Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2014 - 06:21

John Deere celebra 100 anos da soja no Brasil com livro comemorativo especial

Com apoio da Embrapa, publicação narra trajetória e desenvolvimento da soja no Brasil.

A soja atualmente é a mais importante cultura produzida nas terras nacionais, com safras que batem recordes ano a ano e auxiliam o agronegócio a responder por quase 25% do PIB brasileiro. Para comemorar um século da cultura, a John Deere lança em novembro o livro A marcha do grão de ouro – soja: a cultura que mudou o Brasil. A publicação tem texto do escritor e historiador Nei Duclós e conta com apoio técnico e científico da Embrapa, além de suporte da Fundação John Deere.

A obra, com 144 páginas e produzida pela Editora Expressão, é uma análise profunda sobre a influência da soja na vida dos brasileiros, que compreender desde os constantes recordes agrícolas até mudanças dos hábitos de consumo na mesa dos brasileiros.

Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, louva a iniciativa em contar, por meio de dados embasados em estudos científicos e jornalísticos, a saga da soja desde a chegada no Brasil até atingir o atual status de grão de ouro. Conforme escreveu o executivo na apresentação do livro, imigrantes, agricultores, pesquisadores, políticos, industriais, comerciantes, regiões e entidades científicas estão agrupados ao redor desta trajetória de sucesso.

“O crescimento e desenvolvimento da soja, principalmente nas últimas décadas, é um dos melhores exemplos da vocação agrícola do Brasil e de como os agricultores estão atendendo ao chamado de alimentar a população mundial”, diz Herrmann.

Com abordagens diversas, o livro A marcha do grão de ouro – soja utiliza uma multiplicidade de fontes para levar ao leitor, por meio de enfoques diferenciados, a riqueza histórica da planta. Paulo Herrmann comenta que a edição comemorativa representa o esforço do homem do campo em incrementar seu desempenho, um trabalho que perdura por gerações.

“O livro narra como o País é capaz de reunir forças e estratégias em torno de um único objetivo: produzir mais e com qualidade”, completa Paulo Herrmann.

O livro mostra como a trajetória da oleaginosa, iniciada com imigrantes gaúchos, beneficiou-se de pesquisas, políticas públicas e tecnologia para crescer a ponto de se tornar a principal commodity agrícola do Brasil, com plantações que ocupam atualmente mais de 30 milhões de hectares. Para 2015, a estimativa é de colheita recorde, com 93 milhões de toneladas colhidas.

“A história da planta mágica e de desbravadores, muitos dos quais anônimos, está registrada de forma vívida e instigante nesse memorável livro”, prefaciou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes.

A publicação A marcha do grão de ouro – soja: a cultura que mudou o Brasil tem tiragem de três mil exemplares, com um acabamento de luxo e capa dura. O projeto foi realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Para adquirir um exemplar, o leitor deverá acessar o site [http://www.expressao.com.br].

O autor: Nei Duclós -Historiador formado pela Universidade de São Paulo em 1998 e jornalista profissional desde os anos 1970, Nei Duclós participa de vários projetos de livros especiais sobre a identidade cultural em ambientes variados, como as cidades históricas, o design, a indústria, o agronegócio e o esporte. Além de autor do livro A marcha do grão de ouro – soja, também assina, pela mesma Editora Expressão, Laguna, Obra e Paisagem, e prepara lançamento para 2015 de romance selecionado em concurso da Petrobras Cultural sobre bastidores das guerras brasileiras nos séculos XIX e XX. Lançou 18 livros (impressos e digitais) de poesia, crônicas, romance, contos e ensaios, publicados por editoras como Globo, Francis e L&PM, sendo dois de poesia selecionados pelo Instituto Estadual do Livro/RS e um de ensaios sobre cinema pela Editora Unisinos. Trabalhou em alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país, como IstoÉ, Senhor e Folha de S.Paulo, além de colaborar em Veja, O Estado de S.Paulo e Diário Catarinense, entre outros.

A Fundação John Deere, criada em 2004, é o braço social da John Deere no Brasil. Sob o slogan "Plantando responsabilidade social, colhendo cidadania", tem o objetivo de gerenciar programas que auxiliem no desenvolvimento social e econômico do nosso País, por meio de programas focados em educação, meio ambiente, melhoria das comunidades e combate à fome.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira