Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2014 - 06:13

Iniciativas de 5 continentes vencem o Prêmio Guangzhou


Antioquia, Bristol, Hangzhou conquistaram títulos duplos; Christchurch, Dakar também foram homenageadas por inovações urbanas compartilháveis e práticas.

Guangzhou, China - Iniciativas urbanas inovadoras de Antioquia na Colômbia, Bristol no Reino Unido, Christchurch na Nova Zelândia, Dakar no Senegal e Hangzhou na China, ou uma cidade de um dos grandes continentes, ganharam o Prêmio Internacional Guangzhou para a Inovação Urbana (Prêmio Guangzhou).

Antioquia, Bristol e Hangzhou foram as grandes vencedoras do dia 28 de novembro( sexta-feira), conquistando títulos duplos por terem também vencido uma nova categoria cada uma delas: a Cidade da Recomendação Pública, a Cidade da Atenção da Mídia e a Cidade da Popularidade On-line.

O prestigioso prêmio, que vem com uma premiação em dinheiro de US$ 20.000, tem por objetivo inspirar a inovação urbana, melhorando a sustentabilidade social, econômica e ambiental a nível municipal, através do compartilhamento de experiências e melhores práticas entre cidades, regiões e países.

Antioquia venceu por seus Parques Educacionais para Todos, enquanto Bristol venceu por sua iniciativa Cidade Inteligente.

Christchurch impressionou os julgadores do prêmio com sua iniciativa Nossa Cidade em Constante Evolução, depois de uma série de terremotos e tremores fatais desde 2010 e Dakar com seu Programa Financeiro Municipal, a primeira cidade da África Subsaariana (excluindo a África do Sul) a ter acesso ao mercado de capitais.

Hangzhou foi homenageada por seu Sistema Público de Compartilhamento de Bicicletas, o primeiro deste tipo na China.

Os representantes de todas as cidades vencedoras disseram que foi uma grande honra receber o Prêmio Guangzhou na cerimônia de gala na noite de sexta-feira, enquanto o Prefeito de Bristol, George Ferguson, expressou sua empolgação de maneira mais vibrante.

"Isso é muito melhor do que o Oscar! Isso tem a ver com a vida real. É sobre mudar a vida das pessoas", disse Ferguson, recebendo uma salva de palmas.

O Prêmio Guangzhou deste ano coincide com a Conferência Internacional para a Inovação Urbana e com a Conferência Internacional de Amizade entre Cidades da China de 2014.

As conferências, com o tema "Minha Cidade, Meu Sonho", têm por objetivo incentivar a inovação urbana e promover a cooperação sustentável entre cidades irmãs.

As conferências atraíram aproximadamente 600 participantes, incluindo Prefeitos de mais de 100 cidades de todo o mundo, especialistas e profissionais de desenvolvimento urbano e funcionários de organizações internacionais.

As cinco cidades vencedoras foram selecionadas entre 259 inscrições feitas por 177 cidades de 57 países e regiões.

O Comitê Técnico, um painel internacional formado por 11 profissionais e acadêmicos da área urbana, selecionou as 15 finalistas e as vencedoras do prêmio Guangzhou, mas não as vencedoras das três novas categorias.

Novas Categorias -Parques Educacionais para Todos de Antioquia conquistou a premiação Cidade da Recomendação Pública, recebendo 85, ou 16,07 por cento, de todos os 528 votos dos participantes das conferências.

Cidade Inteligente de Bristol conseguiu 57, ou 22,35 por cento, de 255 votos dos representantes da mídia, conquistando a premiação Cidade da Atenção da Mídia.

Hangzhou conquistou a premiação Cidade da Popularidade On-line. Seu Sistema Público de Compartilhamento de Bicicletas recebeu 593608, ou 28,45 por cento, de um total de 2086629 votos de uma pesquisa on-line com internautas de todo o mundo.

Outras finalistas incluíram Abu Dhabi dos Emirados Árabes Unidos, Boston dos Estados Unidos, Buenos Aires da Argentina, Eskisehir da Turquia, Gwangju da República da Coreia, Hamburgo da Alemanha, Jacarta da Indonésia, Linkoping da Suíça, Melbourne da Austrália e Rio de Janeiro do Brasil.

Iniciativas Vencedoras.: Parques Educacionais para Todos, Antioquia, Colômbia: seguindo uma experiência altamente aclamada em Medellín, toda a província em torno de Antioquia estabeleceu uma rede de 80 parques educacionais, projetados para complementar a educação tradicional com programas para atender as habilidades inerentes e os potenciais de cidadania dos jovens.

Os programas educacionais que estão sendo desenvolvidos são projetados para promover a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação, a conectividade e o empreendedorismo, bem como as artes e a cultura.

Bristol Cidade Inteligente, Bristol, Reino Unido: uma cidade histórica que enfrenta problemas de congestionamento, envelhecimento da população, mudança climática, resistência energética, Bristol está se tornando um local diferenciado, através de novas iniciativas. Bristol faz parte do Pacto de Prefeitos (Covenant of Mayors), o principal movimento europeu envolvendo autoridades locais, comprometidas com a redução no uso da energia e das emissões.

A cidade recebeu o status de 'Capital Verde' europeia para 2015. A abordagem inovadora de Bristol de se tornar uma cidade inteligente tem como base as pessoas e não a tecnologia: uma abordagem Público-Privada-Pessoa.

Nossa Cidade em Constante Evolução, Christchurch, Nova Zelândia: desde 2010, uma série de terremotos e tremores causou perda de vidas e danos significativos em Christchurch. Os danos incluíram a destruição de 1.200 prédios comerciais e 90 por cento das propriedades residenciais.

A cidade está utilizando o processo de recuperação para reconstruir a estrutura social, bem como melhorar a resistência. Um compromisso extensivo com os cidadãos foi lançado através das campanhas "compartilhe uma ideia". A partir de milhares de respostas recebidas, a visão que a comunidade tem de uma cidade habitável, vibrante e próspera começou a ganhar forma.

Um programa para a cidade em transição inclui apoio para a recuperação em três principais áreas: cura e bem-estar, sensação de familiaridade e negócios.

Programa Financeiro Municipal de Dakar, Dakar, Senegal: com o rápido crescimento de sua população urbana, uma grande parte da população de Dakar trabalha no setor informal. Havia uma necessidade urgente de um mercado central para acomodar os vendedores de rua, para melhorar sua situação social e econômica e para fornecer condições mais convenientes e higiênicas para os consumidores.

Para financiar o projeto, Dakar decidiu acessar o mercado de capitais. Ela não é apenas a primeira cidade da África Subsaariana (além da África do Sul) a fazer isso, mas é também uma das poucas cidades de um país em desenvolvimento a fazer isso sem o benefício de garantias totais do governo central.

Sistema Público de Compartilhamento de Bicicletas, Hangzhou, China: com 80 por cento dos residentes e viajantes diários identificando um sério problema de tráfego na cidade, Hangzhou lançou o primeiro projeto público para bicicletas da China. Atendendo a aproximadamente 300.000 passageiros diariamente, o sistema (grátis na primeira hora) complementa o extenso serviço de ônibus da cidade.

Operado pela recém estabelecida Companhia Pública de Desenvolvimento de Bicicletas de Hangzhou, o sistema representa um modelo de empresa dirigida pelo governo, tido como o maior programa mundial de compartilhamento de bicicletas que não requer financiamento do governo, além do capital inicial. Além das taxas pelo uso das bicicletas (cobradas após uma hora de uso), a companhia levantou fundos privados significativos através da venda de espaço publicitário nos quiosques das estações das bicicletas. | PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira