Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2014 - 07:55

Banco Société Générale aprimora processo de tomada de decisão com fusão de bases de dados

Migração de banco de dados em curso possibilitou ganhos de performance da ordem de dez vezes.

São Paulo - O Banco Société Générale, com sede em Paris, é um dos mais importantes grupos financeiros da Europa, com mais de 32 milhões de clientes e 148 mil colaboradores em 76 países. A instituição, que celebra 150 anos este ano, foi premiada recentemente por seu aplicativo de BI mobile. O projeto demandou cuidado especial por envolver a satisfação do cliente, principal preocupação do grupo, que considera o aspecto “conhecimento dos clientes” não apenas uma obrigação de marketing, mas uma obrigação regulamentar. E esse conhecimento do cliente dentro do Grupo é suportado pelo sistema de apoio à decisão, que demandava ampliação de performance.

O Banco Société Générale é cliente da Microstrategy há cinco anos, utilizando uma série de produtos de tratamento e restituição de dados. A ideia central do projeto de BI era unificar tanto bases de dados oriundas da atividade bancária, como por exemplo operações financeiras e regulamentares, quanto da área de marketing. Para atingir esse objetivo, em 2013, a instituição decidiu consolidar a armazenagem de todos os seus dados em um banco de dados Teradata. “Queríamos reduzir complexidade, riscos e custos”, diz Dominique Suardet, gerente de TI do departamento de BI da Société Générale.

A área de BI do Grupo atende os diferentes níveis hierárquicos e ocupacionais, fornecendo os relatórios necessários para atender as suas necessidades. São cerca de 20 terabites de dados para 23 mil usuários, sendo 2,2 mil usuários simultaneamente. Dominique Suardet apresentou o projeto de migração para Teradata durante o evento Microstrategy World, em julho último, em Barcelona.

O projeto piloto de migração teve início com a base de dados da área de marketing e, posteriormente, a última fase foi relacionada à gestão de riscos. Como não se considerava, por razões de conformidade aos regulamentos de segurança, migrar conjuntamente em big bang tanto a alimentação dos cubos Microstrategy quanto os processos de alimentação da base de dados, a plataforma foi instalada como a base de alimentação dos cubos. Esta base foi então clonada a partir da base de acesso de saída, com uma execução de clonagem a cada noite. Apenas em um segundo momento o processo completo migrou para o novo banco de dados.

Este projeto piloto permitiu que se testasse a recomendação do fornecedor de banco de dados, de se dispor de uma única tabela. Também, as diferentes visões foram incorporadas e os tipos de dados modificados (de numérico para alfabético, por exemplo). Vários testes foram efetuados com diferentes arbitragens nas fusões de tabela e com as modificações de tipos de dados, não revelando diferenças no processo de carregamento dos dados. Pelo contrário, a Société Générale constatou nítidas melhorias na qualidade do serviço, da ordem de dez vezes, ao fazer a migração, que entrou em produção no início deste ano e será concluída até o fim de 2014.

MicroStrategy Incorporated -Fundada em 1989, a MicroStrategy (Nasdaq: MSTR) é fornecedora líder mundial de plataformas de software empresarial. A missão da empresa é fornecer as plataformas mais flexíveis, poderosas, escaláveis e fáceis de utilizar para análise, mobilidade, identificação e fidelidade, oferecidas tanto para uso nas instalações físicas do cliente ou em nuvem.

O MicroStrategy Analytics Platform™ permite que organizações líderes analisem grandes quantidades de dados e distribuam a visão de negócios por toda a empresa. Nossa plataforma de análise fornece relatórios e dashboards, e permite aos usuários realizar análises ad hoc e compartilhar suas ideias em qualquer lugar, a qualquer momento. O MicroStrategy Mobile App Platform™ permite que as organizações construam rapidamente aplicações ricas em informações que combinam multimídia, transações, análises e workflows personalizados. O MicroStrategy Identity Platform™ (nomeada MicroStrategy Usher™) oferece às organizações a capacidade de desenvolver um aplicativo móvel seguro para identificar e credenciar. O MicroStrategy Loyalty Platform™ (nomeada MicroStrategy Alert) é uma solução móvel para fidelidade e engajamento do cliente de última geração. [www.microstrategy.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira