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02/12/2014 - 07:01

Panasonic inaugura cidade inteligente no Japão


Fujisawa terá veículos elétricos, casas funcionarão com energia solar e moradores poderão amortizar financiamento imobiliário se cumprirem meta de redução de gases poluentes.

As casas funcionam a base de energia solar. O uso de carros ou bicicleta elétricos será incentivado. Eles poderão ser compartilhados ou alugados com hora marcada e as reservas podem ser feitas através da televisão, na própria residência do morador. As pessoas têm incentivos para viver de forma mais sustentável e, assim, nasce um novo conceito de cidade inteligente: Fujisawa. Localizada na região leste do Japão a cerca de 50 km de Tóquio, a nova cidade foi construída em um terreno de 180 mil metros quadrados – quase 25 Maracanãs. A área já abrigou uma fábrica de televisores, ventiladores e geladeiras da Panasonic. Até 2018, três mil pessoas devem habitar Fujisawa, inaugurada nessa semana. A praça é o principal marco da cidade, onde são fornecidos serviços e oficinas interativas aos moradores.

A empresa liderou o projeto, cedendo o terreno e arcando com 50% dos investimentos necessários para construção da cidade. Outras sete empresas japonesas e uma norte-americana também participaram da construção de Fujisawa, que tem custo estimado de R$ 1,3 bilhões. Tudo foi pensando para que os moradores tenham um estilo de vida sem desperdício. As novas soluções tecnológicas e a arquitetura sustentável utilizadas na cidade visam cumprir uma meta de redução de 70% na emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global, e de economia de 30% no consumo de água. Fontes renováveis de energia vão ser responsáveis por 30% do abastecimento da nova cidade.

Painéis solares instalados nos telhados das casas garantem a energia necessária para os moradores. As sobras são armazenadas em baterias. Em tempo real, o morador pode acompanhar o que é gerado, consumido e armazenado. É possível saber também quais equipamentos estão consumindo mais energia. Quem consumir menos será recompensado. Isso porque os moradores que pouparem mais energia ou que emitirem menor quantidade de gases poluentes ganharão pontos que poderão ser usados para amortizar o financiamento de suas casas.

A arquitetura das casas e dos prédios comerciais favorece ainda maior utilização da iluminação e ventilação natural. Toda a iluminação das ruas é feita com lâmpadas de baixo consumo, que possuem detecção de presença, ou seja, iluminam mais áreas que estão sendo utilizadas. O design da cidade também foi feito para que o vento circule melhor e as casas recebam mais iluminação natural, uma fileira de casas tem certa distância da outra para proporcionar isso. As ruas possuem distinção. Algumas são exclusivas para carros e bicicletas e outras são apenas para pedestres, ampliando a segurança para que crianças circulem. Há centros de cuidados médicos para idosos, espaço para recreação infantil e para realização de eventos à disposição de todos.

Desde 1959, a Panasonic está no ramo de casas pré-fabricadas e, a partir de 2012, produz a série “Smart PanaHome”, que proporcionam maior economia de energia. As casas em Fujisawa possuem até 163 m² e custam em torno de US$ 550 mil. Fora da cidade inteligente, uma residência com tamanho similar e sem o conceito Smart sai por cerca de US$ 500 mil.

A cidade inteira funciona de forma inteligente, consumindo menos recursos naturais. Não é um projeto do futuro. É do presente. Todas as tecnologias e produtos que estão em Fujisawa já estão disponíveis no mercado e a empresa assumiu o compromisso de continuar desenvolvendo produtos que contribuam para um estilo de vida mais sustentável não só para a nova cidade, mas para o mundo todo.

A empresa quis criar um projeto replicável, inicialmente para outras regiões do Japão. A evolução e gestão da cidade estarão baseadas na implantação constante de sistemas inovadores e do compartilhamento dos objetivos pelos moradores.

Praça de Fujisawa SST, inauguração na Tsujido-motomachi, Cidade de Fujisawa, Prefeitura de Kanagawa Japan, em um terrenode 6.453,14 m2 (Área construída total: 1.485,11 m2), em construção em dois andares com vigas de aço. Empresa de Gestão de Fujisawa SST, responsável por negócios como o fornecimento e operação de serviços para toda a cidade; informações e serviços de comunicação; planejamento e execução de eventos; geração, abastecimento, compra e venda de energia.

Sunautas Corporation, oferece serviços de mobilidade total na Praça, como compartilhamento de carros ecológicos e bicicletas elétricas, entrega de veículos alugados e solicitação de seguros de vida e propriedade.

Shonan T-Site, inauguração planejada para dezembro de 2014, no 6-20-1 Tsujido-motomachi, Cidade de Fujisawa, Prefeitura de Kanagawa, em terreno de 7.694,86 m2 (Área construída total: 5.921,12 m2), em estrutura de construção em dois andares com vigas de aço, visão geral doCulture Convenience Club Co., Ltd. : um complexo cultural com lojas, tendo no centro as que oferecem livros e revistas. Com design espacial baseado no estilo de vida conceitual Shonan, o complexo propõe o “tempero da vida” para melhorar o estilo de vida de pessoas que moram em Shonan, junto ao Oceano Pacífico, na parte central do Japão.

A Cidade Inteligente Sustentável Fujisawa (para referência), no 6-4-1 Tsujido-motomachi, Cidade de Fujisawa, Prefeitura de Kanagawa, em terreno aproximadamente 19 hectares para uso planejado do terreno para cerca de mil moradias e estabelecimentos comerciais e públicos. A população planejada é de aproximadamente três mil pessoas, com previsão de concluir a cidade até 2018, cujo custo total do projeto é de aproximadamente 60 bilhões de ienes (R$ 1,3 bilhão).

Perfil - A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento e criação de tecnologias e soluções eletrônicas para clientes residenciais, não residenciais, aplicativos móveis e pessoais. Desde sua fundação em 1918, a empresa expandiu globalmente e hoje opera cerca de 500 unidades consolidadas no mundo, registrando vendas líquidas consolidadas de 7,74 trilhões de ienes no ano fiscal terminado em 31 de março de 2014. Comprometida com a busca de novos valores através da inovação em suas divisões, a empresa tem como objetivo criar uma vida e um mundo melhores para seus clientes.[http://panasonic.net].

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