Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2014 - 08:54

Black Friday: pesquisa aponta que consumidores vão antecipar compras de Natal para novembro

São Paulo – A “Pesquisa Natal 2014 – Revelação sobre o hábito de consumo dos brasileiros”, em sua quinta edição, antecipa as tendências relacionadas ao período de festas natalinas. Uma parte significativa dos consumidores pretende antecipar as compras para novembro (43%) – o maior índice já indicado para este mês, na série histórica de cinco anos da pesquisa. Nos quatro anos anteriores os índices dos que iniciavam as compras em novembro eram de 26% (2013), 24% (2012), 30% (2011) e 32% (2010).

“Este novo momento de compra é um dado muito importante para que os varejistas estejam preparados para atender aos consumidores, tanto no nível de estoques como na qualidade da prestação dos serviços”, comenta Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor de bens de consumo e varejo na América Latina e responsável técnico pela pesquisa. “Acreditamos que os consumidores estejam optando comprar neste período para aproveitar as promoções além de ações específicas, no caso o Black Friday, bem como para terem uma maior comodidade e tranquilidade no momento de compras, sem as lojas cheias características do final de ano”, reforça Reynaldo Saad.

A pesquisa aponta ainda que os brasileiros pretendem utilizar o 13º salário para quitar dívidas (35%) ou poupar (31%), contra 24% que pretendem gastar com compras. Quase 70% dos pesquisados mantêm o pensamento de avaliar primeiro os custos, mesmo que isso signifique ter um Natal mais enxuto, índice superior ao dos outros anos.

O número médio de presentes a serem comprados (6.5) e gastos médio por presente de R$ 61 se mantêm no mesmo nível dos anos anteriores. Os destaques para os presentes mais comprados em lojas físicas continuam sendo as roupas e sapatos e para aqueles que serão comprados via internet estão os aparelhos eletrônicos portáteis, livros e DVDs. Em relação aos presentes mais desejados neste Natal, chamam a atenção o crescimento de 2013 para 2014 dos seguintes itens: melhoria da casa (de 13% para 19%), cosméticos e perfumes (de 22% para 26%), artigos esportivos (de 9% para 14%), que é uma tendência que vem sendo confirmada quanto ao conceito de “bem estar e saúde”.

Mais informações sobre a pesquisa -A “Pesquisa Natal 2014 – Revelação sobre o hábito de consumo dos brasileiros”, organizada pela Deloitte, uma das maiores consultorias e auditorias do mundo, contou com 1.000 entrevistados de todo o Brasil, na primeira quinzena de outubro, 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. A distribuição geográfica da amostra atingiu 20% em cada uma das seguintes região do País: Centro Oeste e Norte, Nordeste, Sudeste (sem São Paulo), Sul e Estado de São Paulo. As principais faixas etárias são dos grupos de 30 a 44 anos e 45 a 60 anos, com 68% da amostra. 24% têm entre 18 e 29 anos. A pesquisa também é realizada nos seguintes países da América Latina: Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.

Perfil - A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria, Consultoria Tributária, Financial Advisory e Outsourcing para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em mais de 150 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação.

No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus cerca de 5.000 profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Ribeirão Preto e Salvador. [www.deloitte.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira