Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2014 - 16:35

Embaixador da Cidade Maravilhosa


O guia de turismo Fábio Mendonça (direita), com turistas

O paraíso pode ser aqui, depende do guia.

Ter um local a seus pés, com seus cheiros, seu povo, e suas marcas registradas há de ter um acompanhante que o faz sentir como tal. E um grande guia de turismo é àquele que tem o feeling apurado e te leva a caminhos que como visitante definitivamente imaginava encontrar.

O Rio de Janeiro é uma cidade peculiar, composta não somente pelas montanhas, muito verde, sua cultura, arte e as praias paradisíacas, mas mora neste pedaço do planeta uma história de quase meio século onde se confunde religião, política e muita mistura de gente, costumes, sons, cheiros e cores.

E para guiar o estrangeiro, e fazê-lo apalpar as sensações há de ter alguém que tem a alma do local, ou seja, um “Embaixador”. Fábio Mendonça é isso, experimentou na sua estrada profissional muitas nuances de trabalhos, mas como publicitário descobriu que gente é o seu melhor viés, se qualificou, registrou-se nos órgãos oficiais, se concretizou na diversificação, e aflorou de vez na veia, o turismo, aliás, que parece vir mesmo de berço, - já que a mãe também trilha por este caminho algum tempo, atendendo grupos da terceira idade. Cerca de sete anos ele dedica ajudar o turista a desvendar, -e porque não encontrar em algum canto a realização de seu desejo.

E foi nessa diversificação e passagem por muitos meios que Fábio descobriu que ninguém sai de suas casas para ouvir apenas uma história, ou somente seguir o roteiro fixo ou pré-determinado. “A cidade tem alma, acredito na exclusividade como vanguarda de um trabalho”, afirma o profissional.

Para que o visitante viaje literalmente, usa de serviços exclusivos e muito privativos, -o que faz com que chegue bem perto do imaginário, ou do que um dia acreditou ser aquele local.

“Temos que eliminar o máximo de barreiras para que o turista volte sempre e disposto a buscar novos roteiros”, vê Fábio.

Do centro, passando pelas igrejas monumentais e ricas em detalhes, extravasam épocas que somam um Brasil que passa pela Europa, em ruas ainda de paralelepípedos com cafés, chás e almoços servidos como centenas de anos atrás. Plantados ainda os museus recheados de obras de arte, e assim segue o guia levando os turistas a encontrar a beleza do Jardim Botânico e suas plantas exóticas, e a vista encantadora do alto das favelas, da bucólica Santa Teresa, seu bonde, ladeiras, aconchegos, gostosuras e arte.

Na maior floresta urbana do mundo, cachoeiras, porque não uma esticada até o Cristo Redentor -andar no Trenzinho do Corcovado é quase esquecer que há uma cidade por aí. Ainda o Pão de Açúcar em dia de sol -paisagens que merecem registro. A cidade de cima, dos lados, mas de baixo é que Fábio acredita estar o encantamento, é nas praias desertas que o turista pode imaginar como ainda existe este pedacinho no mundo que ainda habitam tanta originalidade em fauna e flora.

Ainda há o Maracanã, o monumento do futebol brasileiro agora na versão de uma arena sofisticada.

Ah, uma parada em algum barzinho para experimentar a famosa “caipirinha”, pois não, aproveite o sabor, depois seguimos, -mas vá devagar que tem muita coisa para provar. “E assim com uma exclusividade de atenção, o turista muitas vezes não deseja mais ir embora. Até vai, mas com data para o retorno”, comenta o embaixador da cidade, com um largo sorriso de satisfação no que faz.

Muitas vezes o viajante deseja mudar o rumo de tudo, então no roteiro pré-definido pode se mexer, afinal, ele se dedica a acompanhar no máximo quatro pessoas “nada de misturar estranhos, nossa exclusividade é levada ao pé da letra”, observa Mendonça.

Passear a pé por Ipanema é o 'up' de uma viagem pela cidade, entrar em uma loja de suco é enlouquecer com os cheiros e gostos. E nas lojas, o nosso design e estilos nos móveis e roupas reconhecidos mundialmente. As feiras do Rio Antigo na Rua do Lavradio, área central da cidade.

Os parques como o Aterro do Flamengo, arborizado por espécies raras trazidas de muitos lugares do mundo pelo paisagista Roberto Burle Marx, - um complexo de lazer, esportes, rodeado por um aeroporto, marina, museus, casa de shows.

Sol forte, vale um mergulho na praia, ou apenas ser levado a deixar os rastros na areia e ser embalado pelas ondas.

A noite no Rio de Janeiro: entre estes morros abençoados pelos deuses da mistura de raças e sons, cada canto tem a sua efervescência peculiar do Brasil. O samba, o choro, o jazz, o violino, o cavaquinho e lá se vão tantos outros instrumentos, vozes e letras, que se misturam em mãos e gargantas dignificadas, que não tem chão para tantos quadris, ouvidos e muita graça.

A Lapa traduz um pouco de tudo isso, mas existem dezenas de casas de shows e boates, músicas ao vivo, eletrônicas, DJs. Para completar a fervura, as quadras das escolas de samba, suas poderosas baterias, -e aí, a noite pede para não acabar.

Outro dia, ainda se pode atravessar a ponte, ir de barca, então, cair em Niterói, o lado de lá da Baía de Guanabara, brisa fácil, com suas fortalezas, belos parques e o MAC, - museu cuja obra é legado do arquiteto Oscar Niemeyer.

Mas as travessias não tem fim, tem Petrópolis, a cidade imperial também tem o seu roteiro, e é outra página do Rio de Janeiro recheada de curiosidades de um Brasil que já foi regido pela monarquia.

Fábio Mendonça que hoje faz todo seu trabalho diferenciado é proprietário da Rio Cultural Secrets, que está aí para atender também os hotéis da cidade, e ao lado do seu sócio Alan Denis transforma o dia a dia em mostrar detalhes locais como se atendesse a um grande amigo.

Tanto inusitado, autenticidade e segredos o viajante vai descobrir buscando os serviços dessa empresa que tem preço, qualidade e já é super indicada por sites de turismo como o TripAdvisor. Se um grupo de pessoas vem para um grande evento empresarial, está aí a oportunidade de conhecer mais o Rio, se está em outro estado, estica a estadia pra cá, “dois três dias bem aproveitados com acompanhamento vip podem ser inesquecíveis”, frisa Fábio.

Mais, mas muito mesmo está no site: www.rioculturalsecrets.com | Contato pelos telefones [+55 21] 2294-9469 | 98031-2692 | E-mail: [email protected]

Publieditorial

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira