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16/01/2008 - 13:38

Empreendedorismo: Oportunidades de negócios para 2008

O aumento do poder de compra do brasileiro, devido especialmente ao fácil acesso ao crédito, contextualiza um momento favorável para a criação de novas empresas. Os setores de comércio e serviços devem ser os mais beneficiados pelo aumento do consumo interno, segundo análise do Sebrae de Santa Catarina.

Conheça as melhores opções de negócios em comércio e serviços para 2008: Higiene e beleza: É uma atividade em ascensão. É necessário dispor de aporte financeiro para investir garantindo um estoque variado. É importante também ter diferenciais de serviços e atendimento para encarar uma forte concorrência.

Atividade física: As academias de ginástica também continuam crescendo. A busca pela saúde e boa forma física também é objetivo dos brasileiros em 2008. A localização é fator crucial para o sucesso deste segmento. As pessoas precisam conciliar sua atividade física com a rotina do dia-a- dia. A sugestão é buscar locais carentes deste serviço, como regiões do interior dos estados. Vestuário: A concorrência é grande, mas o setor deverá fechar o ano com bons resultados, segundo os especialistas. É necessário investir em estoques, treinamento para vendas e atendimento ao cliente e bom gerenciamento administrativo para garantir o sucesso do negócio. Alimentação: É um serviço indispensável, fortemente associável às atividades de entretenimento. O diferencial está na proposta gastronômica, na adequação da especialidade à região e no treinamento para atendimento ao cliente.

Mas cuidado; para ter sucesso nos negócios é preciso escolher uma atividade com a qual você se identifique. Uma característica comum aos empreendedores de sucesso é que eles são apaixonados pelo que fazem, adoram superar desafios, e têm capacidade para lidar com ambientes de incerteza e risco.

Para que o negócio tenha maiores chances de sucesso, é necessário que haja muito trabalho prévio, considerando algumas variáveis importantes: 1. Competitividade | 2. Recursos financeiros necessários | 3. Mercado - Projeção de Vendas | 4. Análise de custos e formação de preços | 5. Foco no cliente - como satisfazê-lo? Como surpreendê-lo? Como encantá-lo? | 6. Localização e Estrutura | 7. Equipe - quem serão meus funcionários? | 8. Parceiros - quem serão meus fornecedores? | 9. Plano de negócios - reunindo as variáveis anteriores num mesmo plano.

Boa sorte e sucesso!

. Por: Cláudio José Carvajal Júnior - Coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo. Master of Business Administration - MBA Executivo Internacional, pela Universidade da Califórnia (EUA), Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Administração, pela EAESP/FGV. É também Diretor-Executivo da CPD Consult Ltda. - Consultoria em Gestão Empresarial.

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