Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2014 - 09:07

Seminário “Drogas: Legalização + Controle”

Jornalista Glenn Greenwald discute legalização e controle de drogas em seminário que reúne policiais, juízes e especialistas no Rio de Janeiro. Evento promovido pela Leap Brasil e Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do RJ é gratuito e aberto ao público. Entrega do prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas, promovido pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Cândido Mendes (RJ), acontece no início do seminário.

Rio de Janeiro – No próximo dia 24 de novembro(segunda-feira), o auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro recebe o seminário “Drogas: Legalização + Controle”, evento promovido pelo ramo brasileiro da Law Enforcement Against Prohibition (LEAP) – a Associação dos Agentes da Lei contra a Proibição (LEAP Brasil) –, em parceria com o Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Além de reunir policiais, juízes e outros atores da justiça criminal, o seminário contará com a presença do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que produziu um conjunto de reportagens sobre os documentos da NSA - revelados por Edward Snowden – e garantiu aos periódicos The Guardian e The Washington Post o Prêmio Pulitzer 2014 na categoria Serviço ao Público. Greenwald é também advogado e fez um estudo sobre a política de drogas em Portugal, intitulado Drug Decriminalization in Portugal: Lessons for Creating Fair and Successful Drug Policies, que pode ser acessado em: http://migre.me/mr4iW.

Em fevereiro de 2014, Greenwald criou, junto com Laura Poitras e Jeremy Scahill, o Intercept, um novo veículo de mídia, dentro do site First Look Media. A conferência de Greenwald marca seu ingresso no quadro de consultores da LEAP Internacional (1) e será coordenada pela Juíza aposentada Maria Lucia Karam, membro da diretoria da LEAP e presidente da Leap Brasil.

O Delegado de Polícia Civil Orlando Zaccone coordenará a mesa em que proferirá conferência a Dra. Raquel Peyraube, médica e assessora do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA) do Uruguai. A Dra. Raquel Peyraube compartilhará os detalhes do processo de legalização e regulação da maconha, liderado pelo governo do Uruguai.

O seminário contará também com uma roda de conversa com porta-vozes da LEAP e o público, em mesa coordenada pela Inspetora de Polícia Civil do RJ, Marina Lattavo, na qual participarão o Coronel (reformado) e ex-chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do RJ, Jorge da Silva; o tenente da Polícia Militar da Bahia, Danillo Ferreira; o inspetor de Polícia Civil do RJ, Francisco Chao; e a delegada de Polícia Civil do RJ, Sandra Ornellas.

Vencedores do Prêmio Gilberto Velho serão anunciados -Na abertura do seminário, será realizada a entrega do Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas, primeiro do gênero dedicado ao tema no Brasil. O prêmio é uma realização do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Cândido Mendes (RJ) e tem o objetivo de estimular o debate público sobre políticas e legislação relacionadas às drogas. Para isso, vai premiar reportagens publicadas por veículos impressos e de internet que demonstrem apuro, abrangência, capacidade investigativa e originalidade na discussão sobre estes temas e seus impactos sobre a sociedade.

O júri formado por jornalistas e especialistas no tema avaliou reportagens publicadas entre 1 de janeiro e 22 de outubro de 2014. Serão anunciados os vencedores do primeiro e segundo lugar, cujas premiações serão de R$ 7 mil e R$ 3 mil, além de uma menção honrosa.

A LEAP – Agentes da Lei contra a Proibição: em 2002, conscientes do fracasso e dos danos provocados pela política de “guerra às drogas”, cinco policiais norte-americanos fundaram a LEAP. Tornando-se, poucos anos depois, uma organização internacional, a LEAP dá voz a integrantes das forças policiais e da justiça criminal, na ativa e aposentados, que crescentemente apontam a necessidade de legalização e consequente regulação da produção, do comércio e do consumo de todas as drogas. Os membros da LEAP não promovem o uso de drogas e têm profundas preocupações com a extensão do abuso de drogas, mas preocupam-se da mesma forma com o destrutivo impacto da violência, das mortes, do encarceramento massivo, da corrupção e dos maiores danos à saúde provocados pela proibição. Os membros da LEAP acreditam que um sistema de regulação e controle, possível apenas em um ambiente de legalidade, é muito mais eficaz do que a proibição. Seu ramo brasileiro, a LEAP Brasil, foi fundado em 2010, tendo realizado seu primeiro seminário “Drogas: dos perigos da proibição à necessidade da legalização”, em abril de 2013, também no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Drogas: Legalização + Controle, no dia 24/11/2014 (segunda-feira), das 9h às 13h30, no Auditório Antônio Carlos Amorim – Av. Erasmo Braga, 115 – 4a andar – Centro do Rio de Janeiro.Inscrições gratuitas e limitadas: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2014/drogas_legalizacao-controle.html | Informações (21) 3133-3369 | http://www.leapbrasil.com.br.

(1) Glenn Greenwald passará a integrar o quadro de consultores (Advisory Board) da LEAP Internacional, que já conta com o ex-coordenador Anti-Drogas da União Européia, Carel Edwards; o senador e ex-prefeito de Vancouver, Canadá, Larry Campbell; o ex-Governador do estado do Novo México, EUA, Gary Johnson; o Juiz Aposentado da Suprema Corte da Noruega, Ketil Lund; o ex-chefe do Departamento de Polícia de Seattle, Washington, EUA; dentre outros importantes nomes, que, por sua qualificação, experiência e saber, contribuem para o trabalho desenvolvido pela LEAP, em sua missão conscientizadora da necessidade de legalização e consequente regulação da produção, do comércio e do consumo de todas as drogas, de modo a assim pôr fim à violência, às mortes, à corrupção, às doenças, e aos crimes provocados pela política de 'guerra às drogas'."

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira