Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2014 - 05:36

Pesquisa Dell: médias empresas no Brasil têm maior índice de penetração de cloud computing

A primeira edição do Índice Global de Adoção de Tecnologia identificou o país como o mercado no qual os decisores de TI têm maior confiança na segurança dos dados armazenados em cloud. No Brasil, há uma alta porcentagem de acesso à rede corporativa por dispositivos móveis pessoais dos funcionários, mas só 28% têm políticas específicas de BYOD. 54% das médias empresas brasileiras ainda não sabem como lidar com Big Data.

A Dell acaba de divulgar os resultados da primeira edição do Global Technology Adoption Index (Índice Global de Adoção de Tecnologia, em português), voltado a mapear como as organizações de médio porte de todo o mundo têm lidado com os temas de cloud computing (computação em nuvem), mobilidade, big data e segurança. O estudo entrevistou mais de 2 mil decisores de TI de 11 países, incluindo o Brasil.

Um dos destaques do índice é o fato de que 90% das médias empresas brasileiras consultadas afirmam ter algum tipo de aplicação em cloud computing (computação em nuvem). Com isso, o país, juntamente com o México – que apresenta a mesma porcentagem –, desponta como o mercado com maior penetração dessa tecnologia, contra uma média mundial de 79%. Ainda no levantamento, 9% das companhias do Brasil afirmam estar estudando o uso da nuvem e apenas 1% não consideram projetos nessa área.

Ainda em relação a cloud computing, os decisores de TI brasileiros entrevistados pelo GTAI despontam como os mais otimistas em relação à confiabilidade dos serviços. No Brasil, 78% das empresas se disseram bastante confiantes na segurança dos dados armazenados na nuvem, contra uma média de 60% no mundo, 53% na Europa e Ásia Pacífico e 63% na América do Norte.

“Os dados dessa pesquisa confirmam que a Dell está no caminho certo ao investir fortemente na oferta de soluções que atendam ambientes de nuvem pública, privada e híbrida, por meio de arquiteturas abertas e parcerias com os principais fornecedores de hardware, software e serviços”, afirma Luis Gonçalves, Diretor-Geral da Dell Brasil. “A partir desse estudo conseguimos também identificar importantes tendências de uso de tecnologia no Brasil e no mundo, que vão nos ajudar a ajustar, ainda mais, nossas estratégias e ofertas às reais demandas das médias empresas, que são um importante foco de atuação da Dell”, acrescenta.

Tendências em mobilidade corporativa no Brasil -Em relação ao impacto do uso de dispositivos móveis nas médias empresas, o GTAI identificou que, no Brasil, 43% dos entrevistados afirmaram ter uma estratégia para lidar com a mobilidade, direcionada e alinhada com os objetivos de negócio. Enquanto que outros 36% são orientados por demandas pontuais, sem objetivos claros, e 21% não têm uma estratégia formal.

O estudo mapeou também que, entre as médias empresas brasileiras, há uma grande incidência de uso de dispositivos móveis pessoais. Quando questionados sobre a porcentagem de equipamentos de propriedade da empresa que acessam a rede corporativa, os entrevistados no Brasil citaram que são 44% dos tablets, 46% dos smartphones e 59% dos laptops. Contra uma média mundial de 47% dos tablets, 48% dos smartphones e 65% dos laptops.

“A Dell acredita que, cada vez mais, os funcionários vão ter a liberdade de escolher o dispositivo de acesso à rede corporativa, estimulando a tendência de BYOD (Bring Your Own Device), na qual as empresas permitem que os profissionais utilizem equipamentos pessoais no trabalho”, pontua o Diretor-Geral da Dell, que acrescenta: “Para ajudar as empresas a lidar com esse tema, temos investido em dispositivos móveis com funcionalidades e layout que atendam às demandas dos usuários, mas, por outro lado, oferecemos recursos e soluções voltadas a permitir que a TI gerencie o uso e a segurança desses equipamentos na rede corporativa.”

O estudo da Dell, no entanto, identificou que só 28% das companhias de médio porte brasileiras têm políticas formais de BYOD – contra uma média mundial de 32% -, 36% apresentam regras informais e 38% não criaram políticas.

Big Data: terceira menor porcentagem- Em relação aos projetos de Big Data, 51% das médias empresas brasileiras afirmam ter capacidade para analisar grandes volumes de dados. O país apresenta a terceira menor porcentagem entre os mercados consultados, só à frente da França (45%) e Japão (49%).

Já quando questionadas sobre como as empresas têm lidado com soluções de Big Data, 54% das companhias entrevistas no Brasil citaram que ainda não têm certeza sobre como tratar esse tema e só 31% entendem os benefícios reais e já estão trabalhando com essas soluções. Outros 15% consideram que os projetos não são relevantes.

Sobre a Dell Brasil - No Brasil desde 1999, a Dell é líder mundial em soluções de TI, com oferta de produtos, serviços e software para clientes de diferentes perfis – desde usuários finais até grandes empresas. A Dell escuta seus clientes e oferece tecnologia e serviços inovadores para que empresas e profissionais possam prosperar no ambiente de negócios e tenham o poder de fazer mais. [www.dell.com.br ou telefone 0800-70 14 185. Para entender como a Dell ajuda seus clientes a fazer mais: www.dell.com.br/domore.

Dell comemora 15 anos no Brasil -Em novembro de 2014, a Dell comemora 15 anos no Brasil. A empresa, que hoje representa uma das maiores fornecedoras de soluções de TI ponta-a-ponta do país e do mundo, é lider em vendas de servidores x86 no mercado nacional há nove anos e passa por uma expansão acelerada na oferta de storage, networking e software no Brasil. Outro pilar fundamental na estratégia da empresa é a venda de computadores e acessórios. Para tanto, em março deste ano a companhia iniciou a produção local de tablets, na fábrica de Hortolândia (SP), que tornou-se a primeira planta própria da Dell a produzir esse tipo de equipamento no mundo.

Hoje a Dell mantém quatro sites locais: Sede, em Eldorado do Sul (RS); Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Porto Alegre (RS); Escritório Comercial e Centro de Soluções, em São Paulo (SP); e Fábrica, em Hortolândia (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira