Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2008 - 10:03

Marinha intensifica fiscalização de embarcações no litoral fluminense

Rio de Janeiro - Dois navios, um helicóptero e 15 lanchas da Marinha vão intensificar as ações de fiscalização de barcos de turismo, como escunas e saveiros, e de embarcações de esporte e lazer, como lanchas e jet skis. A ação, que começa com vistorias nos municípios de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, as ações vão até o dia 21.

A fiscalização faz parte da Operação Verão, cujo objetivo é garantir a segurança de banhistas e das pessoas que estão a bordo, já que durante o verão, o movimento de embarcações chega a ser 50% maior.

No ano de 2007, das embarcações inspecionadas, 1.726 apresentavam irregularidades. Dessas, 145 foram apreendidas por cometerem infrações consideradas graves, como superlotação, mau estado de conservação, falta de material de segurança e de documentos.

Segundo o comandante da Operação Verão no estado do Rio, o capitão-de-mar-e-guerra Wilson Lima Filho, a grande preocupação é justamente com irregularidades nos documentos de habilitação. A multa, nesse caso, pode variar entre R$ 40 e R$ 3 mil.

Lima Filho lembrou também que existem dois tipos de autorização, uma para amadores e outra para profissionais e que a responsabilidade sobre a embarcação é do proprietário e do comandante.

“É fundamental que o comandante faça as verificações, principalmente para saber se as embarcações estão em plena condição de segurança, se os tripulantes estão habilitados de acordo com as normas da autoridade marítima, além de verificar, por exemplo, as condições e os locais onde são mantidos coletes e extintores de incêndio. Principalmente quando se trata de embarcações que transportam turistas”, afirmou Lima Filho.

Depois da Região dos Lagos, as próximas ações serão em Angra dos Reis e em Parati. | Por: Mariana Borgerth/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira