Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2014 - 07:06

Estudo global da Dell revela que 73% das médias e grandes empresas brasileiras já utilizam tablets

Para 90% dessas companhias, o uso de tablets aumenta a produtividade dos funcionários. Metade das empresas já permite que os próprios profissionais escolham o modelo de tablet utilizado no ambiente de trabalho. Os departamentos que mais usam esses equipamentos são TI (79%), Executivos (59%), Vendas e Marketing (58%) e Administrativo (55%).

A Dell – uma das maiores fornecedoras mundiais de soluções de TI – acaba de divulgar um estudo global sobre o uso de tablets nas empresas. O levantamento, realizado pela Harris Poll, consultou 1.245 gestores de TI de médias e grandes empresas em dez países: Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Índia, Reino Unido e Rússia. Entre as conclusões, ele aponta que 73% companhias brasileiras já utilizam tablets como parte dos equipamentos individuais de uso corporativo, ao lado de desktops, notebooks e smartphones.

No estudo, o Brasil aparece como o terceiro país, empatado com os Estados Unidos, com a maior penetração de tablets nas empresas, só atrás da China (82%) e Emirados Árabes Unidos (74%). Entre as corporações brasileiras que participaram do levantamento, a maioria delas (57%) tem mais de 1.000 funcionários, 22% entre 200 a 249, e 20% entre 500 a 999.

Das empresas brasileiras consultadas que já utilizam tablets, 50% delas dão liberdade para que os próprios funcionários escolham os modelos do equipamento, seja por meio de políticas de BYOD (Bring Your Own Device ou, em português, Traga Seu Próprio Equipamento), pela qual os profissionais podem utilizar dispositivos pessoais no ambiente de trabalho, ou ao oferecer um valor em dinheiro para que os próprios colaboradores comprem o tablet corporativo.

Quanto às áreas dentro das empresas brasileiras que mais utilizam tablets, 79% citaram o departamento de TI, seguido por Executivos (59%), Vendas e Marketing (58%) e Administrativo (55%).

Para 90% dos decisores de TI brasileiros consultados no estudo, o uso de tablets aumentou a produtividade dos profissionais – na maioria dos casos, em mais de 25%. Quanto às demandas de negócio, para 66% dos entrevistados no país a implementação desses equipamentos atendeu às expectativas da empresa, enquanto que para 34% excedeu os resultados esperados. Além disso, 67% já estudam a ampliação no número de tablets disponíveis para a força de trabalho.

“Esse levantamento confirma a percepção da Dell de que, cada vez mais, os profissionais vão demandar múltiplos equipamentos no ambiente de trabalho. As pessoas querem ter a possibilidade e a flexibilidade de escolher o device mais adequado para cada tarefa e situação”, afirma Luis Gonçalves, Diretor-Geral da Dell Brasil. “Os dados do estudo confirmam que as empresas no Brasil têm absorvido rapidamente novas tendências tecnológicas, para aumentar a produtividade e os resultados de negócio, bem como para se adaptar a novos formatos de trabalho que exigem a mobilidade dos profissionais”, acrescenta.

Tablets complementam o uso de computadores -Quando consultados sobre o uso dos tablets, a maioria (85%) dos decisores de TI brasileiros consultados aponta que esses equipamentos complementam a utilização de notebooks e desktops e para 77% são complementares ao smartphone. Na comparação com os computadores tradicionais, 61% consideram que esses equipamentos (tablets) são melhores em termos de mobilidade, 53% pela facilidade de uso, 51% pelo custo de propriedade ao longo da vida útil, 47% pela adaptabilidade e 45% pela conectividade. Já como pontos negativos em comparação aos PCs, 35% citam o poder e velocidade de processamento e 46% a capacidade do HD.

Já entre os decisores de TI brasileiros que afirmam não ter adotado os tablets, a maioria cita que a principal barreira é a capacidade limitada de armazenamento desses equipamentos. Enquanto que no resto do mundo – com exceção apenas de Árábia Saudita e África do Sul, além de Brasil – a segurança representa a principal preocupação das corporações em relação ao uso desses dispositivos móveis no ambiente corporativo.

Sobre os modelos de tablets mais adotados pelas empresas, no Brasil, 87% citaram que usam equipamentos Android, 65% Windows e 40% iOS.

Dell Brasil- No Brasil desde 1999, a Dell é líder mundial em soluções de TI, com oferta de produtos, serviços e software para clientes de diferentes perfis – desde usuários finais até grandes empresas. A Dell escuta seus clientes e oferece tecnologia e serviços inovadores para que empresas e profissionais possam prosperar no ambiente de negócios e tenham o poder de fazer mais. [www.dell.com.br ou telefone 0800-70 14 185 | www.dell.com.br/domore.

Dell comemora 15 anos no Brasil -Em novembro de 2014, a Dell comemora 15 anos no Brasil. A empresa, que hoje representa uma das maiores fornecedoras de soluções de TI ponta-a-ponta do país e do mundo, é lider em vendas de servidores x86 no mercado nacional há nove anos e passa por uma expansão acelerada na oferta de storage, networking e software no Brasil. Outro pilar fundamental na estratégia da empresa é a venda de computadores e acessórios. Para tanto, em março deste ano a companhia iniciou a produção local de tablets, na fábrica de Hortolândia (SP), que tornou-se a primeira planta própria da Dell a produzir esse tipo de equipamento no mundo.

Hoje a Dell mantém quatro sites locais: Sede, em Eldorado do Sul (RS); Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Porto Alegre (RS); Escritório Comercial e Centro de Soluções, em São Paulo (SP); e Fábrica, em Hortolândia (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira