Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2014 - 08:18

CPqD participa do projeto de mobilidade elétrica apresentado no evento pela CPFL Energia

Campinas, 12 de novembro de 2014 - O CPqD está participando, como coordenador técnico, da segunda fase do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, anunciada recentemente pela empresa e que ocupa lugar de destaque em seu estande no XXI SENDI - Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, que se realiza de 10 a 13 de novembro(segunda a quinta-feira), em Santos, no litoral paulista. O objetivo desse projeto de pesquisa e desenvolvimento da CPFL Energia é realizar estudos sobre a mobilidade elétrica e seus impactos na rede de energia das concessionárias - contribuindo para que Campinas, no interior de São Paulo, esteja preparada para atender às necessidades exigidas pela mobilidade elétrica.

Nesta segunda fase do programa, a empresa de energia pretende ampliar sua frota própria de veículos elétricos, de seis para 27, e também o número de eletropostos, de quatro para 21, até o final de 2015. Para ampliar o escopo dos estudos, alguns veículos elétricos serão colocados em diversas situações de uso, como em empresas e locadoras de automóveis, por exemplo - o que permitirá avaliar seu uso no dia-a-dia. Além disso, a CPFL Energia tem planos de introduzir os carros elétricos nas frotas pública e de táxis de Campinas.

Além da coordenação técnica, o CPqD realizará medições e análises da qualidade da energia, que darão subsídios ao estudo sobre o impacto do veículo elétrico na rede de distribuição. Suas atribuições também incluem a realização de estudos inovadores na área, por exemplo, sobre o uso dos veículos elétricos como fonte de geração distribuída, sobre os eletropostos, sobre a vida útil das baterias e seu reaproveitamento. O trabalho do CPqD deverá contribuir ainda para a definição de um posicionamento da CPFL perante as oportunidades e modelos de negócios a serem criados nos próximos anos, bem como para a diminuição das barreiras à introdução da mobilidade elétrica no país. A combinação desse trabalho com a participação em comitês de estudos de normas nacionais (SAE Brasil, ABNT e Inmetro) deverá resultar em proposições que poderão nortear políticas visando a introdução da mobilidade elétrica no Brasil.

O Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia teve início em 2013 e deverá ser concluído em 2018. O investimento total, previsto para esse período, será de R$ 21,2 milhões - que serão aplicados na instalação da infraestrutura de recarga, na aquisição dos veículos e na realização dos estudos. O projeto conta com recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 38 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil. [www.cpqd.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira