Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2014 - 06:02

Relógio adornado com escamas de dragão é um dos destaques da Vacheron Constantin

A Vacheron Constantin homenageia com regularidade impressionante e virtuosa uma série de habilidades artísticas por meio de sua coleção “Métiers d'Art”. Gravação, colocação de gemas, esmaltagem e guilloché transmitem a amplitude e a profundidade das habilidades artesanais perpetuadas pela Manufatura com sede em Genebra há mais de 250 anos. Com toques sutis, estas especialidades artísticas são generosamente pontuadas por meio das coleções da Maison, transfigurando modelos exclusivos em obras de arte únicas. Pela primeira vez em um modelo Grande Complicação na coleção Traditionnelle a meticulosa e requintada arte da gravação encontra seu lugar na caixa em ouro rosa.

Oferecendo expressões únicas das excepcionais habilidades artísticas, a caixa, o bisel e os talões do Traditionnelle Calibre 2253 L’empreinte du dragon foram inteiramente gravados à mão por um dos mestres artesãos responsáveis pela gravação mais experientes de sua geração, que foi premiado “Meilleur Ouvrier de France” em 2011. Partindo de uma estreita colaboração entre os designers da Vacheron Constantin e este talentoso artesão que se juntou à Manufatura a fim de expressar o seu talento ao máximo, a escama de dragão simboliza o poder e a autoridade imperial na Ásia. Além do poderoso efeito estético, a notável geometria de uma escala de dragão envolve um número de desafios em cada fase do trabalho. Desde a definição de um padrão harmoniosamente aplicado às superfícies de diversas variações de tamanho da caixa, completamente na linha (de cobre) gravando peças quase inacessíveis, este meticuloso trabalho necessita de uma destreza de especialista - porque tal obra-prima não pode tolerar nenhum erro. Não existe nenhum teste antes: a gravação é feita inteiramente à mão na caixa já montada, sem qualquer padrão transferido anteriormente ou laser para servir como referência, e a uma profundidade considerável de 0,4 milímetro. A generosa caixa assim proporciona uma forma ideal de expressão para esta profunda e impressionante gravação intaglio. Além disso, a específica liga de 18 quilates de ouro rosa utilizada pela Vacheron Constantin revelou-se particularmente difícil de gravar por causa de sua dureza - uma dificuldade agravada pelas restrições de um padrão sofisticado, obrigando o mestre artesão responsável pela gravação a desenvolver ferramentas em forma de meia lua a fim de decorar as partes apropriadas, evitando o risco de danificar outras áreas próximas. Totalmente realizado à mão usando buris, uma bússola e ferramentas feitas sob medida, essa delicada e complexa tarefa exige até 70 horas de um trabalho paciente. Exclusivo por sua própria natureza, o verso da caixa do Traditionnelle Calibre 2253 L’empreinte du dragon traz a inscrição “Pièce Unique”.

Mecânica de prestígio -Para definir o cenário perfeito para a ancestral arte da gravação, a Vacheron Constantin escolheu um modelo altamente complicado em sua coleção Traditionnelle. Esta linha de relógios atemporais, agraciada com caixas redondas e refinada elegância, é inspirada pelos códigos estéticos que definiram algumas das melhores criações históricas da Manufatura. O modelo Traditionnelle Calibre 2253 L’empreinte du dragon é distinguido pelo extraordinário nível de meticulosos acabamentos artesanais. Este relógio, que carrega o prestigioso Selo de Genebra, reúne os muitos critérios exigentes desta certificação, que é uma garantia de procedência, de precisão de alta qualidade, de durabilidade e de expertise relojoeira.

Além do tourbillon, o Traditionnelle Calibre 2253 L’empreinte du dragon também possui várias complicações relacionadas ao trajeto da Terra através do espaço: um calendário perpétuo, uma equação de tempo, bem como indicações do nascer e do pôr do sol. A equação do tempo é uma complicação fascinante que serve para medir a diferença de minutos entre o verdadeiro tempo solar e o tempo padrão ou legal. Este intervalo de tempo varia diariamente antecipando-se ou atrasando-se, mantendo-se dentro de uma média de -16 a +16 minutos. Nascer e pôr do sol representam outra complicação relojoeira rara, que serve para fornecer uma leitura precisa dessas indicações em qualquer lugar na Terra escolhida pelo cliente.

Esta obra-prima da relojoaria altamente técnica exigiu milhares de horas de desenvolvimento para possuir uma impressionante reserva de marcha de 14 dias. O calibre 2253 mede apenas 9,60 milímetros de espessura e inclui 457 peças. A complexidade técnica no interior deste relógio é igualada apenas pelo requinte de seus atributos externos: uma caixa de 44 mm de diâmetro em ouro 18 quilates, um mostrador opalino prateado adornado com marcadores de hora de ouro rosa 18K e um fecho em ouro rosa com a forma da meia Cruz de Malta.

Vacheron Constantin -Relojoaria mais antiga do mundo, fundada no século 18, para a Vacheron Constantion não existem limites no quesito inovação. Seus relógios são verdadeiras obras-primas. A marca suíça possui coleções de design clássico, contemporâneo, esportivo e audacioso e mantém viva a frase criada por seu fundador no passado: “Faça melhor se for possível... é sempre possível".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira