Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2014 - 07:56

"O Brasil não possui nenhum problema econômico endêmico", afirma André Esteves

Para André Esteves, presidente do Banco BTG Pactual, o empresariado brasileiro não tem motivo de não manter o otimismo sobre o Brasil. Segundo o executivo, que participou do 5º Forum de Empreendedores, em 8 de novembro (sábado), em Águas de São Pedro (SP), é importante saber que, a partir do diagnóstico já identificado em relação à atual situação econômica do País, o problema pode e deve ser contornado. "É algo que devemos ficar atentos, claro, pois as pioras das variáveis econômicas, o déficit primário depois de 10 anos e a inflação em uma perigosa fronteira geram apreensão e desconfiança do empresário e, sem confiança, tudo se torna muito difícil”, disse Esteves. “No entanto, com um governo atuante, em diálogo com os empresários e empreendedores, todo o desafio pode ter uma resolução mais simples do que parece. Precisamos de bom senso e ver o que funciona e o que não funciona. O gabarito já está aí, pois quase tudo já foi feito antes. Não acho que exista nenhum problema endêmico", definiu o executivo.

Durante o debate, André foi questionado sobre o que faria se fosse Ministro da Fazenda do próximo governo. Neste momento, ele comentou que há a necessidade de ajustes fiscais e pequenas e rápidas reformas, mas disse que focaria em microeconomia. "É importante concentrar mais em avanços da produtividade e em uma agenda que privilegie a elevação do PIB".

André também falou sobre o processo eleitoral brasileiro e se mostrou contrário à polêmica gerada sobre um País dividido. "Não podemos diminuir o tamanho do avanço eleitoral que se passou no País. Não existe democracia mais eficiente. E não gosto dessa ideia de que não estamos preparados para votar. Sabemos sim. Apesar de ser dito o contrário, estamos caminhando pra frente e gradativamente estamos melhorando nossa safra política", comenta. "Já a ideia de Brasil dividido não me sensibiliza. Temos dois campos ideológicos definidos e isso provocará maior transição entre grupos políticos e alternância", conclui.

Esteves concedeu uma palestra com o tema ‘Determinação e sensibilidade para criar negócios de sucesso’. O 5º Fórum de Empreendedores é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., e pelo LIDE Empreendedor, comandado por Edson Bueno; que também está à frente do conselho da Amilpar.

O 5º Fórum de Empreendedores conta com grandes marcas como cotistas. BTG Pactual é o patrocinador máster e Nestle e Sebrae são patrocinadores. O evento conta ainda com o apoio da 3M, Sabesp e Sapore; participação especial do Citibank e da KPMG; e participação da Desenvolve SP. A colaboração da AlmapBBDO, Amil, Athie Wohnrath, HSBC, Rede Record, Resource Solutions e Vitacon. Os fornecedores oficiais são Anna Pegova, CDI, Chubb Seguros, Eccaplan, Formag’s, Giovanna Nucci, Grupo Bem, Grupo Companhia, Mobili, N Duduch, Portus, Rubens Decorações, Talent, UPS e Vitacom. O jornal Brasil Econômico, a rádio Jovem Pan, PR Newswire, as Revistas Líderes Empreendedores e WISH e TV LIDE são mídia partners.

O LIDE - Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui onze anos de atuação. Atualmente tem 1.620 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira