Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2014 - 08:09

CEUNSP investe em tecnologia Aerohive para implantar infraestrutura de rede Wi-Fi


Projeto já beneficia cerca de 15 mil estudantes em mais de 130 cursos. A solução de alto desempenho da Aerohive consolidou uma estrutura que suporta a conexão de mais de cinco mil acessos simultâneos. Em breve o CEUNSP pretende estender a rede sem fio para as áreas abertas e de convivência, como jardins e áreas verdes.

Com o objetivo de oferecer aos estudantes e professores a utilização integral dos recursos de Wi-Fi com segurança e rapidez, o CEUNSP - um dos maiores complexos educacionais do País, com mais de 15 mil estudantes em mais de 130 cursos, turnos e habilitações, do Ensino Infantil à Pós Graduação - investiu na implementação de uma infraestrutura de rede sem fio com equipamentos da Aerohive Networks, empresa líder em soluções de rede Wi-Fi móvel sem controladora e com gerenciamento na nuvem para o mercado corporativo. A implantação otimizou todo o sistema de operação de rede da instituição, por meio de um gerenciamento em tempo real.

O CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - reúne nove Faculdades e um Instituto Superior de Pós-Graduação, além de dois amplos e modernos colégios Objetivo, em Itu e Salto, e o Colégio CEUNSP de Salto, que oferecem estrutura de universidade para alunos do Ensino Médio. São quatro campi próprios e urbanos localizados nos centros das duas cidades, numa área de mais de 190.000 m². A instituição é referência na região por seu cunho inovador e foi a primeira da região a abolir o giz e o quadro negro, disponibilizar internet sem fio em seus campi e a usar computadores Macintosh.

O período de instalação dos equipamentos foi de novembro de 2013 até fevereiro de 2014, com adequação do projeto realizada de julho/14 até agosto/14. Foram instalados 30 pontos de acesso Aerohive AP 121 com autenticação baseada em servidor Radius, integrado em um AD de um servidor Windows Server nos quatro campi da instituição. De acordo com Juan Fonseca, coordenador de TI do CEUNSP, os benefícios da tecnologia Aerohive erradicaram os problemas de acessos simultâneos nos horários de pico do Centro Universtário. “Hoje conseguimos atender os alunos com extrema rapidez. Temos períodos com cinco mil acessos simultâneos que hoje ocorrem sem problemas de desempenho nos pontos de acesso dos usuários”, comemora.

O complexo educacional contava anteriormente com uma solução parcial que baseava o uso do Wi-Fi em acessos de home users, com marcas variadas. ”Nesta última versão da rede, antes da Aerohive, constatemente tínhamos travamentos e problemas de desempenho nos AP’s e não conseguíamos ter um processo de segurança de acesso implementado de maneira eficiente”. Para Fonseca, a solução da Aerohive otimizou todo o sistema de supervisão da rede. “Hoje é possível verificar em tempo real quem está conectado, onde, fazendo o que e por quanto tempo. Portanto, o gerenciamento e controle ficaram mais fáceis”, destaca.

O Centro Universitário demandava uma solução robusta devido à grande quantidade de equipamentos que alunos e professores utilizam por meio da rede sem fio, como notebooks, smartphones e tablets. Além de sanar este problema, a solução da Aerohive permitiu um gerenciamento simples e rápido, otimizando o tempo de trabalho da equipe de TI do CEUNSP.

Os equipamentos da Aerohive foram implementados em blocos, áreas e salas estratégicas dentro da instituição. A nova infraestrutura é capaz de atender a demanda dos alunos que trazem seus dispositivos de casa e acessam a rede sem fio para pesquisas e consultas acadêmicas. Além disso, professores e funcionários utilizam ainda o sistema ERP e e-mail interno da instituição, que estão baseados em nuvem.

O treinamento e a capacitação foram fornecidos gratuitatamente pela Secureway, parceira da Aerohive Networks. “A realização do projeto aconteceu com tranquilidade e de maneira bastante simples, nos foi fornecido todo o apoio por parte da Aerohive e principalmente do canal direto que foi a Secureway”, enfatiza Fonseca.

De acordo com Fernando Lobo, diretor de vendas da Aerohive para América Latina, o uso de rede wireless é uma demanda fundamental no setor. “A educação é uma das prioridades de atuação da Aerohive, por isso temos que estar alinhados a esta nova realidade. Não há mais como discutir educação sem a utilização de recursos da Internet, seja para pesquisa, nuvem, vídeos, etc. Por isso, este tipo de projeto é de extrema importância para nós”, complementa.

Agora com as melhorias efetuadas nos campi do Centro Universitário, os alunos possuem internet de ponta para pesquisas e consultas acadêmicas, além de melhor rapidez e performance nos acessos à rede Wi-Fi. O CEUNSP pretende estender a rede sem fio para as áreas abertas e de convivência, como em jardins e áreas verdes de seus quatro campi.

Perfil - A Aerohive Networks reduz o custo e a complexidade das redes de hoje, com soluções de roteamento baseadas na nuvem e WiFi distribuído, para companhias de médio porte, filiais e teletrabalhadores. As soluções premiadas de arquitetura wi-fi cooperativa, de gerenciamento via redes públicas ou privadas, de roteamento e VPN, da Aerohive, eliminam o custo com controladoras e pontos únicos de falha. O que possibilita aos clientes confiabilidade missão crítica com segurança granular e a habilidade de começar pequeno e expandir sem limitações. A Aerohive foi fundada em 2006 e está localizada em Sunnyvale, Cal, EUA. Entre os grupos investidores incluem-se Kleiner Perkins Caufield & Byers, Lightspeed Venture Partners, Northern Light Venture Capital e New Enterprise Associates, Inc. (NEA).[www.aerohive.com], e redes sociais.

"Aerohive" é uma marca registada e HiveManager e HiveOS são marcas comerciais da Aerohive Networks, Inc. Todos os nomes de produtos e empresas aqui utilizados são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários. Todos os direitos reservados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira