Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2014 - 09:13

Estudo mapeia a anatomia e a estrutura fina de ácaros de importância econômica

Os ácaros Brevipalpus, comumente denominados falsos ácaros de teia, ocorrem em regiões tropicais e subtropicais no mundo, podendo constituir-se em pragas para algumas culturas, e também vetores de vírus, e, portanto, de importância econômica. Das mais de 200 espécies descritas do gênero Brevipalpus apenas três foram identificadas como vetores de vários vírus de plantas desde 1940, causando perdas em culturas como citros, café, ornamentais e maracujazeiro, com prejuízos de dezenas de milhões de dólares.

Pesquisadores que trabalham nas áreas de parasitologia vegetal, controle de pragas ou virologia vegetal, além de biólogos que estudam a estrutura dos artrópodes, interação hospedeiro-parasita nas plantas, ou biologia reprodutiva contam agora com um apoio valioso em em seus estudos a partir de artigo publicado no volume 160 da revista Zoology. Com o título Anatomy and Fines Structure of Brevipalpus Mites (Tenuipalpidae) – Economically Important Plant-Virus Vectors, o artigo tem autoria de Gerd Alberti, do Instituto de Zoologia da Universität Greifswald e Elliot W. Kitajima, docente sênior do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Trata-se do primeiro estudo amplo da anatomia e da estrutura fina da espécie, com foco no aparelho bucal (gnatosoma), sistema digestivo, glândula prosomal e os órgãos reprodutores masculinos e femininos. Observações sobre o sistema nervoso central e o sistema traqueal também estão incluídas.

No capítulo introdutório faz-se uma atualização sobre o conhecimento da biologia e taxonomia de Brevipalpus e dos vírus por eles. No capítulo final, são apresentados dados sobre a detecção destes vírus no interior de Brevipalpus, discutindo-se a relação entre estes vírus e seu ácaro vetor. Algumas peculiaridades significativas são relatadas e contribuem para compreensão da translocação destes vírus através do ácaro. A descrição detalhada do complexo aparelho estiletar que perfura o tecido da planta, assim como discussões sobre o processo permitem levantar hipóteses de como o vírus seria transportado do canal alimentar, após sua ingestão, até o canal estiletar para ser inoculado na planta. A glândula prosomal, equivalente aos salivares e que devem estar envolvidos na transmissão do vírus, são também descritas em detalhe. Este trabalho lança nova luz sobre o sistema reprodutivo desses ácaros, que inclui - além de uma organização estrutural muito peculiar - a manipulação sexual por bactérias Cardinium, induzindo a feminilização de machos haploides, resultando em uma reprodução assexuada, por partenogênese telítoca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira