Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2014 - 07:51

Tecnologia e inovação a serviço da saúde

“Nem sempre o remédio mais caro é o melhor”, alerta o professor da Faculdade de Farmácia da UFMG, Augusto Afonso Guerra Júnior. Constatar a eficácia de novas tecnologias na área de saúde - um medicamentos, dispositivo, prótese, um novo tipo de cirurgia ou um exame diagnóstico – é o objetivo do Centro Colaborador do SUS para Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCates), coordenado por Guerra.

Para promover a troca e disseminação do conhecimento nesse setor, o CCATES promove o “II Simpósio Internacional de Farmacoeconomia no SUS e Workshop Internacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde”, que ocorrerá de 10 a 12 de novembro, no auditório da Faculdade de Farmácia da UFMG, Campus Pampulha. O evento contará com diversas palestras, de pesquisadores do mundo inteiro, como o professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, Gerardo Jimenez Sànchez.. Dentre os assuntos a serem abordados estão: “Qualidade e uso de tecnologia em saúde”, “Gestão clínica, cuidado de pacientes de alto custo e medicina personalizada”, “Conflito no acesso a novas tecnologias na visão da justiça”, entre outros.

De acordo com o Guerra, novos medicamentos e dispositivos médicos, frequentemente são lançados no mercado a preços mais elevados que as alternativas terapêuticas disponíveis, quando estas existem. “Nem sempre essas tecnologias apresentam benefícios reais ou segurança satisfatória quando comparadas às demais. Por isso, os gestores da saúde têm se preocupado em identificar as reais necessidades de saúde da população, avaliar as tecnologias existentes, eleger as prioritárias e organizar o acesso aos serviços e produtos”, explica. Guerra destaca a importância do trabalho do grupo, que auxilia na análise de novas tecnologias para o SUS. Além de atender demandas especificas, como um processo judicial onde um paciente reivindica o custeio de um novo tratamento, por exemplo. O Centro também realiza pesquisas de acordo com demandas da sociedade. “As Avaliações de Tecnologias em Saúde servem como um caminho para o atendimento equitativo e universal no SUS”, afirma.

II Simpósio Internacional de Farmacoeconomia no SUS e o Workshop Internacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde, de 10 a 12 de novembro (segunda a quarta-feira), no Auditório da Faculdade de Farmácia da UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 – Pampulha).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira