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28/11/2014 - 07:26

Propaganda mobile ainda não conquistou os brasileiros

É o que aponta uma pesquisa exclusiva realizada pela Mobi.life,a pedidos da Pagtel.

Mobile marketing por bluetooth é forma de propaganda mais bem aceita por usuários, mas é a menos utilizada pelas empresas. Recados de voz ou ligação no celular com propaganda são as práticas que mais incomodam usuários, cerca 88% revela que não gosta desse tipo de abordagem. Mais da metade dos usuários afirma receber propaganda com conteúdo que não era interessante.

Pode-se dizer que as empresas ainda estão aprendendo a elaborar suas estratégias de marketing para dispositivos móveis. Foi o que relevou um estudo encomendado pela Pagtel, empresa brasileira pioneira no segmento de pagamentos móveis, para a Mobi.life, empresa do grupo E.life especializada em dispositivos móveis. Além de mapear o comportamento do consumidor, a pesquisa Brasileiros e o M-Commerce dedicou-se também a entender como as pessoas recebem as propagandas via mobile. “Decidimos entender melhor o mobile marketing, pois nota-se um grande crescimento de campanhas para dispositivos móveis e torna-se cada vez mais importante entender como o consumidor vê e assimila essas propagandas que recebe em seus dispositivos móveis”, comenta Felipe Lessa, diretor de marketing e produtos da Pagtel.

De uma forma geral, as propagandas mobile são muito mais criticadas do que elogiadas pelos usuários. Mensagem de voz é o tipo menos bem visto (88% não aprovam a mensagem recebida), seguido por banners em jogos (74% desaprovam) e banner em aplicativo (70% não apreciam o conteúdo). De acordo com a pesquisa, o que mais desagrada nas campanhas mobile é a propaganda não autorizada pelo usuário, sobretudo para SMS. O mais intrigante é que, apesar do SMS ser o meio menos aceito pelos usuários, ele ainda é a forma mais usada pelas empresas para “conversar” com o consumidor – cerca de 88% dos entrevistados já receberam algum tipo de propaganda desse tipo. Outras queixas de quem recebe conteúdo de marketing pelo dispositivo móvel são: conteúdo desinteressante, sensação de invasão, alta frequência de recebimento de mensagens, insegurança em relação a vírus e hackeamento, sobretudo em banners.

O estudo apontou também que as propagandas móveis que mais geram engajamento são aquelas que apresentam conteúdo interessante, ou seja, quanto mais a empresa conhece o usuário e domina os meios móveis de comunicação, mais chances ela terá que conquistar esse cliente. “A pesquisa deixa claro a importância de se aliar a estratégia de marketing digital das empresas com Big Data. Quanto mais os anunciantes souberem sobre seus consumidores, maior será o retorno que ele terá da campanha”, explica Felipe Lessa. Outros pontos que atraem o usuário são o visual bonito da propaganda e a presença de opção de fechar ou apagar a propaganda.

Já banner em sites é o tipo de propaganda que mais gera engajamento em dispositivos móveis, com 56% das pessoas já tendo clicado na propaganda, interessado pelo produto ou serviço (55%), entrado no site do anunciante (54%) ou mesmo, buscado informações sobre o produto e serviços (50%). Além disso, um dado interessante da pesquisa mostra que, apesar da propaganda via bluetooth ser a menos recebida pelos usuários (5% apenas recebem por esse meio), ela ainda é a mais bem aceita por eles (71% dos que receberam conteúdo via bluetooth gostaram da propaganda).

Pesquisa realizada entre Maio E Junho de 2014, com 480 pessoas, a nível nacional, e os respondentes foram 60% mulheres, 38% entre 26 e 35 anos, 30% entre 15 e 25 anos, 34% pertencente a classe social B2 e 28% a B1. Além disso, 56% dos entrevistados da região sudeste, 18% do nordeste, 15% da região sul, 8% do centro-oeste e 3% da região norte. [www.pagtel.com.br].

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