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16/01/2008 - 13:00

GVT termina 2007 com receita líquida de quase R$1 bilhão

27,6% maior que em 2006, e alta de 40,1% no Ebitda, com 1,24 milhão de linhas em serviço e R$980,7 milhões de receita líquida, a GVT fecha o ano com Ebitda de R$ 358 milhões e lucro líquido próximo a R$60 milhões.

Curitiba(PR) – A GVT (Holding) S.A. (Bovespa: GVTT3, Reuters: GVTT3.SA e Bloomberg: GVTT3 BZ), empresa que se destaca no desenvolvimento de soluções e serviços de telecomunicações e Internet no Brasil, anuncia saldo positivo no primeiro ano fiscal como companhia aberta com indicadores de crescimento rentável. A empresa terminou o ano com receita líquida de R$980,7 milhões e 1,24 milhão de linhas em serviço. O Ebitda (Resultado antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização) ficou em R$358 milhões, uma alta de 40,1% em relação a 2006. O lucro líquido da companhia foi de R$59,2 milhões em 2007 contra prejuízo de R$66,8 milhões em 2006. “O crescimento no quarto trimestre está relacionado à grande expansão em novos clientes e também à alta no ARPU (conta média por usuário). Isso é resultado da forte demanda por serviços GVT em todos os segmentos e localidades, além da ampliação de nossa rede nas atuais e em novas cidades”, afirma o presidente da GVT, Amos Genish.

Depois de uma bem sucedida abertura de capital em fevereiro de 2007, a GVT bateu recorde na expansão de infra-estrutura ao triplicar o número de acessos construídos em relação ao ano anterior – foram 320 mil novos terminais versus 104 mil construídos em 2006. A empresa investiu R$566 milhões no ano, três vezes mais que no ano anterior quando o volume de investimentos ficou em R$191 milhões. Ao longo de 2007, a empresa fechou dois grandes contratos de direito irrevogável de uso (conhecidos no mercado como IRU) para rotas IP internacional com o objetivo de atender o crescente tráfego de Internet com endereços IP no exterior. Em dezembro, fez a primeira aquisição de sua história, no valor de R$109 milhões, ao incorporar à sua infra-estrutura a rede de 11 mil quilômetros da Geodex que interliga cidades do Nordeste ao Sul do País. Além disso, completou um trimestre de operações plenas em Belo Horizonte, sua primeira incursão fora da área original de atuação, onde começou a atuar em meados de setembro. “Os resultados de 2007 mostram que somos capazes de transformar capital investido no negócio (Capex) em receita e expansão da base de clientes”, avalia o vice-presidente Administrativo e de Finanças e diretor de Relações com Investidores, Karlis Kruklis.

O ano fiscal termina com R$564 milhões disponíveis em caixa e uma significativa redução no volume de dívidas – de R$1,2 bilhão ao final de 2006 para R$454 milhões em dezembro de 2007. Junto com maiores investimentos, a empresa promoveu o forte gerenciamento de custos – em 2006 o custo da receita correspondeu a 59% das receitas líquidas. Em 2007, mesmo com taxas de crescimento muito mais altas, o percentual da receita convertido em custos para sustentar o crescimento das margens foi de 54%. “Estamos satisfeitos com a manutenção do crescimento acelerado com melhoria nas margens, especialmente nos segmentos de alto potencial como NGS – serviços de próxima geração que envolvem banda larga, transmissão de dados em alta velocidade e VoIP. Combinar a forte posição da empresa neste mercado novo com nossas propostas de valor relevantes nos segmentos convencionais será de fundamental importância para o crescimento em receita e Ebitda em 2008”, avalia o presidente do Conselho da GVT, Shaul Shani.

No trimestre - Na comparação com o mesmo período de 2006, os resultados do último trimestre de 2007 apontam avanços substanciais. Um crescimento de 28,6% em receita líquida (R$272 milhões versus R$212 milhões); de 40,8% em margem Ebitda (39.8% versus 36.4%); de 426% em lucro líquido (R$35,1 milhões versus R$6,7 milhões) e de 30,6% em linhas em serviço (1,24 milhão versus 952 mil). “Conseguimos manter os altos níveis de crescimento trimestre a trimestre ao longo de todo o ano, demonstrando ao mercado a capacidade da empresa de continuar crescendo mesmo depois de ganhar um porte bem maior”, afirma Kruklis.

O crescimento foi registrado nos maiores negócios da companhia. No atendimento ao mercado residencial e de pequenas e médias empresas, a receita foi 33,7% maior (R$191 milhões versus R$142 milhões). A empresa cresceu no último trimestre 79,2% em acessos banda larga (246 mil versus 137 mil). Com uma estratégia agressiva não só para aumentar a penetração, mas também para elevar as velocidades de banda larga na base de clientes, 94% das vendas realizadas em dezembro foram de pacotes com Internet a partir de 1Mbps. No mercado corporativo o crescimento foi de 31,7% (R$63 milhões versus R$48 milhões). O Vono, marca que comercializa serviços de VoIP para o mercado residencial, de pequenas e médias empresas, cresceu 135% na comparação entre os trimestres(R$2,6 milhões versus R$1,1 milhão). O segmento Internet (provedor POP) foi o único a apresentar queda, em função da redução de usuários de Internet discada que migraram para banda larga e de mudanças nas tarifas de interconexão. A redução foi de 10,7% no período (R$16,4 milhões versus R$20,5 milhões).

Visão de Futuro - Os esforços da GVT estão voltados a manter o crescimento acelerado fortalecendo sua posição como líder na oferta de serviços de próxima geração. A empresa terminou 2007 com alta de quase 80% em acessos ADSL saindo de 137 mil que geraram R$62 milhões em 2006 para aproximadamente 246 mil que geraram R$128 milhões em 2007. O crescimento foi de 108% em VoIP que chegou a 73,5mil linhas em dezembro. Considerando somente a receita do Vono, a evolução foi de 234% no ano, saltando de R$3 milhões para R$9 milhões. “Queremos ser a melhor operadora de serviços de próxima geração nos principais mercados-chave do País”, revela Genish. Para isso, o volume de investimentos em rede, os lançamentos inovadores e a expansão deve continuar alto em 2008.

Com o intuito de crescer com qualidade, a empresa contratou 245 novos profissionais para a área de atendimento e irá concluir a contratação de outros 280 até março deste ano, atingindo um efetivo superior a mil pessoas dedicadas ao relacionamento com o cliente. Desde o início das operações a empresa trabalha com 100% de efetivo próprio nesta área e mantém isso como uma vantagem competitiva de mercado.

Os planos de expansão geográfica envolvem duas frentes principais – crescer onde a empresa já está estabelecida, nas cidades atuais ou novas cidades da área original de atuação, no Sul e Centro-Oeste e na região de Belo Horizonte, além de ingressar em novas localidades fora dessa região. A empresa realiza estudos de viabilidade de investimentos no Sudeste e Nordeste. A rede da Geodex também deve crescer – hoje já atende a um terço das necessidades de transmissão intra-regional da GVT, proporção que deve aumentar com as construções previstas.

O início da implementação da portabilidade numérica, a partir de agosto, com várias cidades dentro da área coberta pela GVT – Londrina, Rolândia, Cambé, Arapongas e Apucarana (PR), Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia (GO) e Campo Grande(MS) – contempladas ainda este ano, também é visto como uma grande oportunidade de crescimento, porque elimina a principal barreira que inibe a mudança de operadora pelo consumidor, a alteração do número. Sobre a VU-M – tarifa de interconexão paga pelas operadoras fixas para o uso das redes móveis, a expectativa da empresa é que a Anatel ou os órgãos de defesa da competição determinem a redução, conforme demanda formal da GVT, para acabar com os altos preços pagos pelo consumidor a cada ligação de telefone fixo para celular. Desde outubro de 2007, a empresa está depositando em juízo os valores referentes à diferença entre os aproximadamente R$0,40 cobrados atualmente pelas operadoras de celular e os R$0,28 determinados provisoriamente pela 4ª Vara da Justiça Federal de Brasília. O caso está em revisão no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e na Secretaria de Defesa Econômica (SDE).

Perfil da GVT - A GVT é uma empresa que se destaca no desenvolvimento de soluções e prestação de serviços de telecomunicações e internet no Brasil. A Companhia oferece um portifólio diversificado de produtos inovadores e soluções avançadas para operadoras de telefonia fixa convencional, transmissão de dados para empresas, serviços de internet (banda larga e ISP), e serviços de Voz sobre IP (“VoIP”). Oferece seus serviços e soluções diretamente aos usuários finais sob as nossas próprias marcas: GVT, POP e VONO. A marca GVT está entre as mais reconhecidas do mercado de telecomunicações nas localidades em que atua. | Site: www.gvt.com.br

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