Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2008 - 12:52

A nova Lei Contábil e o ensino da contabilidade

Após sete anos de tramitação no Congresso, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nova Lei Contábil, que atualiza a Lei 6404/76 e insere a contabilidade brasileira nos padrões internacionais, o que deve facilitar a entrada de investimentos estrangeiros no Brasil.

Para Adriana Dias, coordenadora do Comitê de Conhecimento da Trevisan Outsourcing e professora da Trevisan Escola de Negócios, com a padronização das regras com o mercado internacional, as alterações dos critérios de registro e avaliação dos ativos e passivos das sociedades anônimas brasileiras pelo valor atribuído pelo mercado, garante mais realismo na análise das condições de solvência das companhias. Também a adoção da demonstração de fluxo de caixa e de valor adicionado traz significativas mudanças para o ensino da contabilidade. “As IES (Instituições de Ensino Superior), através do colegiado do curso de Ciências Contábeis, deverão adequar os conteúdos das disciplinas ministradas nos mesmos, assim como obrigará estas a desenvolverem atividades de atualização dos graduandos matriculados, pois a nova legislação afeta significativamente a atuação do futuro profissional de contabilidade”.

“O profissional de contabilidade deve estar sempre atualizado com as novas exigências do mercado e conhecer a nova Lei Contábil 11.638/07 que atualiza a Lei 6404/76. Cabe as Instituições de Ensino Superior adequar seus conteúdos ministrados nos cursos de Ciências Contábeis para atender a nova legislação, que terá grande impacto nas sociedades de grande porte”, diz Luciana Massaro Onusic, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Trevisan Escola de Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira