Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2014 - 06:19

Telemetria evolui e contribui com a gestão de pessoas

Se pensarmos em como era a nossa vida antes da tecnologia não conseguiríamos entender como era possível trabalhar com eficiência. O ser humano é adaptável e no decorrer dos séculos buscamos ferramentas para facilitar o nosso dia-a-dia. A Revolução Industrial, que ocorreu nos séculos XVIII e XIX, nos mostrou como o uso das máquinas trouxe um novo modo de ver o mundo e de atuar nele, consequentemente, possibilitando uma evolução irreversível.

Entre as tecnologias que chegaram para mudar paradigmas está a telemetria. Criada inicialmente para ser usada na Fórmula 1, atualmente a inteligência envolvida na telemetria é bem mais complexa do que imaginamos e não envolve somente monitoramento de velocidade de veículo.

Ela é muito mais, pois permite saber, por exemplo, especificamente a que horas um determinado veículo, de carga ou de passeio, saiu, se ficou parado em algum lugar que não está na rota planejada, se ficou ligado durante uma operação, se o motorista está numa área perigosa e propícia a tombamentos e capotamentos, se está acima da velocidade e muito mais.

Dentre todas as possibilidades que a telemetria traz, uma delas é bem interessante e merece destaque: a gestão de pessoas.Com o uso da telemetria as empresas podem fazer a gestão dos seus motoristas, analisando seu comportamento em estrada e respeito às normas estabelecidas para aquele trabalho. Quando destacamos essa característica, muitas vezes surge resistência provinda de uma visão distorcida de que esse monitoramento terá um caráter punitivo gerando conflitos nas empresas. A ideia é justamente o contrário: evitar conflitos e punições, fomentar a discussão sobre educação no trânsito e o despertar de uma consciência sobre segurança, respeito ao próximo e eficiência, podendo até se desdobrar em reconhecimento para as equipes mais prudentes, por exemplo, com um ranking de desempenho por um período predeterminado

Como o motorista é acompanhado em todo o seu percurso, por meio dos mais diversos equipamentos desenvolvidos especificamente para este fim, ele é peça primordial para que tudo funcione dentro da mais perfeita ordem e pode e deve ser reconhecido quando isso acontece.

Essa atitude por parte das empresas ajuda a sociedade de uma forma ampla porque quando um motorista dirige de forma responsável, acidentes são evitados, combustível é economizado (consequentemente contribuindo com o meio ambiente) e as estradas e cidades tornam-se menos tumultuadas. Por outro lado, ajuda também às próprias empresas, já que fica mais fácil respeitar legislações vigentes, como a que estipula um limite de horas de trabalho aos motoristas.

Gerir pessoas é uma das principais preocupações no mundo corporativo atual e a telemetria se mostra um recurso útil para isso. Muitos países já usam essa tecnologia há tanto tempo que isso já faz parte do cotidiano, assim como o uso dos aparelhos celulares.

Com uso da Telemetria, ganham todos os lados envolvidos - empresas, motoristas e sociedade – unidos por uma transformação no trânsito nas cidades e estradas. Um olhar mais humano sobre segurança e educação no trânsito pode mudar hábitos e também o futuro das novas gerações.

. Por; Luiz Munhoz, diretor da MiX Telematics no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira