Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2008 - 13:13

Exposição de Verão 5 - uma mostra de pinturas


Inaugura dia 17 de janeiro nas galeria Silvia Cintra Galeria de Arte e Box 4 a quinta edição da Exposição de Verão. Uma mostra com o objetivo de apresentar ao mercado de arte os novos talentos da arte contemporânea brasileira. Este ano o tema escolhido pela curadora Juliana Cintra é a pintura e os artistas selecionados são: Antonio Bokel; Bruno Dunley; Chiara Banfi; Henrique Oliveira; Maria Klabin; Pedro Moraleida e Tatiana Blass.

“As primeiras edições da Exposição de Verão foram mais focadas em fotografia, vídeo e instalações, porque a característica marcante deste nova geração de artistas é o uso de mídias variadas. Este ano resolvi fazer um caminho inverso e mostrar o que está sendo feito hoje em pintura. Há muita coisa boa sendo produzida. E não há menos pintores que fotógrafos, por exemplo. Mas em pintura é mais difícil fazer o novo, pois está se conversando com a história da arte. Geralmente, nessa categoria não entra aquele cara que chega dizendo “eu-tenho-muitas-idéias”. Para ser um pintor hoje, é preciso ter uma pesquisa muito séria e grande conhecimento da história da arte, pois é com ela que o artista estará dialogando. Ainda que incorpore procedimentos, materiais e discussões contemporâneos, se o trabalho tiver o mínimo de consistência ele estará discutindo a tradição”, explica Juliana Cintra.

A Exposição de Verão também pretende atrair um público jovem, que está começando a constituir coleções e tem possibilidade de comprar trabalhos de qualidade com artistas promissores e preços ainda acessíveis. As obras selecionadas pela curadora partem de uma natureza-morta, passam pelo abstracionismo, figurativismo, arte pop e terminam em trabalhos que apesar de não usarem nem a tinta, nem a tela podem ser considerados pintura. Os seis artistas selecionados são jovens entre seus vinte e trinta e poucos anos que trabalham com diversas mídias mas possuem uma pesquisa profunda em pintura, seja na concepção mais clássica ou mais contemporânea da palavra. Entre eles, uma descoberta e aposta: Pedro Moraleida, que se suicidou aos 22 anos, em 1999, descoberto por Juliana durante uma exposição de pinturas e desenhos do artista no Museu da Pampulha em 2005.

Exposição de verão, de 17 de janeiro a 24 de fevereiro, segunda a sexta: 10h às 19h, sábado: 12h às 16h, na Silvia Cintra Galeria de Arte, Rua Teixeira de Mello, 53 lj. D - ( 21 )2521-0426 | www.silviacintra.com.br e Galeria Box 4 | Rua Teixeira de Melo 53 - ( 21 2247-8809 | www.galeriabox4.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira