Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2008 - 13:12

“Lições de um Brasil Selvagem”


Nos últimos oito anos, o fotógrafo Felix Richter viajou 18 vezes para o Pantanal e para a Amazônia, onde fez fotos e reflexões sobre os dois lugares. O resultado poderá ser visto no livro “Lições de um Brasil Selvagem” (Céu Azul de Copacabana Editora), que será lançado no dia 22 de janeiro de 2008, na Galeria Tempo, em Copacabana. Para marcar o lançamento, Felix Richter vai expor 12 fotos – dez em formato 50cm x 50cm, e duas de 80cm x 80cm –, na mostra que ficará até dia 08 de março.

Felix levou duas câmeras nestas 18 incursões à natureza: uma moderna câmera digital, Canon 400D, para registrar paisagens e flagrantes de animais, e uma Rolleiflex, para as horas vagas. Com esse equipamento considerado "histórico" (muito usado nos anos 1950), registra cenas inusitadas, resultando em imagens muitas vezes abstratas e de cunho pessoal, algumas delas escolhidas para a exposição na Galeria Tempo.

Existe uma distinção entre as duas abordagens feitas pelo fotógrafo. Felix observa que quando sai com a câmera digital, seus objetivos são precisos, pois já tem em mente o que busca. Quando usa sua antiga Rolleiflex, as motivações são de outra ordem: ele obedece aos próprios movimentos internos, enxergando no exterior, na natureza, a correspondência para suas pulsões. Este é um trabalho lento, demorado, de reflexão.

Em seu livro, podem-se observar essas duas facetas ou motivações, já que em meio às fotos feitas digitalmente, Felix incluiu algumas fotos feitas com a Rolleiflex, como as que estão nas páginas 34, 35, 36 e 42.

“Lições de um Brasil Selvagem” tem capa dura, 23 X 23 cm, e traz, além de fotos a cores, textos do próprio Felix Richter. “Reuni neste livro fotos e reflexões sobre os dois maiores ecossistemas do país: Amazônia e Pantanal. Juntos, e, no passado, já foram interligados, formam um Brasil à parte, onde a ordem é o equilíbrio. Como nem todos têm a possibilidade de viajar repetidas vezes para essas duas regiões, busquei neste livro registrar, além das fotos, as observações que me ocorreram durante essas viagens”, explica Felix.

Em vários pontos do livro, Felix mostra sua paixão pela defesa do meio ambiente. “O termo ‘proteção da natureza’ é equivocado. A natureza não precisa, tampouco pede, para ser protegida. O correto seria qualificar a preservação do meio ambiente como ‘proteção da humanidade’. A natureza é um organismo de existência contínua, que simplesmente se adapta a uma infinidade de variáveis. Ao preservar a natureza estamos garantindo a sobrevivência do ser humano. E este, é hoje, o grande desafio da humanidade: garantir o nosso futuro”, destaca.

Em outro de seus textos, Felix destaca a harmônica convivência entre animais de diversas espécies. “Chama a atenção como animais, das mais variadas espécies. O papagaio dessa foto pouco se importou quando o gavião, a princípio um predador, pousou na mesma galhada. Observei esses dois pássaros por alguns minutos. Pareciam, inclusive, estar se comunicando amigavelmente. O mesmo ocorreu com as araras e o urubu. O homem dificilmente divide espaços com outro que lhe seja oposto. Nos estádios de futebol, as torcidas se agridem; na praia, cada tribo freqüenta um trecho de areia diferente; aos domingos, cada um procura a sua igreja. Sei que há muitos opostos entre nós que também se integram, mas o que se destaca no reino animal é a naturalidade dessa integração. A questão da diferença simplesmente inexiste. Não se procuram e tampouco se evitam. Apenas convivem, e só”, constata.

Fotógrafo autodidata, Felix Richter já lançou outros livros com imagens de cidades como Natal, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, mas diz que fazer fotos da Amazônia e do Pantanal foi o projeto que consumiu mais tempo, devido à riqueza visual do local. “A dedicação a este ambiente é muito maior”, diz o fotógrafo.

Exposição e lançamento do livro “Lições de um Brasil Selvagem”, de Felix Richter, dia 22 de janeiro de 2008, às 19h. Exposição: até 8 de março de 2008, de segunda a sexta, das 12h às 19h, sábado, das 16h às 19h, na Galeria Tempo, Rio de Janeiro, Av. Atlântica, 1782 / loja E  Copacabana  (ao lado do Copacabana Palace) Rio de Janeiro  RJ. Tel.: (21) 2255-4586/ Fax.: (21) 2256-1740 | [email protected]

Livro Lições de um Brasil Selvagem, com textos e fotos: Felix RichterCéu Azul de Copacabana Editora 23 x 23 cm, 72 páginas. Bilíngüe (inglês e português). Capa dura. Acabamento de luxo. Preço: R$ 69,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira