Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2014 - 07:01

Governo do Rio criará agenda para discutir Arranjos Produtivos Locais fluminenses

Anúncio foi feito pelo secretário Julio Bueno durante reunião anual de APLs, com objetivo de ter um diagnóstico e propostas para melhorias nos setores.

Rio de Janeiro - Em 2015, os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Rio de Janeiro ganharão agenda para discutir as necessidades e oportunidades em comum, a fim de elaborar um programa que apresente um diagnóstico e propostas para alavancar a economia local. A proposta foi feita no dia 1º de dezembro(segunda-feira) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, durante o 6º Encontro da Câmara de APLs, realizado pela Secretaria na Firjan.

O encontro contou com a palestra do designer Guto Índio da Costa, sobre “O valor econômico do design”. Guto apresentou casos que exemplificam como o uso do design pode oferecer soluções no processo de fabricação, que muitas vezes barateiam o custo de produção, e mostrou ainda como o design agrega valor aos produtos.

Aproveitando a presença de empresários do setor moveleiro, Guto ressaltou a importância do uso do design como diferencial nesse setor. “Os designers podem ajudar muito essa indústria. Não há razão para esse casamento não acontecer. É bom para nós, designers, é bom para a indústria, é bom para o Estado e para todo mundo”, disse. Guto lembrou ainda que o Governo do Estado publicou nesse ano a Lei 6898, que beneficia diretamente os produtores de móveis fluminenses com redução de ICMS.

“A mensagem transmitida pelo Guto Índio da Costa é muito importante para todos os setores. Precisamos pensar na questão do valor agregado aos produtos feitos aqui no Rio. E nós, da Secretaria, estamos à disposição para fazer essa aproximação entre a indústria e os designers” ressaltou a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, durante o evento.

O encontro reuniu lideranças dos diversos APLs existentes no Estado, incluindo o setor da moda, que foi tema da segunda palestra. A jornalista Marcia Disitzer fez uma apresentação sobre “Moda praia, uma vocação carioca”, e contou a história dessa indústria no Rio, desde os anos 20 até os dias de hoje. Márcia mostrou ainda que a produção da moda praia fluminense é destaque no mundo inteiro e movimenta a economia fluminense.

No ano passado, a moda praia foi responsável por 47,3% das exportações brasileiras, no valor de U$ 4,4 milhões. Foram cerca de 365 mil unidades de biquínis, maiôs, sungas, entre outras peças de pós-praia, que hoje também é significativo para o setor.

O 6º Encontro de APLs foi promovido pela Câmara de Arranjos Produtivos Locais, presidida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira