Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2014 - 08:42

Nacional dos ovinos Dorper e White, em Salvador (BA)

Até o dia 7 de dezembro (domingo).

Criadores do Nordeste, Centro-Oeste e do Sudeste estão reunidos no Parque de Exposições de Salvador (BA), onde ocorre a 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper. Cerca de mil animais participam da mostra, dos quais 700 passaram foram inscritos no julgamento, que começou no dia 1 de dezembro. Dois leilões oficiais vão movimentar os negócios. A promoção da mostra, que ocorre simultaneamente a Fenagro, é da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper), de São Paulo (SP), em parceria com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), sediada em Salvador (BA).

Paulo Augusto Franzine, presidente da ABCDorper, argumenta que a exposição está ocorrendo em caráter especial, com o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa com vacinação para todo território nordestino. “É uma conquista que beneficiará a ovinocultura como um todo. Graças a essa decisão da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal), tem criador participando pela primeira vez de uma pista como essa do nível da Nacional”, ressalta.

O Dorper e o White Dorper são mais conhecidos pela precocidade, rendimento de carcaça e qualidade de carne que agregam aos diferentes sistemas de cruzamento, mas também são rústicas, férteis e se adaptam perfeitamente a qualquer condição de clima. Possuem origem sul-africana e chegaram aqui há pouco mais de duas décadas. Muitos ovinocultores reconhecem que elas ajudaram na composição de um padrão de qualidade para a carne de cordeiro nacional, fazendo o consumo saltar na última década.

Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO) indicam que volume de registros da raça Dorper, a mais expressiva, saltou de 33.634, em 2009, para quase 92 mil em 2014. O Estado de São Paulo é líder em volume de rebanho, com 22 mil exemplares, seguido pela Bahia, com quase 16 mil; e Pernambuco, com pouco mais de 12 mil. “O Dorper é, seguramente, a raça de ovinos que mais cresce no Brasil”, garante Franzine.

Regina Valle, coordenadora técnica da ABCDorper, esclarece que praticamente não existe diferença entre o Dorper e o White Dorper. “O Dorper tem a cabeça preta, enquanto que o White Dorper, como sugere o nome, é todo Branco, devido à introdução de uma terceira raça em sua composição genética. Ambas apresentam os mesmos ganhos de heterose quando cruzados com outras raças ou mesmo ovelhas mestiças”, explica Regina.

Para elevar ainda mais o nível técnico da exposição, cinco jurados foram convidados para comandar o julgamento. São eles Gustavo Martins Ferreira, de São Paulo; Wilson Braga, da Bahia; John Dell e Koenie Kotze, da África do Sul; além de Philip Strauss, da República da Namíbia. A programação também envolve premiação inédita e homenagens.

Remates ofertam melhor do Dorper e White Dorper -Dois leilões oficiais serão realizados durante a 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper. O primeiro - o Leilão Nacional Dorper Show -, ocorre na sexta-feira (5 de dezembro), às 20 horas (horário local), com transmissão pelo site [www.arrematepecuario.com.br]. Os promotores (Dorper Buriá, de Senhor do Bonfim/BA; Dorper Cauípe, do Ceará; Cabanha Lage da Cruz, de Itiúba/BA; Rebanho LCB, de Rio Claro/AL; e Five Stars, de Valinhos /SP) reservaram 40 lotes para vender neste remate.

No sábado [6 de dezembro], às 13 horas (horário local), Roberto Teixeira, da Dorper Constelação, em Caruaru (PE), entra em cena com o Leilão Constelação & Convidados, com a participação especial da Dorper Campo Verde, de Jarinu (SP); e Malu Dorper (São Roque). Serão vendidos cerca de 40 lotes, com transição pelo site www.mfrural.com.br | www.abcdorper.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira