Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2014 - 07:19

Novas tecnologias e desafios para o setor são destaques da Brazil Onshore 2014

O segundo dia da edição 2014 da Brazil Onshore foi marcado pela pluralidade de palestras e apresentações focadas em novidades tecnológicas do setor de produção de petróleo em terrestre (onshore). Novos procedimentos de sondagem, como o de circulação reversa (RC), o uso de válvulas autônomas de controle de influxo na completação de poços, novos revestimentos que reduzem a corrosão e os custos de construção, além de questões envolvendo as bacias sedimentares e o fraturamento hidráulico em reservatórios não convencionais estiveram entre os temas debatidos.

O engenheiro Joseir Percy, da Petrobras, mostrou que a perfuração por circulação reversa consegue, por exemplo, melhorar a limpeza dos poços. Ao mesmo tempo, reduz o orçamento da sonda, por demandar menos manutenção e menor consumo. Com isso, a perfuração por circulação reversa ajuda a viabilizar campos com sondas remotas e aumenta o ganho operacional por manter o influxo em ambiente fechado, construído em aço, possibilitando maior controle e evitando possibilidade de gerar fraturas.

Especialistas de empresas como Apolo Tubulars e Schlumberger mostraram estudos de casos, analisando vantagens relacionadas à perfuração com revestimento (casing drilling), que traz inúmeros benefícios, tais como redução no tempo e nos custos de construção dos poços e aumento da segurança dos processos.

A realidade do onshore brasileiro - À tarde, os debates sobre os desafios e a realidade do segmento onshore brasileiro lotaram o salão principal do evento. O engenheiro Anabal Santos, representante da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), falou sobre a necessidade de investimentos em P&D no setor, para auxiliar na retomada, fundamental para reposicionar o Brasil no cenário mundial e afastar a fama atual de setor decadente. “Uma das estratégias para crescer é desatar o nó do não convencional, que também atrapalha o crescimento do convencional”, disse Santos.

Normando Lins, da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (Abrapet), falou sobre a realidade do segmento dos perfuradores de petróleo e reforçou a necessidade de investimentos voltados ao aumento da presença de pequenas e médias empresas no setor onshore.

O engenheiro Gustavo Bezerra, da UTC Engenharia, ressaltou que para avançar no controle de custos, uma das saídas é pensar em operações conjuntas, firmar contratos conjuntos, para compras de produtos e serviços oferecidos pelos fornecedores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira