Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2014 - 09:40

O final do ano e o uso consciente dos bônus

Mais um ano está se findando. Como sempre o final do exercício chega acompanhado de dois importantes elementos: o convite ao consumismo desenfreado e os bônus de final de ano (13º salário, PLR, gratificações e etc.). Para utilizar uma boa metáfora eu diria que é como "a presa e o predador". O dinheiro ainda nem chegou e a pessoa já começa a fazer planos de como melhor utilizá-lo.

Existe um princípio em matemática financeira que se refere ao uso do dinheiro no tempo. O raciocínio funciona assim: é sempre melhor ter o dinheiro hoje ao invés de amanhã. Pois se tenho o dinheiro hoje, posso fazer o melhor uso alternativo dele. Assim, para tentarmos evitar que o monstro do consumo e da falta de planejamento devore seu “porquinho” cheio de moedas, aqui vão algumas importantes dicas:

Se você possui dívidas, nada de compras ou poupança com os recursos provenientes do bônus de final de ano. O importante é quitar o máximo de dívidas possíveis. Caso sejam muitas, organize uma fila.

O critério é colocar na primeira posição aquelas dívidas cujos juros são mais altos. Se você precisa quitar dívidas, nada de presente de Natal para amigos ou parentes. Ser um bom administrador financeiro exigirá a capacidade para falar NÃO!

Se não possui dívidas, mas também não tem recursos guardados, talvez seja hora de iniciar uma poupança. Não se esqueça que no início do ano chegarão novas contas (IPTU, IPVA, etc.). Então, poupe 50% dos seus bônus de final de ano e utilize o restante dos recursos para compras de Natal, caso deseje. Mas compre à vista e exija desconto. Lembrando que, o percentual de desconto deve ser sempre superior à taxa que remuneraria o seu dinheiro, caso ele estivesse aplicado a juros.

Mesmo que possua caixa (aplicações financeiras), para as despesas de início de ano, recomendo poupar uma parte dos bônus e pesquisar, incansavelmente, preços antes de comprar presentes de Natal. Se for possível, compre os presentes depois do período festivo, pois os preços tornam-se bem menores.

Outro fato que pode ajudar não só nesse período, mas em todo o ano é alterar os vencimentos de suas contas. Caso receba o salário no 5º dia útil, coloque todas as suas contas (energia, água, cartão, telefone, condomínio, plano de saúde, limite do cheque especial e etc..) para vencer no dia 10. Assim ficará fácil saber se sobrou ou faltou para o resto do mês. Ter as contas vencendo em diferentes datas ao longo do mês é um complicador para quem recebe apenas uma ou duas vezes no mês. A maioria das pessoas costuma se atrapalhar com isso. Mas, todas essas dicas só irão realmente dar resultado se você for capaz de escrever o planejamento financeiro. Uma vez escrito deve-se voltar a ele com frequência para verificar se tudo correu como planejado ou se há necessidade de ajustes. Pode ser uma anotação em papel ou uma planilha eletrônica. Se for casado recomendo que os orçamentos sejam trocados. Normalmente somos mais atentos com as coisas alheias do que com as nossas próprias coisas. Mas lembre-se, que o papel de cada um é de auxiliar e não de chefe ou controlador. Apenas atualizem os dados e apontem os problemas. É o proprietário do planejamento financeiro que tem que decidir o que fará para se corrigir. Se ele pedir sua opinião compartilhe-a, caso contrário, limite-se a continuar atualizando a planilha do seu companheiro.

São pequenas dicas, no entanto espero que elas ajudem o seu “porquinho” a se manter vivo e bem gordinho nesse período de tanta gastronomia e gastança!

. Por: Luiz Carlos Lemos, professor de finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas. | Perfil-A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira