Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2014 - 08:15

Abraço simbólico a Lagoa Rodrigo de Freitas comemora Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes

Três mil balões azuis serão soltos, Campanha de detecção da doença e tendas com reflexologia, marcarão o evento.

Para esclarecer a população sobre a diabetes e suas complicações, como o pé diabético, a Associação Carioca de Diabéticos (ACD), que funciona no Rio de Janeiro há 54 anos, realiza no dia 15 de novembro(sábado), data em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção a doença, um Abraço Simbólico à Lagoa Rodrigo de Freitas. A concentração para o evento se dará a partir das 14h, com a campanha de detecção do diabetes, e a ações simbólicas a partir de 17h30.

Segundo o cirurgião vascular Jackson Caiafa, Presidente da ACD, aproveitando o formato de coração da Lagoa e utilizando o Círculo Azul do Diabetes (símbolo da campanha mundial de fraternidade com o diabético da International Diabetes Federation), faremos se elevar do espelho d’água da Lagoa a imagem do Círculo, através de uma guirlanda circular de balões azuis, ao mesmo tempo que três mil outros balões azuis serão liberados em revoada no Parque dos Patins. “Queremos deixar a imagem do Círculo Azul do Diabetes no Coração do Rio de Janeiro”, diz Caiafa que programou também uma campanha de detecção da doença no Parque dos Patins, com 10 tendas azuis onde serão realizados exames de glicemia capilar, mensuração da pressão arterial, verificação do peso, altura e IMC, além do exame dos pés dos diabéticos que comparecerem ou forem descobertos na campanha.

Caiafa explica que serão ainda distribuídos folders e livretos informativos sobre o diabetes e suas complicações. “No restante do entorno da Lagoa, a cada quilômetro, teremos uma tenda azul com distribuição do material informativo e uma maca com podólogos que farão reflexologia podal nos passantes” diz o médico.

Esse evento, assim como toda uma programação acontece durante a 8ª SAD-RJ (Semana de Atenção ao Diabético) organizada pela ACD com o intuito de informar a população e conclamar os profissionais de saúde e os gestores de saúde brasileiros multiplicarem seus esforços na direção de um tratamento mais justo e equânime dos diabéticos brasileiros, hoje em um número calculado em cerca de 12 milhões de portadores.

A OMS - Organização Mundial de Saúde e a IDF - International Diabetes Federation consideram o Diabetes Mellitus (DM) como a pandemia a ser combatida nesse no século XXI, exigindo de todos, pacientes, familiares, equipes de saúde e gestores públicos ou privados, um maior direcionamento e atenção para ações de educação, prevenção e tratamento da doença. O DM permanece com um crescimento exponencial em sua prevalência, particularmente nos, assim denominados, países em desenvolvimento, que poderão dobrar seu número de diabéticos nos próximos 15 a 20 anos, chegando a uma prevalência mundial de mais de 592 milhões de diabéticos em 2035.

Gravidade e extensão da Doença -Reconhecendo a gravidade e a extensão do problema, a ONU - Organização das Nações Unidas definiu, em 1991, em Assembleia Geral, a data de 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes com o intuito de conscientizar o público em geral para as causas, sintomas, complicações e tratamento dessa doença, que é considerada hoje um problema maior de saúde pública. Em 2014, o tema da campanha do Dia Mundial do Diabetes é: “Uma Vida Saudável e Diabetes”[www.idf.org/worlddiabetesday/current-campaig]). No Estado do Rio de Janeiro já existe a Lei Estadual 5159/2007, sancionada em 12/12/2007, que cria a Semana Estadual de Atenção ao Diabético, iniciativa seguida pelo Município do Rio de Janeiro através da Lei Municipal 4773/2008 de 28/01/2008 que instituiu a Semana de Atenção ao Diabético no âmbito do Município, posteriormente revogada pela Lei Municipal 5146/2010, que dispõe sobre a consolidação municipal referente a eventos, datas comemorativas e feriados da Cidade do Rio de Janeiro e institui o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade do Rio de Janeiro (Art. 6º,§ 11, XVII). Ambas as iniciativas foram originadas de gestões da Associação Carioca de Diabéticos - ACD junto às representações políticas municipais e estaduais, sendo esta sua 8ª Edição.

Histórico da ACD - Associação Carioca de Diabetes-Fundada em março de 1957, contando hoje, portanto, com 57 anos, a ACD organiza, desde 2007, a SAD-RJ – Semana de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro. Em todos os anos diversas ações são desenvolvidas durante as comemorações da SAD-RJ, sendo o ponto alto dos eventos, seguindo a iniciativa mundial da IDF, a iluminação, em azul, cor que simboliza o adequado controle da doença, de prédios e monumentos representativos em cada cidade. A 8ª SAD-RJ se desenvolverá no período de 08 a 16 de novembro de 2014.

Atividades que já marcaram a semana - Nos dias 08 e 09 de Novembro de 2014, abrindo os eventos da 8ª SAD-RJ, já foram realizados, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Guanabara, o VIII Encontro de Atenção ao Pé Diabético do Rio de Janeiro, o 5º Encontro Regional de Educação em Diabetes, destinados a profissionais de saúde de nível superior (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.), e o V Encontro de Agentes Primários de Saúde dos Pés dos Diabéticos, para técnicos de enfermagem. Esses encontros reuniram mais de 600 profissionais nos dois dias.

No dia 10/11/2014 realizamos, em parceria com a Prefeitura local, uma Campanha de Detecção de Diabetes e Guapimirin com muito sucesso, evento que deverá ser repetido na Comunidade de São Carlos, no Estácio, no dia 13/11 e em São João do Meriti no dia 14/11.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira