Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2014 - 06:43

Prefeitura inaugura estátua em homenagem a Tom Jobim na orla de Ipanema


A Prefeitura do Rio prestou, na manhã do dia 8 de dezembro(segunda-feira), uma homenagem ao maestro e compositor Tom Jobim com a instalação da estátua do artista na orla da Praia de Ipanema, no qual deixou eternizada com a canção "Garota de Ipanema". A data de inauguração marca os 20 anos da morte do músico. A cerimônia, que foi acompanhada por amigos e familiares do artista, como a viúva Ana Jobim e os filhos do músico, Maria Luiza e Paulo Jobim, teve o destaque da apresentação da banda Sexteto Terra Brasilis, escolhida pela família do compositor especialmente para a ocasião.

—Há 20 anos perdíamos nosso maior maestro. Ele precisava ser eternizado no lugar onde passou grande parte de sua vida. Esperamos que a população saiba cuidar de seus ícones e patrimônio com respeito — disse o secretário municipal de Turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Mello.

Encomendada pelo governo municipal para marcar a data, a escultura em tamanho real do artista foi instalada na altura da Avenida Francisco Bhering, na entrada do Arpoador. A estátua, que será monitorada pelo Centro de Operações Rio através de suas câmeras, se firmará como mais um ponto turístico da cidade.

—Tom Jobim amava Ipanema e frequentava o Arpoador. Ele agora faz parte das belezas do Rio que escrevia com tanto talento — afirmou o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos.

Concebida pela artista plástica Christina Motta, a escultura levou pouco mais de quatro meses para ficar pronta e teve como inspiração uma foto do compositor, acompanhado de Vinicius de Moraes, tirada nos anos 60: — Escolhi retratar um Tom bonito, quando estava no auge. A foto que usei é muito significativa, porque ele e Vinicius tinham acabado de fazer uma sinfônica em Brasília. Para mim, que sempre fui fã de Tom e acompanhei sua carreira, fazer esse trabalho foi motivo de orgulho e grande emoção.

O mesmo sentimento também tomou conta da família de Tom Jobim. Para a viúva do compositor, Ana, a escultura é "perfeita" e retrata um período de grande importância na vida de seu marido:

— Os anos 60 representaram o auge de sua vida artística. Gostei muito de vê-lo com o violão, que era uma marca dele, assim como o piano também foi.

Para os frequentadores da Praia de Ipanema que tiveram a oportunidade de "esbarrar" com Tom Jobim no calçadão, destaca-se a dona de casa Sílvia Faciola Pessoa, de 49 anos. Para ela, poder rever o artista em um ponto da praia em que muitas vezes o encontrou é "um sonho": — É uma homenagem maravilhosa, que estava faltando. Estamos falando de uma pessoa alegre, simpática e humilde, que falava com todos. Além disso, foi inspirado nesse lugar que ele compôs suas canções mais lindas. Realmente será maravilhoso para mim e meus familiares podermos encontrá-lo novamente.

Carreira - Compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, nasceu na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro em 25/01/1927. Um dos criadores e principais forças da bossa nova, ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes, é autor de músicas como "Garota de Ipanema" e "Samba do avião", que se tornaram símbolos da cidade e são tocadas até hoje no mundo inteiro.

Jobim destacou-se no Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall (Nova York), em 1962. No ano seguinte, compôs com Vinícius de Morais um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: Garota de Ipanema. Em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou o Grammy de Música do Ano com "Garota de Ipanema". Além disso, foi considerado pela revista Rolling Stone o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira.

O compositor e maestro morreu em 8 de dezembro de 1994, em Nova York, aos 67 anos, vítima de uma parada cardíaca enquanto lutava contra um câncer. | Flávia David.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira