Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2014 - 09:11

Gracián e o mundo empresarial

A arte da prudência, de Baltasar Gracián, ganha adaptação inédita.

“Gracián e o mundo empresarial – A arte da prudência” traz todos os aforismos do autor espanhol e ainda apresenta uma análise contemporânea da obra que influenciou escritores como Nietzsche e Schopenhauer.

Vencer no mundo empresarial requer extrema dedicação, precisão e perseverança mas, sobretudo, prudência. Considerado um clássico da literatura mundial, A arte da prudência, de Baltasar Gracián, apresenta uma série de conselhos que por quase 400 anos vêm influenciando homens de negócios em todo o mundo.

Neste mais recente lançamento da Editora Virgiliae, o autor de obras como O príncipe revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial e Análise Financeira: Uma visão gerencial, Luís Roberto Antonik, que também é presidente- executivo da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), apresenta uma nova versão para A arte da prudência, que ganha pela primeira vez no Brasil uma tradução completa dos 300 aforismos do autor espanhol.

“A minha tradução tem mais de 200 explicações e citações justamente para que o leitor possa entender tudo plenamente”, conta Luís Roberto Antonik. “Todas as traduções, apresentadas até hoje para A arte da prudência possuem uma linguagem com termos difíceis. A minha é textual e foi adaptada para os tempos atuais. Essas versões obedecem a ordem de Gracián, que mistura todos os assuntos e é contraditória. Em Gracián e o mundo empresarial – A arte da prudência, divido os conselhos por temas: relacionamento no trabalho, na sociedade, como alcançar a excelência etc”, explica o autor.

“A mentira, para justificar-se, precisa de outras mentiras”; “A habilidade vence mais que a força”; “Domine a arte de deixar passar”; “Um homem é o que lê” são algumas das citações de Gracián. Em Compreenda os momentos de sorte e azar, o autor explica que é característica dos bons jogadores manter a reputação. “Tanto importa uma bela retirada quanto uma bizarra acometida (...) Se sua sorte é breve, pense na intensidade da felicidade que teve e isso vai lhe servir de recompensa. Até a sorte se cansa de levar o homem nas costas por muito tempo; assim é prudente preparar-se para subir e baixar, enfrentar momentos afortunados e outros de azar”.

Gracián e o mundo empresarial – A arte da prudência é o resultado de três anos de trabalho de Luís Roberto Antonik. Ele conta que a ideia de traduzi-lo veio por se tratar de uma obra atual. “O ponto forte do livro é a atualidade. O conhecimento profundo que Gracián tinha da alma humana lhe permitiu fazer uma obra que manteve os conselhos válidos por todo esse tempo. A sua aplicação para negócios é espetacular”, finaliza o autor.

A arte da prudência é repleta de bons ensinamentos. Nestes dias em que falamos tanto sobre eficiência empresarial, Gracián ensina que é possível lucrar com ética, respeitando o ser humano e valorizando relacionamentos.

Baltasar Gracián - A obra de Baltasar Gracián (1601-1658), jesuíta e professor, está entre as de mais alta qualidade da literatura espanhola. Uma das suas principais características é a densa rede de referências disponíveis sobre cada uma de suas palavras. O trabalho de Gracián, se analisado coletivamente, é a verdadeira essência da literatura barroca espanhola. Sua existência relativamente sedentária, mantendo amizades e inimizades, em várias cidades espanholas, colaborou para que sua obra fosse cheia de simbolismos, embora muito real e abundante, deixando claro um desejo voraz por informação e comunicação, e, por ser um jesuíta, uma notável capacidade de manter-se a par dos acontecimentos e mudanças contemporâneas. E, acima de tudo, fala em prosa exigente capaz de definir com acuidade seu estilo e estabelecer uma atitude moral complexa. Um exercício constante do que hoje se entende por intertextualidade, temática, conceitual e estilística muito coerente com as práticas herdadas do Humanismo.

Tradução, adaptação e contextualização-Luis Roberto Antonik (Ph.D.), professor e executivo de empresas. Graduado em Geografia, Ciências Econômicas e Administração e autor de vários livros nas áreas de Finanças, Matemática Comercial e Filosofia, entre eles: O príncipe revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial, Análise Financeira: Uma visão gerencial; Matemática Financeira - Instrumentos Financeiros Para a Tomada de Decisão etc.

Gracián e o mundo empresarial | Subtítulo: A arte da prudência – Baltasar Gracián (Oráculo manual y arte de la prudencia – 1647) | Tradutor e organizador: Luis Roberto Antonik | 224 Páginas | Formato: 14 x 21 cm | Editora: Virgiliae | Assunto: Administração, Negócios, Gestão | ISBN: 978-85-64683-27-3 | Preço: R$ 34,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira