Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2014 - 07:55

4º Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade

Entregue pelo Sinaval e Fundação Cultural Aro.

Saiu a lista de vencedores do 4º Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade Acúrcio de Oliveira (PQNS), uma promoção da Fundação Cultural Aro e do Sindicato da Construção Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).

A inovação nem sempre requer um grande investimento. “Às vezes um olhar criativo vale mais do que um conceito complexo”, ressalta Marcos de Oliveira, diretor da Fundação Aro.

O PQNS reúne quatro níveis de premiação: dois por modalidade e dois por categorias de porte de empresas participantes. Os vencedores recebem o Troféu PNQS da modalidade correspondente, além do certificado e o selo. O selo certifica que a empresa reúne qualificações para atender bem o mercado e de forma sustentável. O selo pode ser impresso no material de comunicação da empresa vencedora durante o período de um ano.

Premiados deste ano: na modalidade Caminho para a Inovação e Desenvolvimento em Sustentabilidade (CIDeS), os vencedores foram o estaleiro Enseada Indústria Naval, com o caso Verde Novo, referente a reflorestamento de áreas degradadas na Zona Rural de Maragojipe, na Bahia; e a WEG, com o Museu WEG de Ciência e Tecnologia, que contribui para processo educacional não formal voltado para o público escolar de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

O projeto Verde Novo recupera e conserva nascentes, matas ciliares e manguezais na Zona Rural de Maragojipe. A meta é fazer o plantio de cerca de 50 hectares dessas vegetações.

Reaberto em setembro deste ano, após um ano de reforma, o Museu WEG de Ciência e Tecnologia reúne 11 salas temáticas, que criam enredo sobre as descobertas e invenções fundamentais para o desenvolvimento do eletromagnetismo e a revolução eletrônica.

A modalidade Caminho para a Competitividade (CCom ) teve como vencedores a Wilson Sons, operadora de serviços portuários, marítimos e logísticos, com o caso proteção das lâmpadas fluorescentes dos rabichos com garrafa PET transparente; e o Estaleiro Jurong Aracruz com o Programa de Transferência de Tecnologia em Cingapura para capacitar e aperfeiçoar mão de obra local, que formará jovens capixabas.

A ideia implantada pela Wilson Sons garantiu uma economia de quase R$ 1,5 milhão a cada dois anos. Algo que pode ser facilmente replicado em outros estaleiros e fábricas com problemas semelhantes.

O Estaleiro Jurong Aracruz, do Espírito Santo, selecionou 28 estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) dos campi de Aracruz, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra e Vitória para fazer intercâmbio no Ngee Ann Polytechnic (NP) em Cingapura, instituição de referência em tecnologia naval e offshore. O financiamento fica a cargo do estaleiro. [www.aro.org.br/premio]..

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira