2014. Também aumentou o ISQP (Índice de Satisfação com Qualidade Percebida), segundo pesquisa intermediária da Abradee divulgada em outubro deste ano, subindo de 78,6% para 80,6%, o maior índice desde 2012.

Reconhecimento - A AES Brasil foi eleita a empresa modelo em sustentabilidade no setor de energia elétrica, pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2014. Também foi destaque no tema Relações com Cliente, reconhecendo os resultados do Jeito AES de Atender.

Consumo de Energia – Copa do Mundo: o volume de energia da AES Eletropaulo foi 11.283,6 GWh (Gigawatt hora) no terceiro trimestre deste ano, redução de 1,3% em relação aos meses de julho, agosto e setembro de 2013. Esse dado é reflexo da desaceleração econômica do País, principalmente por conta da produção industrial, somada ao impacto da Copa do Mundo e consequente alteração das jornadas de trabalho nas empresas.

Já no acumulado dos nove meses do ano, o consumo de energia cresceu 0,7%, em comparação ao mesmo período de 2013. Esse aumento é resultado do desempenho positivo das classes residencial, comercial e demais classes, que cresceram 0,8%, 5% e 1,1% respectivamente.

Consumo de energia no trimestre.: Perdas de energia -As perdas totais da distribuidora nos últimos 12 meses continuam mantendo-se abaixo de 2 dígitos: ficaram em 9,8%, sendo 6,1% para as perdas técnicas e 3,7% às não técnicas. Em comparação ao terceiro trimestre de 2013, a concessionária registrou redução de 0,2 ponto percentual em perdas totais. Dentre as ações desenvolvidas pela AES Eletropaulo para combater as perdas de energia estão a regularização de 18 mil ligações irregulares em comunidades de baixa renda e mais de 100 mil inspeções para identificar fraudes. Para 2014, a meta é regularizar 57 mil ligações.

Socioambiental - O Programa Transformação de Consumidores em Clientes contribui para o uso seguro e adequado da energia elétrica pela população. Neste trimestre, 18 mil famílias foram beneficiadas com ligações regulares de energia. Somando os resultados deste projeto com iniciativas de eficiência energética, reformas internas de instalações, substituição de geladeiras e lâmpadas, houve a economia de 13.467 MWh no consumo de energia de clientes no terceiro trimestre, 9,7% superior ao mesmo período de 2013.

Já com o projeto Recicle Mais, Pague Menos, a AES Eletropaulo encerrou o período com 4 mil clientes cadastrados e 1,4 mil toneladas de resíduos coletados. Desde a sua implantação, foram concedidos R$ 88,9 mil em descontos nas faturas de clientes da concessionária. Além disso, com essa reciclagem foi gerada uma economia de 6 mil MWh no consumo de energia, evitando a emissão de 3 mil toneladas de CO2.

No item gestão de resíduos sólidos, a distribuidora reciclou ou reaproveitou 63% do total de 4,9 mil toneladas de resíduos gerados pela concessionária. As emissões de CO2 totalizaram 165 mil toneladas neste trimestre.

E, ainda, mantendo foco nas atividades de segurança, a distribuidora encerrou o trimestre com 14.601 ações, entre inspeções técnicas e corporativas. Além disso, a companhia teve redução de 47% nos acidentes fatais com população em comparação ao 3T13. Esse número é reflexo das campanhas de mídia e realização de palestras e blitze de segurança em comunidades.

Financeiro -Durante o terceiro trimestre deste ano, a AES Eletropaulo obteve receita operacional liquida de R$ 2.934,3 milhões, aumento de R$ 705,7 milhões, ou 31,7%, em comparação ao mesmo trimestre de 2013. Essa evolução foi impulsionada, principalmente, pelo reajuste tarifário e a venda de energia. No acumulado dos nove meses, a receita foi de R$ 7.387,9 milhões, 10,8% maior que o registrado no ano anterior.

O Ebitda no terceiro trimestre do ano foi de R$ 422,1 milhões, acima dos R$142,4 milhões registrado no mesmo período de 2013. Já o lucro líquido do período foi de R$ 130,6 milhões, contra R$ 27 milhões no terceiro trimestre de 2013.

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