Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2014 - 08:28

Estudei para o Enem, fiz a prova, e agora?

As provas do ENEM 2014 (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e redação) não apresentaram muitas surpresas com relação às edições anteriores. Os conteúdos clássicos do ensino básico (Fundamental e Médio) estavam presentes na maioria das questões, com algumas exceções, como é o caso da matemática. Diferentemente do que ocorreu na edição 2013, esse ano a prova de matemática apresentou menos conteúdos específicos e optou por exercícios em que a interpretação e a análise dos dados foram prioridades. Assuntos clássicos nas edições anteriores, como por exemplo, progressão aritmética e trigonometria no triângulo retângulo, ficaram de fora da prova de 2014.

Com relação às habilidades, em todas as áreas foi possível identificar questões que contemplavam uma ou mais aptidões de uma determinada competência. Para exemplificar, a questão 66, referente ao biodiesel, solicitou que os candidatos avaliassem a redução do percentual de emissão do SO3, sendo, para isso, importante o estudante ter desenvolvido durante a escolarização básica a habilidade 19, que é: Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Para o aluno que estudou e se preparou durante os 12 anos de escolarização básica, que é isso que o ENEM avalia, os conteúdos e habilidades solicitados nas provas não provocaram grandes surpresas e agora só resta aguardar o resultado do exame. E é nesse ponto que eu gostaria de chamar a atenção de todos os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio.

Com a nota obtida na avaliação, o candidato pode se inscrever no SISU que é o Sistema de Seleção Unificada para Instituições Públicas de Ensino Superior, atualmente com mais de 100 instituições participantes. É um sistema democrático, que permite ao candidato lançar a nota obtida no ENEM para concorrer a uma vaga na instituição que ele escolher. Durante o período do processo seletivo, que provavelmente ocorrerá em janeiro de 2015, o candidato informa a sua nota, acompanha a sua classificação e, se for o caso, altera a instituição para melhorar o seu desempenho.

Com possibilidades de romper fronteiras, o candidato que sonha com o ingresso em uma instituição pública tem a chance de conquistar a sonhada vaga no Ensino Superior por meio da nota que obteve no exame.

Nesse momento, pós prova, peço atenção a todos os alunos para o SISU. Minha dica é que cada estudante converse com sua família sobre a possibilidade de estudar em outro Estado e busque orientação sobre o sistema. Outro fato importante é que essas instituições de ensino costumam ter benefícios (moradia e alimentação) para estudantes com dificuldades financeiras, o que torna o sonho do Ensino Superior mais próximo.

Caro estudante, agora é hora de acreditar no seu esforço. Com o Enem, aumenta-se, e muito, o leque de possibilidades dos estudantes. Portanto, independentemente do resultado que você obtiver na prova, não desista de se inscrever no SISU. É a sua oportunidade de romper fronteiras e ingressar no curso superior. Boa sorte!

. Por: Prof. Fabricio Vieira de Moraes, Gerente de Serviços Educacionais da Editora Saraiva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira