Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2008 - 12:42

Baja SAE BRASIL-PETROBRAS 2008 terá participação de 70 equipes do Brasil, Venezuela e Colômbia


Competição de carros off-road construídos por estudantes acontece de 13 a 16 de março, em Piracicaba, SP.

São Paulo – Dias e noites fechados na oficina da faculdade, finais de semana, férias e feriados gastos no projeto, construção e teste dos carros. Esta tem sido a rotina de cerca de 800 estudantes de engenharia de 14 estados brasileiros, Distrito Federal, Venezuela e Colômbia, que aceitaram o desafio de desenvolver carros off-road, conhecidos como Baja SAE, para a XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. A competição será realizada de 13 a 16 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo.

Todo o esforço vale a pena. Realizada há 14 anos consecutivos pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS é reconhecida pelas principais indústrias ligadas à mobilidade como celeiro de talentos. “Os estudantes que participam desta competição são muito disputados pelas empresas do setor, principalmente as montadoras e autopeças”, afirma Rafael Fassina Marques, diretor geral da competição.

Divididos em 70 equipes, os futuros engenheiros são responsáveis por projetar, buscar patrocínio, fabricar e testar os carros. Ao final das provas, as duas equipes melhores classificadas ganharão o direito de representar o Brasil na Baja SAE Montreal, competição internacional, que acontecerá entre 11 e 14 de junho, em Montreal, Quebec, no Canadá. Nos Estados Unidos, o Brasil é tricampeão na modalidade.

Do total de inscrições (ver a lista das equipes), São Paulo é o estado com o maior número de equipes: 13 equipes são do interior e 8 da Grande São Paulo. Rio Grande do Sul será representado por 9 equipes, Rio de Janeiro com 8 e os estados de Minas Gerais e Santa Catarina terão 6 equipes cada. Quatro equipes são de Pernambuco e três do Paraná. A Bahia tem duas equipes inscritas, assim como Paraíba, Ceará e Espírito Santo. Além de Brasília, Rio Grande do Norte e o Pará possuem uma equipe cada. A competição, que contou também com 70 equipes inscritas no ano passado, terá, ainda, a participação inédita de duas equipes da Venezuela e uma Colômbia.

Competição - Durante três dias de provas, os Baja SAE serão submetidos a avaliações de segurança, aceleração, velocidade, manobrabilidade, tração e um enduro de resistência, com quatro horas de duração, realizado em pista de terra cheia de obstáculos. Além disso, a partir deste ano, as equipes deverão apresentar o projeto para uma banca de juízes, especialistas da indústria.

“Ao ouvir das equipes como os projetos foram desenvolvidos, será possível apontar de forma mais justa qual é, realmente, o melhor projeto”, observa Rafael Fassina Marques, ao destacar que isso incentiva os participantes a terem uma postura profissional.

Os Baja SAE são veículos fora-de-estrada, de estrutura tubular em aço, monoposto, projetados e construídos por estudantes de engenharia. Todos os veículos utilizam motor padrão de 10 HP e devem ter quatro ou mais rodas e conseguirem transportar pessoas com até 1,90m de altura e de até 113 quilos. Além disto, a fabricação deve ser feita com ferramental padrão da indústria, com pouca ou nenhuma mão-de-obra especializada.

14ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, de 13 a 16 de março de 2008m no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo..

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

Clique aqui para ver a lista de equipes inscritas

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira