Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2014 - 07:56

Lições de vida: como empreendedores de sucesso saíram da pobreza e se transformaram em referências nacionais

Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões, que atua no resgate da autoestima de jovens de escolas públicas brasileiras e incentiva atitudes positivas, acredita. Acredita que o Brasil pode ser maior, mas precisa derrubar seus muros. "Não podemos estar divididos em quem votou contra ou a favor. Precisamos de um único Brasil: de brancos com negros e de ricos com pobres. Um País em que todos estejam juntos", determina.

O jovem, reconhecido pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais influentes do País e eleito pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem melhorar o mundo, mostra aos jovens com o trabalho feito pelo seu Instituto, a importância dos estudos na formação de um adulto de sucesso.

Lyra cresceu em uma comunidade de Guarulhos (SP) e ouviu muita gente contradizendo suas aspirações. Sua mãe, uma grande referência e sua principal inspiração, foi quem o ajudou a vencer. "A palavra mágica é ´acreditar´. Foi acreditando no impossível que grandes invenções da humanidade foram criadas. Os jovens da periferia precisam de modelos que os ajudem a ter coragem para seguir seus sonhos, com responsabilidade, independente de qualquer tipo de governo e programas sociais. Eles precisam ser protagonistas de suas próprias histórias", finaliza.

Eloi D´ Ávila, presidente da Flytour, uma das maiores agências especializadas em viagens corporativas do mundo, com faturamento de R$ 4,7 bilhões em 2014, também relatou sua trajetória e história empresarial de sucesso. Ainda quando criança, ele fugiu de casa e passou por várias cidades, entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Para sobreviver tentou ganhar a vida como vencedor de pasteis, engraxate, entregador, lavador de carros e manobrista. Até que um dia recebeu uma oportunidade. "Gosto de dizer que é preciso observar quando a porta se abre. No meu caso, recebi uma chance para trabalhar como office boy na Stella Barros e, ali, comecei a aprender", lembra. Para ele, para se chegar ao topo é preciso investir em seus sonhos e amar o que se faz. "Nunca desista. Mesmo que você erre muitas vezes, não tenha vergonha disso. Mas é preciso gostar de sua atividade. O empreendedor não é um jogador, é um apaixonado", conta.

As histórias e as potencialidades da juventude brasileira foram contadas no 5º Fórum fe Empreendedores, que aconteceu no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro, em 8 de novembro. O evento foi promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., LIDE Empreendedor, comandado por Edson Bueno; que também está à frente do conselho da Amil; e LIDE Futuro, liderado por Patrícia Meirelles.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira