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14/11/2014 - 06:13

Portobello: receita líquida atinge receita líquida de R$ 251 milhões no 3T14

Cresce 14% em relação ao mesmo período de 2013.

A Portobello S.A., maior empresa de revestimentos cerâmicos da América do Sul, divulga seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2014. Os indicadores desse período são: receita líquida de R$ 251 milhões, 14% superior ao trimestre de 2013. Lucro bruto de R$ 91 milhões, 12% acima do 3T13, com 36,4% de margem. Ebitda de R$ 42 milhões no 3T14, 6% superior ao 3T13 e margem de 16,8%. Rede de franquia Portobello Shop atingiu 126 lojas. Continuidade nas obras de sua Unidade Nordeste com início das operações previsto para o primeiro semestre de 2015.

No terceiro trimestre de 2014 as eleições aqueceram o cenário político e a economia entrou em um período de recessão técnica, após dois trimestres consecutivos de contração, somado a uma inflação anual acima da meta oficial de 6,5%.

Essa desaceleração foi nitidamente sentida pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção(Abramat), que mede a performance das indústrias de materiais de construção. O encolhimento observado quando aferidos os noves meses de 2014 com o mesmo período de 2013 e a expectativa de queda para o ano não afetou o desempenho da Portobello.

A empresa, historicamente, vem mantendo crescimento significativamente superior, mas consciente das dificuldades crescentes sentidas pelo setor. Sua capacidade de adaptar-se às variáveis de mercado, por meio de seu portfólio de produtos e do seu modelo de distribuição, a Portobello manteve o crescimento da receita, atingindo neste último trimestre receita líquida de R$ 251 milhões, 14% superior ao mesmo período de 2013, o mesmo percentual verificado quando comparados os 9M14 com os 9M13, que apresentou receita líquida de R$ 691 milhões.

Algumas ações da administração da marca garantiram seu bom desempenho mesmo em meio a desaceleração da economia como: o modelo distinto de produção própria e terceirizada (outsourcing) com participação menor dos produtos adquiridos de terceiros e as ações internas de racionalização, tanto de custos operacionais como de análise criteriosa de seu plano de investimentos.

Prova disso é que a Companhia obteve no 3T14 um Ebitda de R$ 42 milhões com margem de 16,8%, 1,3 p.p. inferior ao terceiro trimestre de 2013. Nos nove meses de 2014 o Ebitda totalizou R$ 113 milhões, 10% superior ao mesmo período de 2013, com margem de 16,4%, 0,6 p.p. inferior aos 9M13.

Destaca-se que o endividamento líquido da Companhia de R$ 339 milhões, equivale a 2,0x o EBITDA dos últimos 12 meses. Esse acréscimo de R$ 92 milhões em relação ao 3T13 ocorreu, sobretudo, em função dos investimentos na fábrica do Nordeste.

O lucro líquido, contudo, foi um pouco abaixo quando comparamos o 3T14 e os 9M14 com os mesmos períodos de 2013.

Os investimentos em ativos fixos feitos no terceiro semestre de 2014 e destinados a projetos de crescimento totalizaram R$ 39 milhões, acumulando R$ 79 milhões nos 9M14. O programa de expansão prevê investimentos em uma fábrica no Nordeste, que já está em fase de construção.

Além disso, a companhia segue com aplicação de recursos em um novo modelo logístico, já mencionado, para atender os projetos de crescimento, com o mesmo nível de qualidade nos serviços, visando também um menor custo. Para isso, a empresa criará em locais estratégicos centros de distribuição, sendo que já conta com um no estado de Pernambuco e dois no estado de São Paulo.

Nova fábrica -Em novembro de 2013, foi lançada a pedra fundamental para a construção de uma planta fabril em Alagoas. A unidade tem à disposição um milhão de m² de área para expansão e na primeira etapa das operações irá gerar 1.000 empregos (diretos e indiretos). Financiada pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A, a fábrica tem um orçamento de R$ 210 milhões, que serão desembolsados até o fechamento do 1º Semestre de 2015, quando sua produção deve ser iniciada. Estima-se que o Capex alcance R$ 149 milhões e, em 2015, a nova fábrica produza cerca de 16 milhões m², seguida de uma receita bruta de aproximadamente R$ 211 milhões. O investimento visa atender o público do norte e nordeste brasileiro, que atualmente corresponde a 25% do mercado cerâmico nacional. Com público e portfólio específicos, este empreendimento será o motor de uma nova marca, a Pointer.

Perfil - A Portobello é hoje a maior empresa cerâmica do Brasil, com receita bruta superior a R$ 1 bilhão. Sua produção, próxima de 30 milhões de metros quadrados, atende países dos cinco continentes e também o mercado interno, por meio de revendas multimarcas, da Portobello Shop e do canal de vendas para a engenharia. A Companhia possui mais de dois mil e seiscentos funcionários, responsáveis pelo design e inovação de itens que lançam tendências na arquitetura e decoração no Brasil. Sediada em Tijucas, Santa Catarina, a empresa relata seus avanços em responsabilidade socioambiental desde 1997.

Perfil - A Portobello Shop conta hoje com 120 franquias e mais cinco lojas próprias, totalizando 126 lojas. Até o final do ano, a previsão é de serem abertas mais 11 lojas. As franquias estão instaladas em todas as regiões do Brasil, operadas por mais de 70 franqueados.

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