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27/11/2014 - 11:21

VLI é a primeira companhia do Brasil a operar locomotivas AC de bitola métrica


Dezesseis máquinas foram fabricadas pela EMD, em Sete Lagoas (MG).

A VLI, empresa especializada em atividades que integram ferrovias, portos e terminais, é a primeira companhia do Brasil a operar locomotivas de tecnologia AC de bitola métrica. A companhia adquiriu 16 máquinas modelo EMD GT46AC. As primeiras quatro unidades saíram da fábrica da Electro-Motive Diesel (EMD), em Sete Lagoas (MG), no dia 26 de novembro(quarta-feira).

Até fevereiro de 2015, todas as locomotivas já estarão circulando pelo Corredor Centro-Sudeste da VLI, que liga Goiás ao Porto de Santos, passando pelo Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. A utilização das máquinas em uma das principais rotas de exportação do Brasil trará ganhos para as operações logísticas.

Para Rodrigo Ruggiero, diretor de Operações Ferroviárias da VLI, a tecnologia AC permite a circulação das locomotivas de forma mais eficiente em condições extremas, como curvas estreitas e rampas muito inclinadas, reduzindo os impactos na circulação e manutenção dos trens. “A VLI está em constante busca por inovação e produtividade, desenvolvendo em conjunto com nossos fornecedores alternativas mais eficientes para a operação. Esta nova locomotiva sem dúvida alguma é um grande passo na transformação da logística do nosso país”, enfatiza.

A principal tecnologia aplicada nessas locomotivas de 4.350 HP é o motor de tração de corrente alternada que, até então, não existia em bitola métrica (1,00m) no Brasil, sendo utilizada apenas em modelos para bitola larga. Essa tecnologia permite um controle eletrônico mais preciso e um aumento de cerca de 50% da capacidade de transporte de duas locomotivas de mesmo peso e potência.

A VLI foi a primeira companhia no Brasil a realizar testes com locomotiva AC de bitola métrica. Uma equipe composta por mais de 50 profissionais da VLI e da EMD, entre técnicos, engenheiros e maquinistas, trabalhou no projeto durante três anos. Visitas à Austrália, Indonésia e Chile ajudaram os especialistas a aprofundar os estudos e melhor adaptar o produto à realidade brasileira, uma vez que esses países já possuem locomotiva similar em circulação com bitola Cape Gauge (1,06m) ou métrica (1,00m).

“A VLI é um dos nossos principais parceiros no mercado brasileiro, por isso, é gratificante fazer parte do avanço das operações da empresa através das locomotivas EMD e sua tecnologia de ponta”, declarou o CEO da Progress Rail, Billy Ainsworth. “A GT46AC mantém a forte tradição da série GT, um modelo já consagrado no mercado internacional por décadas”.

Perfil - A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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