Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2008 - 11:27

Pesquisa revela: drogarias são as mais prejudicadas pelos furtos

De acordo com dados da 7ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro realizada pelo Provar, os furtos internos e externos representam 64,2 % das perdas no setor. Entre as medidas adotadas pelas drogarias para combater o problema estão a utilização de sistemas de segurança eletrônica, como os CFTV (Circuito Fechado de TV).

Com produtos fáceis de serem revendidos, de pequeno porte e alto valor agregado em suas prateleiras, as drogarias constituem um grande alvo em potencial para as tentativas de furtos. Para se ter uma idéia do problema que acomete o canal Farma, de acordo com a 7ª Avaliação de Perdas no Varejo, realizada pelo Provar/Fia, os furtos em drogarias representam 64,2% das causas de perdas desse segmento. Os furtos internos, praticados por colaboradores, funcionários e fornecedores são responsáveis por 33,9% das perdas. Já os externos, cometidos por pessoas mal-intencionadas, respondem por 30,3% dos prejuízos.

“Realmente os furtos nesse setor são alarmantes em função do valor dos produtos e também da facilidade com que podem ser comercializados no mercado paralelo. Notamos uma preocupação cada vez maior desse setor no combate a esse problema, inclusive com a utilização de sistemas eletrônicos de vigilância, considerados ferramentas essenciais ao varejista, uma vez que inibem a ação das pessoas mal intencionadas”, ressalta Luciano Raposo, gerente da divisão de negócios da Plastrom Sensormatic (www.sensorbrasil.com.br), empresa especializada em soluções de segurança eletrônica para o mercado corporativo. “É um investimento que compensa, pois reduz de imediato os furtos, aumentando a curto e médio prazos a competitividade e a lucratividade das lojas”, completa Raposo.

O levantamento do Provar analisou 51 empresas de diversos setores do varejo, perfazendo mais de 5 mil lojas. Desse total, 56,9% eram supermercados, 19,6 % drograrias, 7,8% da área de alimentação, 5,9% de eletroeletrônicos e 9,8% de outros segmentos. O remédio encontrado pelo setor Farma para combater tanta dor de cabeça gerada pelos furtos é o investimento em prevenção de perdas, que vai desde a adoção de sistemas de segurança até maior cuidado no momento da contratação de um funcionário. Para coibir os furtos do lado de dentro do balcão, treinamento em prevenção de perdas para colaboradores (44,4%), software de monitoramento e acompanhamento de perdas (33,3%) e introdução de processos mais cuidadosos no recrutamento (22,2%) estão entre os itens elencados dentro do programa de prevenção de perdas das drogarias.

Já do lado das soluções em segurança, a pesquisa mostrou que entre as principais formas de proteção utilizadas estão os CFTV (Circuito Fechado de TV) com 70% e etiquetas eletrônicas com 50%. A etiquetagem na origem, que poderia ser um grande aliado no segmento, entretanto, corresponde a 0% das medidas nas lojas pesquisadas.

“Grandes empresas, como os fabricantes de protetores solares, já estão adotando o sistema de etiquetagem na origem, mas alguns setores do varejo ainda não despertaram para suas vantagens. Com a etiquetagem na origem é possível reduzir de 20% a 30% os custos operacionais dos varejistas e aumentar as vendas em até 40%, pois permite que os produtos, antes confinados em áreas segregadas, passem a ficar expostos à mão do consumidor”, ressalta Thais Papin, do Núcleo de Etiquetagem na Origem (NEO).

De acordo com levantamento do NEO, entre os produtos mais furtados no varejo em geral e que também são encontrados nas drograrias estão aparelhos de barbear, cremes hidrantes, maquiagem, protetores solares e tintura para cabelos.

Perfil - Plastrom Sensormatic - (www.sensorbrasil.com.br) Fundada em 1987, a Plastrom é uma empresa especializada em soluções de segurança eletrônica para o mercado corporativo. Em 1991, firmou uma joint-venture com a norte-americana Sensormatic (líder mundial no segmento), formando a Plastrom Sensormatic. Ao longo dos últimos 16 anos, a Plastrom Sensormatic alcançou a liderança no segmento de segurança eletrônica, com 80% de participação de mercado, tendo como clientes empresas dos mais diversos segmentos da indústria e varejo no Brasil, entre elas Wal-Mart, Carrefour, CBD, COOP, Balaroti, Lojas Americanas, Marisa, Pernambucanas, Centauro, Richards, Fox Home Entertainment, Renner, ZARA, Telhanorte, Ponto Frio e Livraria Siciliano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira