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06/12/2014 - 07:55

Índigo Blue é a cor da Suvinil para 2015

Cores da marca para o próximo ano transmitem a liberdade do ser humano que se questiona continuamente sobre o que ele é e o que quer ser. Sob a expressão Ser, os temas Singular, Versátil e Coletivo reúnem as 33 tonalidades que serão tendência em 2015.

O azul profundo Índigo Blue é a cor do ano para a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, em 2015. O tom, inspirado na busca pela liberdade de expressão e na possibilidade de infinitas combinações na decoração, faz parte do estudo anual de tendências, que, desta vez, está em sintonia com a expressão comportamental Ser.

O indivíduo de hoje não quer apenas ser - ouvido, quer ser o protagonista da sua própria história. Ele não quer mais só falar, quer também fazer. O indivíduo de hoje se permite ser diferente, se permite mudar.

Ao todo, a Suvinil selecionou para 2015 três temas: Singular, Versátil e Coletivo. O Índigo Blue traz a ideia de um Ser que se liberta dos costumes e culturas pré-estabelecidas para encontrar a sua própria essência. Um Ser que esbarra nos seus limites, descobre barreiras que podem ser transformadas em oportunidades, que olha para fora para encontrar seu semelhante e também se volta para dentro para ouvir a própria voz.

“O estudo de cores 2015 é resultado do monitoramento constante do mercado e de pesquisas do comportamento do consumidor. O levantamento reflete o entendimento que a marca tem do momento social e comportamental que o mundo está vivendo, e, em especial, da realidade brasileira, já que a Suvinil é uma marca que nasceu no Brasil há mais de 50 anos.”, afirma Andreas Gietl, vice-presidente de Tintas Imobiliárias da BASF para América do Sul.

“A tinta deixou de ser apenas um item da reforma da casa e se transformou num objeto de decoração. Pintar a casa cada vez mais é uma ação desejada para o consumidor que busca renovar o seu momento de vida. Como líder do segmento premium, a Suvinil acompanha e entende este consumidor dinâmico. É por isso que Suvinil investe na inovação de produtos e em ferramentas que facilitam o processo de pintura e também a escolha de cores, como os aplicativos para mídias digitais e as próprias cores Tendências”, diz Nara Boari, gerente de Marca e Inovação da Suvinil.

As cores de 2015 -A proposta da paleta Singular é o Ser naturalmente único. Entre os excessos de informação, velocidade e conexões, o ser humano busca sua essência e a de suas relações. “Quem sou eu, qual é o meu desejo e com quem quero me relacionar são perguntas que promovem desaceleração em busca de uma reconexão com o seu eu mais íntimo, com a busca pelo singular, pela integridade e pelo atemporal”, diz Ana Kreutzer, consultora de cores da Suvinil.

O primeiro ato dessa (des)construção acontece dentro dos ambientes, onde menos vira mais e a quantidade é substituída pela qualidade. O design simples e minimalista surge como a melhor inspiração. Móveis e objetos transcendem a moda, contam histórias, trazem e geram memórias. As cores entram para dar o tom, trazendo junto com elas o aconchego, a naturalidade, o equilíbrio emocional.

No Singular, as cores tranquilas, suaves e equilibradas refletem o Ser que valoriza a beleza natural. Tonalidades de pele, como as nuances Rosa Secreto e Oca, proporcionam sensação tátil e acolhedora. Azuis e verdes claros, em versões ligeiramente “empoeiradas”, quando combinadas com o verde Babosa e outros neutros terrosos, como Tijolo e Crocante, trazem toques de nostalgia à paleta.

Já a paleta Versátil representa as mais criativas e ousadas expressões do Ser. “A percepção humana é ampliada quando as possibilidades, que já eram muitas, se tornam infinitas; quando os mundos digital e físico se confundem; e quando os aparelhos eletrônicos aumentam a realidade”, destaca Ana.

Conexões e canais se multiplicam para transmitir as mais criativas e ousadas expressões do Ser. A era dos selfies gera ambientes que se comunicam, exibem e chamam a atenção. O espaço mostra atitude, com coragem de romper barreiras e conceitos que ficaram no tempo.

As cores da paleta Versátil são dinâmicas, facilmente adaptáveis e que mudam conforme o entorno. Os tons neutros e opostos de Festival de Teatro e Chocolate Branco neutralizam o espaço para que móveis e objetos multicoloridos decorem o ambiente. O espírito criativo dos vermelhos e violetas encontram confiança no democrático Índigo Blue, o azul profundo que aproxima e acolhe.

Já no tema Coletivo, o Ser cria o mundo onde deseja viver e se questiona sobre de que forma ele altera o seu ambiente. A empatia se torna a palavra-chave e pensar no coletivo é se colocar no lugar do outro. Um novo olhar que amplia a consciência e traz poder de realização.

O do it yourself (DIY) – faça você mesmo – é uma tendência entre os consumidores. O que não existe, precisa ser criado. Ideias e projetos saem finalmente do papel por meio de materiais cotidianos, reinventados e reutilizados.

As cores do Coletivo absorvem a cidade e são refletidas nos ambientes. O cinza do concreto recebe o calor das relações humanas e pouco a pouco é substituído por nuances mais terrosas, como a cor Tijolo. Tons de madeira crua e misturas de materiais cotidianos são reciclados na construção dos objetos. Pitadas de diversos verdes revelam desejos de aproximação da cidade com a natureza. Uma cor coringa aparece com sinais de novas atitudes; é o Jeans Lavado, um azul acinzentado que é básico como o jeans e combina com tudo. É o novo neutro, só que desta vez com atitude.

O projeto teve a parceria das seguintes empresas: A Lot of, Artesian, Benedixt, Bento, Bododó, Bottehe, Cotton, Project, Desmobília, Estúdio Manus, Galpão João Pozolli, In Casa, Japonique, Kimi Nii, Legado Arte, Legado Arte, Loja Teo, Marcel Gautherot – Pequena Galeria 18, Passado Composto Século XX, Pretórian, Século Tapetes, Teresa Berlinck, Tidelli, Tom Dixon, Thomaz Saazedra – Escritório de Arte, Três Nove Um Vintage e Zucchi.

A Suvinil é a marca de tintas imobiliárias premiumda BASF e lidera a participação no segmento com 60% do mercado. Hoje, a marca tem uma estratégia de negócio consistente, pautada em relacionamento com clientes, inovação e fortes investimentos. Adquirida em 1969 pela BASF, que entrava no ramo de tintas globalmente, a Suvinil possui mais de 50 anos de boas práticas, que resultaram numa completa linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio, produzido nas fábricas instaladas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), atende todo o mercado nacional e é exportado para Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [www.basf.com.br].

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €4,4 bilhões de euros em 2011 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.200 colaboradores em 31 de dezembro de 2011.

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