Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2014 - 08:48

Articulação do agronegócio na América do Sul é destaque na abertura do 2º Fórum de Agricultura


Teve início no dia 27 de novembro (quinta-feira), pela manhã evento que reúne especialistas de onze países para debater o agronegócio internacional a partir da realidade sul-americana.

A importância do diálogo para o desenvolvimento econômico da América do Sul foi destaque na primeira conferência do 2º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum South America), em Foz do Iguaçu (PR). A abertura teve início no dia 27 de novembro(quinta-feira), com a participação do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wilson Vaz de Araújo. A programação tem três grandes conferências de temas transversais e oito painéis simultâneos, com foco nas principais cadeias produtivas da América do Sul.

Durante a abertura, o secretário chamou a atenção para a importância da articulação de debates sul-americanos. “Quanto mais harmonizados estivermos, mais fortes seremos para negociar com os países que demandam e vão demandar nossa produção”. O assunto também foi o foco a primeira conferência, com tema “O agronegócio na nova ordem econômica mundial”, moderada pelo gerente do Núcleo Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

Participaram o árbitro do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul (TPR), Jorge Fontoura Nogueira, o economista-chefe da empresa de pesquisa de mercado internacional AgResource, William Tierney, e o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek. Para Nogueira, que trabalha para a resolução de conflitos comerciais, o debate entre países é altamente saudável. “Só há conflito comercial, onde há comércio. Só há comércio, onde há relação amistosa”, defendeu.

Painéis simultâneos -Aconteceram ainda pela manhã dois painéis de trabalho. O representante de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rinaldo Junqueira Barros, e o diretor da empresa UPL (United Phosphoros Limited) no Brasil, o indiano Lalit Khulbe, participaram do painel “O Campo e os BRICS – Mercado e Produção nos Países Emergentes”. Khulbe destacou que, com a crescente produção brasileira, o país deve ganhar o mercado da Índia em breve.

Simultaneamente, o diretor de pesquisa de mercado do Instituto da Rússia para Estudos do Mercado Agrícola (Ikar), Dmitry Rylko, e o analista de riscos agrícolas do Grupo Sancor, o argentino Marcelo Girardi, trabalharam o tema “Cereais de Inverno – Oportunidades regionais em um mercado globalizado”. Rylko indicou que o sucesso nas exportações se deve às mudanças implementadas durante a década de 1990: privatização, modesto apoio do Estado e investimentos privados.

2º Fórum de Agricultura da América do Sul, dias 27 e 28 de novembro de 2014 (quinta e sexta-feira), no Hotel Bourbon Cataratas Convention e Spa Resort, Rodovia das Cataratas, KM 2,5, Foz do Iguaçu-PR. Inscrições e mais informações: www.agrooutlook.com

O 2º Fórum de Agricultura da América do Sul é uma realização do Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), sediado em Curitiba, no Paraná, Região Sul do Brasil. Focado em soluções de mídia e comunicação para a promoção do setor, da América do Sul à América do Norte, Ásia, África e Europa, o AgroGP se apresenta como como um dos elos da cadeia produtiva do agronegócio, essencial ao desenvolvimento sustentável e ordenado da atividade.

O projeto piloto do Fórum foi realizado em 2013, fruto de uma aliança estratégica entre o AgroGP e o Conselho Agropecuário do Sul (CAS) – conselho de ministros que reúne os ministérios da Agricultura de seis países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Agora, com o tema “Inovação e Sustentabilidade no Campo”, a edição 2014 amplia o debate e passa a discutir a América do Sul enquanto bloco. O objetivo é fortalecer o posicionamento da região como o grande player do lado da oferta, com potencial e segurança para abastecer a crescente demanda mundial por alimentos e energia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira